Propaganda

sábado, março 23, 2024

Campo de Concentração Nazista de Mauthausen-Gusen

 

O Campo de concentração de Mauthausen-Gusen foi um dos campos mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial. Construído pelos nazistas na Áustria, era um complexo de campos situado a cerca de 20 km da cidade de Linz. 

De início consistindo apenas de um pequeno campo, transformando-se depois num dos maiores complexos de trabalhos forçados da Europa ocupada pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Os trabalhos forçados causaram centenas de milhares de mortos. Os prisioneiros do campo eram usados para trabalhar em favor da guerra na fabricação de armas, munições, peças para aviões e minas, além do trabalho árduo em grandes pedreiras.

Em janeiro de 1945, estes campos somados tinham um total aproximadamente de 85 mil prisioneiros. Imagine a situação dessas pessoas sem alimentos necessários, sem medicamentos e acomodações dignas. Cerca de 78 a 100 mil pessoas perderam a vida em Mauthausem pelas condições do trabalho ali realizado.

Mauthausen, ao contrário de outros campos nazistas que recebiam gente de todas as classes e categoria, era destinado apenas os integrantes da Intelligentsia dos países ocupados, pessoas da alta sociedade e maior grau de educação e cultura.

Foi um dos primeiros complexos de campos de concentração da Alemanha nazista e o último a ser liberado pelos aliados ao fim da guerra.     

0 Comentários: