Propaganda

segunda-feira, março 13, 2023

O Muro de Berlim

O Muro de Berlim provocou estupidamente a separação de muitos milhares de famílias que ficaram isoladas pela construção. Era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista que tinham ordens de atirar para matar os que tentassem escapar, ninguém podia passar de um lado para o outro.

Faziam parte do muro 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de tráfego para ferozes cães de guarda. O Muro de Berlim foi uma barreira física construída pela Alemanha Oriental no período da Guerra Fria. Circundava toda Berlim Ocidental e era parte da fronteira interna alemã.

O muro simbolizava também, a divisão do mundo em dois blocos: República Federativa da Alemanha (RFA) constituída pelos países capitalistas tendo a frente os Estados Unidos; e a República Democrática Alemã (RDA) integrado pelos países comunistas sob o comando do regime soviético.

Cortina de Ferro

A distinta e mais longa fronteira interna alemã demarcavam a fronteira entre as Alemanhas (Oriental e Ocidental). As fronteiras passaram a simbolizar a chamada “cortina de ferro” entre a Europa Ocidental e o Bloco do Leste. Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do leste socialista e fugiram para Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental.

Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de vinte e cinco anos.

Durante uma onda revolucionária de libertação ao comando de Moscou que varreu o Bloco do Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental capitalista e Berlim Ocidental.

Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o muro juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase toda a estrutura. A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990.

Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.



 

 

0 Comentários: