Propaganda

segunda-feira, fevereiro 12, 2024

El Caminho del Rey


El Camiño del Rey é uma passagem estreita ou caminho exterior pelos rochedos de El Chorro, no norte de Málaga – Espanha, que foi construído em 1901 pelos trabalhadores duma Barragem para abastecer o local de mantimentos e tornar mais curto o acesso à mesma.

O caminho levou 4 anos a ser construído e encontra-se hoje em estado muito degradado, sendo perigoso para quem visita o local onde, de resto, já morreram várias pessoas aventureiras que caíram pelo desfiladeiro duma altura de 200 metros acima do rio. 




A “via ferrata”, assim também conhecida pela sua armação em ferro que não tem mais de 1 metro de largura (3 pés) fixada nos rochedos, ficou sendo conhecida pelo “Caminho do Rei” porque o Rei Afonso XIII passou por aquela estrutura para inaugurar a barragem Conde Del Guadalhorce concluída no ano de 1921.

Só grandes aventureiros se arriscam hoje a percorrer aquele estreito caminho, cuja única segurança é alguns cabos de alpinismo colocados ao longo das paredes rochosas onde é obrigatório usar cintos de segurança e prender os ganchos aos mesmos cabos. Mesmo assim cada um fica por sua própria conta e risco, pois é muito perigoso. 




Isto porque a estreita passagem esteve muitos anos sem manutenção e está num estado muito deteriorado, havendo mesmo partes de betão que se soltaram, ficando grandes buracos ou mesmo falta de vários metros de piso, com o ferro à vista, por onde alguns caminham como equilibristas que não se salvariam duma queda aparatosa.

Aliás, depois de terem morrido ali algumas pessoas no ano de 1999 e 2000, o governo resolveu fechar as entradas de acesso ao local, mas alguns aventureiros continuam a arriscar-se naquele caminho que só os corajosos conseguem explorar.



0 Comentários: