Propaganda

sexta-feira, dezembro 15, 2023

Os Haredi – Judaísmo Ortodoxo


 

Os Haredi – Judaísmo Ortodoxo - Os Haredi são grupos dentro do judaísmo ortodoxo que são caracterizados por sua estrita adesão à halkha (lei judaica) e às tradições, em oposição aos valores e práticas modernas. 

Seus membros são geralmente chamados de "ultra ortodoxos", no entanto, o termo é considerado pejorativo por muitos de seus adeptos, que preferem termos como "estritamente ortodoxos" ou "haredi". 

Os judeus Haredi se consideram o grupo de judeus mais religiosamente autênticos, embora outros movimentos do judaísmo discordem.

Em contraste com o judaísmo ortodoxo moderno, os seguidores do judaísmo haredi segregam-se de outras partes da sociedade até certo ponto.

No entanto, muitas comunidades Haredi incentivam seus jovens a obter um diploma profissional ou estabelecer um negócio.

Além disso, alguns grupos Haredi, como Chabad-Lubavitch, incentivam o alcance de judeus menos observadores e não afiliados e hilomim (judeus israelenses seculares). 

Assim, as relações profissionais e sociais muitas vezes se formam entre judeus Haredi e não-Haredi, bem como entre judeus Haredi e não-judeus.

As comunidades Haredi são encontradas principalmente em Israel (12,9% da população de Israel), América do Norte e Europa Ocidental.

Sua população global estimada é superior a 1,8 milhão e, devido à virtual ausência de casamento inter-religioso e uma alta taxa de natalidade, a população Haredi está crescendo rapidamente. 

Seus números também foram aumentados desde a década de 1970 por judeus seculares que adotam um estilo de vida Haredi como parte do movimento baal teshuva.

Todos os seguimentos religiosos têm suas ramificações diferenciadas, isso significa que existe dentro desses grupos religiosos imperam a discórdia. 

0 Comentários: