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sábado, setembro 23, 2023

Edward Smith – O Oficial Comandante do Titanic



Edward John Smith foi um marinheiro inglês que ficou conhecido por ser o oficial que comandava o RMS Titanic em 1912 na sua fatídica viagem inaugural que não chegou ao destino.

Edward John Smith nasceu em Hanley uma cidade do condado de Staffordshire na região de West Midlads, na Inglaterra no dia 27 de janeiro de 1850.

No ano de 1880, Smith entra na White Star Line, uma das mais prestigiadas companhias de navios de passageiros da época e logo recebeu a certificação de oficial.

Subiu em passo acelerado de patente pela hierarquia da empresa e já em 1887 foi colocado no comando do SS Celtic. Smith ficou também, eventualmente, no comando de outros navios, como o SS Majestic que comandou por nove anos.

Gradualmente, Smith foi adquirindo popularidade devido ao seu caráter agradável e imponente, o que lhe valeu a admiração de muitos passageiros famosos e ricos.

Tornou-se comodoro da companhia White Star Line no ano de 1904, ficando na sua responsabilidade o comando dos maiores navios da empresa. Comandou o RMS Baltic, o RMS Adriatic e o RMS Olimpic.

Tornou-se o marinheiro mais bem pago de sua época e com uma grande preferência onde havia passageiros que só viajavam com Smith no comando.

Sua carreira foi relativamente tranquila e sem grandes incidentes, sendo perturbada apenas por duas missões de transporte de tropas durante a Segunda Guerra dos Bôeres.

Smith foi colocado em 1911 no comando do Olympic, o maior navio do mundo até então, porém não conseguiu evitar uma colisão com o cruzador HMS Hawke em setembro do mesmo ano.

No ano seguinte foi designado para ser o comandante do Titanic em sua viagem inaugural; o navio colidiu com um iceberg na noite do dia 14 de abril de 1912 e afundou, com Smith morrendo no naufrágio.

Várias homenagens foram prestadas depois de sua morte e ele foi representado em vários filmes sobre o desastre.

Início de vida

Era filho de Edward Smith, um oleiro, e Catherine Hancock. Edward cresceu em um bairro pobre onde poucos dos seus habitantes conseguiam levar uma carreira profissional de sucesso e muitas crianças começavam a trabalhar cedo em olarias. Posteriormente, seus pais se mudaram para abrir uma mercearia.

Smith recebeu uma boa educação na Etruria British School, porém abandonou a escola aos treze anos de idade e entrou para marinha mercante embarcando em vários navios, trabalhando como grumete. 

As condições de trabalho eram difíceis e perigosas, porém Smith conseguiu superar os desafios. Em 1869, embarcou no Senator Weber, da companhia A. Gibson & Co, como aprendiz de oficial, conseguindo seu certificado em 1875 e viajando no ano seguinte como quarto oficial do Lizzie Fennell.

Primeiros anos Edward Smith na White Star Line

Smith foi contratado em 1880 pela White Star Line, uma prestigiada companhia de navios, e começou trabalhando como quarto oficial do SS Celtic. Em seguida trabalhou como oficial em vários navios até conseguir em 1887 seu primeiro comando, o próprio Celtic.

Nos anos seguintes Smith viria a comandar vários dos navios da empresa, dentre eles o SS Britannic, o SS Baltic, SS Cufic, SS Republic, SS Coptic, SS Adriatic, SS Runic e o SS Germanic. Com a exceção do Coptic em 1889, todos os outros navios viajavam na rota transatlântica.

Em 1895 assumiu o comando do SS Majestic, atuando ininterruptamente como seu capitão até 1902. Smith e seu navio foram requisitados durante a Segunda Guerra dos Bôeres para realizar duas viagens de transportes de tropas para a Cidade do Cabo na Colônia do Cabo. 

Em 1901 teve que lidar com um caso de combustão espontânea em um dos depósitos de carvão do Majestic, porém o incidente não foi grave.

O evento ocorre outras duas vezes em sua carreira: primeiro no RMS Baltic em 1906 e depois no RMS Titanic em 1912. 

Ainda no Majestic, Smith teve que desviar de icebergs em 1902. Seu navio passa por uma reforma entre 1902 e 1903 e é transferido temporariamente para o Germanic. Smith volta ao Majestic com o fim das reformulações e o comanda por mais um ano antes de se tornar comodoro da White Star.

Em sua vida pessoal se casou em 12 de julho de 1887 com Sarah Eleanor Pennington, com quem teve uma filha: Helen Melville Smith em 1898. 

A família viveu em Southampton que depois foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Sua esposa morreria em 29 de abril de 1931, atropelada por um táxi.



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