Edward John Smith foi um
marinheiro inglês que ficou conhecido por ser o oficial que comandava o
RMS Titanic em 1912 na sua fatídica viagem inaugural que não
chegou ao destino.
Edward John Smith nasceu em
Hanley uma cidade do condado de Staffordshire na região de West Midlads, na
Inglaterra no dia 27 de janeiro de 1850.
No ano de 1880, Smith entra
na White Star Line, uma das mais prestigiadas companhias de navios de
passageiros da época e logo recebeu a certificação de oficial.
Subiu em passo acelerado de
patente pela hierarquia da empresa e já em 1887 foi colocado no comando do SS
Celtic. Smith ficou também, eventualmente, no comando de outros navios, como o
SS Majestic que comandou por nove anos.
Gradualmente, Smith foi
adquirindo popularidade devido ao seu caráter agradável e imponente, o que lhe
valeu a admiração de muitos passageiros famosos e ricos.
Tornou-se comodoro da
companhia White Star Line no ano de 1904, ficando na sua responsabilidade o
comando dos maiores navios da empresa. Comandou o RMS Baltic, o
RMS Adriatic e o RMS Olimpic.
Tornou-se o marinheiro mais
bem pago de sua época e com uma grande preferência onde havia passageiros que
só viajavam com Smith no comando.
Sua carreira foi
relativamente tranquila e sem grandes incidentes, sendo perturbada apenas por
duas missões de transporte de tropas durante a Segunda Guerra dos Bôeres.
Smith foi colocado em 1911
no comando do Olympic, o maior navio do mundo até então, porém não
conseguiu evitar uma colisão com o cruzador HMS Hawke em
setembro do mesmo ano.
No ano seguinte foi
designado para ser o comandante do Titanic em sua viagem
inaugural; o navio colidiu com um iceberg na noite do dia 14 de
abril de 1912 e afundou, com Smith morrendo no naufrágio.
Várias homenagens foram
prestadas depois de sua morte e ele foi representado em vários filmes sobre o
desastre.
Início de vida
Era filho de
Edward Smith, um oleiro, e Catherine Hancock. Edward cresceu em um bairro pobre
onde poucos dos seus habitantes conseguiam levar uma carreira profissional de
sucesso e muitas crianças começavam a trabalhar cedo em
olarias. Posteriormente, seus pais se mudaram para abrir uma mercearia.
Smith recebeu uma boa educação na Etruria British
School, porém abandonou a escola aos treze anos de idade e entrou para marinha mercante
embarcando em vários navios, trabalhando como grumete.
As condições de trabalho eram difíceis e perigosas,
porém Smith conseguiu superar os desafios. Em 1869, embarcou no Senator
Weber, da companhia A. Gibson & Co, como aprendiz de oficial,
conseguindo seu certificado em 1875 e viajando no ano seguinte como quarto
oficial do Lizzie Fennell.
Primeiros anos Edward Smith na White Star Line
Smith foi contratado em 1880 pela White Star Line, uma
prestigiada companhia de navios, e começou trabalhando como quarto oficial do
SS Celtic. Em seguida trabalhou como oficial em vários navios
até conseguir em 1887 seu primeiro comando, o próprio Celtic.
Nos anos seguintes Smith viria a comandar vários dos
navios da empresa, dentre eles o SS Britannic, o SS Baltic,
SS Cufic, SS Republic, SS Coptic, SS Adriatic,
SS Runic e o SS Germanic. Com a exceção do Coptic em
1889, todos os outros navios viajavam na rota transatlântica.
Em 1895 assumiu o comando do SS Majestic,
atuando ininterruptamente como seu capitão até 1902. Smith e seu navio foram
requisitados durante a Segunda Guerra dos Bôeres para realizar duas
viagens de transportes de tropas para a Cidade do Cabo na Colônia do Cabo.
Em 1901 teve que lidar com um caso de combustão
espontânea em um dos depósitos de carvão do Majestic, porém o
incidente não foi grave.
O evento
ocorre outras duas vezes em sua carreira: primeiro no RMS Baltic em
1906 e depois no RMS Titanic em 1912.
Ainda no Majestic, Smith teve que desviar
de icebergs em 1902. Seu navio passa por uma reforma entre 1902 e
1903 e é transferido temporariamente para o Germanic. Smith volta
ao Majestic com o fim das reformulações e o comanda por mais
um ano antes de se tornar comodoro da White Star.
Em sua vida pessoal se casou em 12 de julho de 1887
com Sarah Eleanor Pennington, com quem teve uma filha: Helen Melville Smith em
1898.
A família
viveu em Southampton que depois foi destruída durante a Segunda Guerra
Mundial. Sua esposa morreria em 29 de abril de 1931, atropelada por um
táxi.
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