Propaganda

terça-feira, março 05, 2024

A última refeição do Homem de Gelo

A última refeição do Homem de GeloUma reconstrução de 2016 de Ötzi, o Homem de Gelo, é exibida em exposição no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul em Bolzano, Itália. Crédito da imagem - Museu de Arqueologia do Tirol do Sul/Ochsenreiter

Em 1991, dois turistas que faziam caminhadas nos Alpes Ötztal, no sul da Áustria, encontraram os restos de um homem morto no gelo.

Como o corpo mostrava apenas alguma decadência, os exploradores imaginaram que pertencia a algum alpinista, que havia falecido recentemente.

Mas quando os pesquisadores examinaram os restos, descobriram que o corpo estava lá há 5.300 anos.

Impressionantemente bem protegido pelo clima frio da montanha, Ötzi, o Homem de Gelo, foi o ser humano mais antigo preservado já encontrado.

Enquanto os pesquisadores estudavam o corpo de Ötzi de inúmeras maneiras, conseguiram encontrar seu estômago.

Enquanto examinavam as radiográfias em 2009, perceberam que o seu estômago tinha sido empurrado para baixo das costelas, onde os pulmões geralmente estão.

Além disso, como o próprio Ötzi, o conteúdo do seu estômago estava extraordinariamente bem preservado.

Depois de anos de cuidadosos testes e análises, sabemos ao certo o que Ötzi comeu pouco antes de morrer.

De acordo com a nova pesquisa publicada na revista 'Current Biology', a última refeição de Ötzi consistiu na carne e gordura de um Ibex. Um Ibex é um tipo de cabra selvagem.

Junto com o Ibex, Ötzi tinha comido cereais einkorn, veados vermelhos e vestígios de samambaia tóxica.

A análise química do conteúdo do estômago de Ötzi revelou não só o que ele comeu, mas também indicou que a carne provavelmente tinha sido seca para preservação antes de ele a comer, dado que a carne fresca teria estragado muito mais rapidamente.

Em geral, o conteúdo do estômago de Ötzi sugeriu uma dieta notavelmente bem equilibrada, com gorduras ricas em energia, fibras e proteínas.

0 Comentários: