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terça-feira, novembro 21, 2023

Max von Sydow – O Padre Merrin do Filme O Exorcista


 

Max Carl Adolf von Sydow nasceu em Lund, Suécia no dia 10 de abril de 1929.  Foi um ator franco-suíço, conhecido pelos seus trabalhos com o cineasta Ingmar Bergman. Atuou em diversos países e em várias línguas, incluindo sueco, norueguês, dinamarquês, alemão, inglês, francês, italiano e espanhol.

Entre os filmes em que participou com Ingmar Bergman, estão O Sétimo Selo, (1957), Ansiktet (1958) e Såsom i en Spegel (1961). Com outros realizadores, estão A Maior História de Todos os Tempos (1965), Äppelkriget (1971), Utvandrarna (1971), O Exorcista (1973), Three Days of the Condor (1975), Hannah and Her Sisters (1986) e Pelle, o Conquistador (1987).

A sua carreira incluiu papéis tão diversos como o imperador Ming em Flash Gordon (título original em Portugal, 1980), o artista Frederick em Hannah and Her Sisters ("Hannah e as suas irmãs", 1986) ou o padre Lankester Merrin em O Exorcista (1973).

Foi indicado para o Oscar de melhor ator pelo seu papel em Pelle, o Conquistador, 1987, e por ator coadjuvante no filme Extremaly Loud and Incredibly Close de 2012.

Em 2016, Sydow entrou para o elenco da série de televisão Game of Thrones da HBO no papel do Corvo de Três Olhos, que lhe rendeu uma indicação ao Primetime Emmy Award.

Foi casado com a realizadora francesa Catherine Brelet de 1997 até a sua morte, tendo dois filhos (Henrik e Claes) frutos do seu anterior casamento com Kerstin Olin, de quem se divorciou em 1996.

Início de vida

Von Sydow nasceu no seio de uma família de classe média-alta. O seu pai, Carl Wilhelm von Sydow, era um etnólogo e professor de folclore irlandês, escandinavo e folclore comparado na Universidade de Lund.

Sua mãe, Friherrinnan (baronesa) Greta Rappe, era uma professora. Pouca coisa se sabe sobre sua infância, exceto que ele era aparentemente uma criança sem irmãos, tímida e quieta.

estudou na Escola Secundária de Lund, e aprendeu alemão e inglês com nove anos. Juntamente com alguns colegas na escola secundária, fundou um clube de teatro. O seu interesse em prosseguir uma carreira de ator levou-o a frequentar a Escola Real de Drama (Dramatens elevskola), em Estocolmo, entre 1948 e 1951.

Durante seu tempo na Dramaten, estreou nos filmes Só a mãe (Bara en Mor, 1949) e Miss Julie, 1951) de Alf Sjoberg.

Ao participar de filmes realizados por Ingmar Bergman, ganha projeção internacional e começa a receber ofertas de trabalho no estrangeiro. Participa então de filmes como A maior história de todos os tempos (1965), onde interpretou Jesus Cristo, e Hawail (1966). A sua trajetória com Bergman estendeu-se a treze filmes.

Carreira Profissional

Em 1955 Von Sydow se mudou para Malmo, onde conheceu seu mentor Ingmar Bergman. Seu primeiro trabalho com Bergman aconteceu no Teatro Municipal de Malmö. Von Sydow trabalhou com Bergman em filmes como O Sétimo Selo (Det Sjunde inseglet, 1957), Morangos Silvestres (Smultronstället, 1957) e O jardim do Prazer (Jungfrukällan, 1959).

Em O Sétimo Selo, von Sydow é o cavaleiro que joga xadrez com a morte para ganhar tempo com a sua família - uma cena e um filme que foram inovações para o diretor. Foi nesses filmes que von Sydow aperfeiçoou sua arte, começando a exibir um grande talento que habilitou sua carreira de 53 anos.

Von Sydow dominou a tela com fez no teatro, tornando-se um ídolo internacional. O reconhecimento da crítica veio em 1954 com o prêmio da Royal Foundation Cultura Award. Von Sydow trabalhou abundantemente tanto no teatro quanto nas telas na Escandinávia e resistiu aos crescentes convites do EUA para ir para Hollywood.

Após ver Bergman receber o Oscar e ter sido a primeira escolha pelo papel em Dr. No, von Sydow finalmente foi aos Estados Unidos depois de concordar em estrelar um filme que o conduziu a um reconhecimento muito maior, no papel de Jesus no grandioso filme de George Steven, o épico A Maior História de Todos os Tempos. 1965.

Como seu talento foi logo muito demandado em outras produções norte-americanas, von Sydow e sua família se mudaram para Los Angeles. Em 1965, von Sydow atuava numa frequência bastante regular nos filmes estadunidenses enquanto continuava presente na Suécia.

Embora talvez estigmatizado como vilão, ele foi recompensado nos Estados Unidos com duas indicações ao Globo de Ouro por Hawaii e O Exorcista em 1973. Em meados dos anos 70, von Sydow se mudou para Roma e atuou em alguns filmes italianos, tornando-se amigo de outra lenda das telas, Marcello Mastroianni.

Atuou de maneira memorável como o assassino profissional alsaciano no filme Three Days of the Condor (1975). No fim dos anos 70 e início dos anos 80, von Sydow apareceu em dois filmes sérios, como Ana e suas irmãs, de Woody Allen (1986), e Duna de David Lynch (1984), e também filmes menos sérios, como Flash Gordon (1980) e Strange Brew (1983).

Foi internacionalmente aclamado pela sua performance como o romancista Prêmio Nobel Knut Hamsun, no filme biográfico Hamsun. Recebeu seu terceiro Guldbagge (prémio sueco) e seu segundo Bodil (prémio dinamarquês) pela sua representação de um personagem comumente descrito como Rei Lear.

Em 1996, von Sydow estrelou nas Confissões Privadas (Enskilda samtal) de Liv Uilmann. De volta a Hollywood, ele apareceu em What Dreams May Come interpretando um papel que foi algo de sua performance em O Exorcista.

Em 1951, von Sydow casou-se com a atriz Kerstin Olin com quem teve dois filhos, Claes e Henrik. Seus filhos apareceram no filme Hawaii, atuando como seu filho em diferentes idades. Von Sydow se divorciou em 1996 e, logo após, casou-se com Catherina Brelet em abril de 1997 em Providence, França.

Teve mais dois filhos com sua segunda esposa, Yvan e Cedric. Ultimamente, von Sydow morava em Paris. Morreu no dia 8 de março de 2020 em Paris aos 90 anos. 


Um canto de dor!


Um canto de dor! - Vou deixar um recado para aqueles que matam por crueldade ou capturam passarinhos para deixá-los em gaiolas, esse é o resultado: filhotes morrem esperando alimento. E o canto que você acha bonito, vindo da gaiola, é um canto de dor.

Canto

Estudos sugeriram que o canto dos pássaros pode evoluir de jeitos diferentes em resposta a uma pressão evolutiva. 

Porém, eles também apontam que a complexidade no canto em certas linhagens é uma característica que foi selecionada por fêmeas em busca de parceiros, com a complexidade do canto sendo selecionada de modo semelhante à cauda do pavão. 

Além da atração de parceiros, o canto em indivíduos machos também tem como função defender o território contra outros machos, e em ambas variações individuais afetam o sucesso reprodutivo do indivíduo.

Aves que cantam possuem um órgão vocal bipartido chamado siringe que se localiza na junção da traqueia com os brônquios, onde o som é gerado pela oscilação de membranas nos dois lados da siringe.

Cada lado possui músculos próprios, que proporcionam flexibilidade e controle independente da frequência e amplitude do som, dando um grau de especialização acústica único.

Os cantos de aves adultas estão associados à coordenação da respiração e de músculos da siringe, sendo controlados pelo sistema somatossensorial do animal.

O mecanismo de emissão do som se baseia em três estados motores das membranas das siringes, dependendo da mudança da demanda vocal e respiratória do animal, e estão relacionados com inspiração, fonação e mudez.

Na inspiração, a membrana se encontra afastada da corrente de ar, reduzindo a resistência ao fluxo de ar e repondo o ar exalado na vocalização.

Durante a fonação, as membranas devem estar “entreabertas”, ou seja, permitindo passagem de corrente de ar de dentro da ave para fora de um modo que essa corrente gera uma vibração e, consequentemente, emissão sonora.

As membranas podem vedar completamente cada lado da siringe, mutando-o. Isso, em conjunto com as características peculiares de cada lado da siringe, torna possível que a ave emita sons distintos ao mesmo tempo, ou combinar sons diferentes para emitir um canto mais complexo.

Entre as aves que cantam, existem espécies que cantam de maneira estereotipada, ou seja, não apresentam variações populacionais e/ou individuais.

O canto dessas aves é determinado geneticamente e desenvolvido sem necessidade de aprendizagem a partir de um modelo.

Outras aves possuem canto mais complexo, e apresentam variações individuais e populacionais.

É comum encontrarmos dialetos diferentes de populações diferentes. O processo de aprendizagem de canto em aves é mediado por memorização e coordenação vocal-auditiva, dependendo da movimentação complexa e precisa das membranas da siringe. 

A modalidade de canto inato é encontrada principalmente em Passeriformes da subordem Suboscines, enquanto a modalidade de canto aprendido é encontrada principalmente em Passeriformes da subordem Oscines.

Reprodução e Desenvolvimento

Os pássaros são, na sua maioria, animais monogâmicos, vivendo com um único parceiro ao longo de toda época do acasalamento; no entanto, também se conhecem espécies poligâmicas, com um macho dominante que acasala com várias fêmeas.

Os ninhos dos pássaros são, provavelmente, os que envolvem uma construção mais elaborada entre todas as espécies de aves.

São, na sua maioria, em forma de taça, sendo muitos deles, exemplos perfeitos de engenharia.

Os filhotes são nidícolas, nascendo cegos, desprovidos de penas, e raramente cobertos de penugem. São completamente dependentes dos progenitores durante um bom tempo.

Pedem alimento aos pais, esticando o pescoço e abrindo o bico, desde as primeiras horas após o nascimento.


 

Helena de Tróia


 

Na mitologia grega, Helena era filha de Zeus e da rainha Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta.

Quando tinha onze anos foi raptada pelo herói Teseu, porém, seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta.

Helena possuía a reputação de mulher mais bela do mundo. Helena tinha diversos pretendentes, que incluíam muitos dos maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo, Tíndaro, hesitava tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros.

Finalmente um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de Itaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse.

Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta. Ela é descrita por Homero como de “faces rosadas”, Ibico, Safo e Estesícoro se referem a ela como “loira”.

Helena de Tróia

Numa viagem a Esparta, Páris encontra a princesa Helena, que está casada com Menelau, irmão de Agamenon, filhos de Altreu, rei de Micenas. Após nove dias entretendo Páris, Menelau, no décimo, parte para Creta, para os rituais fúnebres de Catreu, seu avô materno. 

Helena e Páris fogem para Troia, abandonando Hermione, então com nove anos de idade; Menelau, Agamenon, e outros reis juntam-se numa guerra contra Troia. Em princípio para resgatar Helena e vingar Menelau, mas na realidade com interesses econômicos também.

A guerra dura dez anos. Heitor e Aquiles morrem. Um dia, os troianos percebem que o acampamento de seus inimigos está vazio, e imaginam que finalmente abandonaram a guerra. Encontram por ali um enorme cavalo de madeira que acreditam ser um presente, e o carregam para dentro de suas muralhas.

Porém, tudo não passava de uma armadilha criada por Odisseu para conseguir invadir o território inimigo, assim de noite, quando os troianos estavam dormindo, os soldados começam a sair de dentro do cavalo e a atacar a cidade, agora indefesa. A guerra é vencida pelos gregos.

Existem várias versões sobre o fim de Helena. Segundo Pausânias, após a morte de Menelau, ela foi expulsa do reino pelo seu enteado, Nicostrato. Foi morar com a rainha Polixo de Rodes, que fingiu ser sua amiga, mas queria vingança pela morte do marido Tlepólemo.

Quando Helena estava tomando banho, a rainha mandou as servas vestidas de Erinias a enforcarem. Após a morte foi para a ilha de Pelegos.

segunda-feira, novembro 20, 2023

Campo de Concentração de Treblinka


O Campo de Concentração de Treblinka enquanto esteve em atividade, deve ter exterminado entre setecentos mil a um milhão de pessoas no período de junho de 1942 a outubro de 1943. 

Foi também nesse Campo de Concentração que aconteceu uma revolta dos prisioneiros em 1943, onde sobreviveram 15 pessoas.

Treblinka foi o quarto campo de campo de extermínio alemão e foram usadas câmaras de gás alimentadas por motores a explosão localizada nos arredores de Treblinka, na Polônia dominada pelos alemães. 

Também foi o primeiro campo de morte alemão onde ocorreu a cremação dos cadáveres a fim de ocultar o número de pessoas mortas.

 Neste campo foi criado um sistema de trabalho (sonderkommando) onde os judeus eram incumbidos de receber os comboios que chegavam e conduzir os deportados para as câmaras de gás, retirar os cadáveres, extrair os destes de ouro, e proceder a cremação.

Este campo foi dividido pelos alemães em dois campos menores, onde em um deles os prisioneiros somente se ocupavam do extermínio e recuperação de objetos, e um segundo campo onde os prisioneiros só se ocupavam da retirada dos cadáveres e cremação.

Para o funcionamento do campo, os prisioneiros foram divididos pelos os alemães em “castas” que se compunham de um "comandante" judeu do campo, que tinha como função coordenar o trabalho dos outros prisioneiros.

Para isso ele contava com a assistência de outros prisioneiros chamados de “kapos” que comandavam pequenos grupos chamados de comandos, cada um com funções distintas, como por exemplo comando da limpeza, que tinha como função manter o campo limpo, comando de lenhadores que tinha como função desbastar os bosques que existiam em torno do campo e assim por diante.  

Família é a Base da Sociedade



 

A família sempre foi e será à base da sociedade, assim já dizia Jean Jacques Rousseau - A mais antiga de todas as sociedades, e a único natural, é a da família. 

Imaginemos que até os animais tem sua base familiar e cumprem as etapas naturais do projeto familiar. Nada se sustentaria se não existisse esse laço entre as pessoas.

De inicia o encontro casual de uma jovem e um jovem e daí surge o primeiro pilar da estrutura monumental da família. Primeiro os filhos que ficarão sob a guarda dos pais até que atinjam a autonomia e a liberdade de seguirem suas vidas e darem iniciam a outro ciclo familiar. Em seguida vêm os netos, bisnetos...

No mundo existem diferentes tipos de famílias. Família grande, família pequena. Família com pai, mãe e filhos, família com casal e um cachorro, família com pai e filhos, família com mãe e filhos, família com dois pais ou duas mães, família em que os avôs são os pais, família de sangue, e família de coração.

As mais solidais são as bem planejadas desde a primeira semente. As que se iniciam por acaso em um solo pouco fértil. Mas as famílias realmente felizes são aquelas que nutrem a vida de amor!

Nenhuma deixa de ser importante, pois o que importa é o amor, o respeito que deve existir entre todos.

No Brasil, essa instituição está ficando um pouco fragilizada pelos políticos de esquerda que estão fazendo de tudo para destruir esse vínculo, com ideologia de gênero implantada nas escolas, tirando a inocência de nossas crianças.

A base familiar vem dos filhos e se isso for introduzido como estão tentando, será o fim da família tradicional e um futuro incerto para a sociedade.

Para que possamos superar essa aberração, será necessário que as pessoas de bem saibam responder nas urnas contra esses políticos comunistas. Só assim poderemos ter nossas crianças protegidas.

Testamento de um Cão


 

Meus bens materiais são poucos e deixo tudo para você.

Uma coleira mastigada em uma extremidade, uma cama de cachorro bagunçada e uma tigela de água com a borda quebrada.

Deixo-vos metade de uma bola de borracha, uma boneca partida que encontrareis debaixo da cadeira, uma pilha de ossos enterrados no chão da minha casinha.

Deixo-vos os meus pelinhos espalhados pela casa. Além disso deixo-vos as minhas memórias que são muitas.

Deixo-vos a memória de dois enormes e amorosos olhinhos castanhos, um focinho molhado, um rabo inquieto.

Deixei uma mancha no tapete da sala, ao lado da janela, quando nas tardes de inverno me apropriei daquele lugar.

Deixei sua cadeira favorita destruída, eu a mastigava quando era filhote, você se lembra?

Deixo só para você, o barulho que fiz ao correr nas folhas de outono, quando compartilhávamos os passeios.

Deixo-te como herança a minha devoção, a minha simpatia, o meu apoio quando as coisas não estavam bem, os meus latidos quando te levantaste com a voz zangada e a minha frustração porque tinhas zangado comigo.

E sem ter falado uma palavra em toda a minha vida, deixo-vos o meu exemplo de amor, paciência e compreensão.

Sua vida tem sido mais feliz porque eu estava ao seu lado. (Texto de Antônio Marques)

domingo, novembro 19, 2023

A Planície dos Jarros


 

A Planície dos Jarros é um sitio arqueológico, onde se encontram mais de 2.100 jarros de pedra que serviam como urnas funerárias, datados do ano de 1.240 a.C. a 660 a.C. Está localizado em Xiangkhoano, no Laos.

É um Patrimônio Mundial, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano de 2019.

Os jarros foram esculpidos em forma de tubo, em sua maioria de arenito, alguns jarros foram esculpidos com conglomerado e/ou brecha. Esses materiais foram obtidos de pedreiras próximas, algumas a 8 quilômetros de distância.

Os jarros medem entre 1 e 3 metros de altura e diâmetro. Além dos jarros, as pesquisas arqueológicas encontraram discos de pedra com entalhes decorativos, como figuras zoomórficas ou antropomórficas, círculos concêntricos e molduras circulares, um botão central ou loop. Esses discos podem ter sido usados como tampas das urnas ou lápides.

Intervenções arqueológicas

Há limitações nas escavações do sítio arqueológico na Planície de Jarras, pois a região possui muitas bombas e minas não detonadas, oriundas da Guerra do Vietnã. E menos de 10% do local está limpo dos artefatos explosivos.

A primeira pesquisa feita no sítio foi em 1935, pela geóloga e arqueóloga francesa Madeleine Colani, da École Française d'Extrême-Orient. Colani escavou duas áreas de jarros e documentou mais de vinte áreas na região.

Durante a pesquisa, foi descoberto ossos humanos e artefatos como vasos de cerâmica, contas de pedra, contas de vidro, espirais de fuso, objetos de ferro, joias de bronze, discos auriculares de cerâmica e objetos de pedra moída.

Na década de 1990, houve outra intervenção, feita por Eiji Nitta e Thongsa Sayavongkhamdy. Foi descoberto que envolta dos jarros havia pavimento de pedras lascadas. Também foi observado sepultamentos marcados com lajes de calcário. Através de radiocarbono, foi constatado artefatos datados de 7.552 a.C. a 1.214 d.C.

No ano de 2000, Julie Van Den Bergh e Samlane Luangaphay pesquisaram o sítio, com o apoio da UNESCO. Onde criaram um banco de dados detalhado de 58 áreas exploradas e 26 áreas não exploradas. E, até o momento, em estudos recentes, são registrados mais de 100 áreas com os jarros.

Em 2016, a equipe do projeto Plain of Jars Archaeological, inventariaram os jarros, as lajes, pedregulhos e discos de pedra. Este inventário possui a geolocalização precisa de cada artefato, as características e o estado de conservação. Também foi analisado que 61% dos restos mortais encontrados dentro dos jarros eram de crianças.

No início do ano de 2020, uma equipe da Australian National University liderada por Louise Shewan e Dougald O'Reilly, através da Luminescência Opticamente Estimulada, descobriu que os jarros datam de 1.240 a.C. a 660 a.C. e os restos mortais datam entre os séculos IX e XIII. Também foi descoberto que os pedregulhos que se encontram ao redor dos jarros são marcadores de jarros funerários enterrados.

Turismo

Somente três áreas estão abertas para visitação. São eles o Thong Hai Hin, Hai Hin Phu Salato e o Hai Hin Laat Khai. A região possui muitos artifícios de guerra não detonados e o governo da província de Xiang Khouang, o governo do Laos e a UNESCO criaram um programa para salvaguardar os sítios arqueológicos e dar proteção aos visitantes com um trabalho de limpeza dos artefatos explosivos e sinalização nos caminhos seguros. 


Respeito


A distância que você consegue percorrer na vida, depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, por que chegará o dia em que você terá sido todos eles.

George Washington

Respeito designa um sentimento positivo, consideração pelas qualidades reais do respeitado, seja uma pessoa ou para entidade (como nação, religião, política, dentre outros), e também ações específicas e condutas representativas daquela estima. 

Não deve ser confundido com tolerância, porque essa não implica necessariamente algum sentimento positivo. A ideia é de que algo que se tenha feito seja valorizado e reconhecido.

A noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, lei, acordo, dentre outros. Isto também é porque na maioria dos idiomas, é dito que o respeito deve ser merecido.

Outro uso do termo respeito é quando alguém fala sobre um tema específico com respeito, por exemplo, sobre diferentes crenças, condutas ou religiões. Isso quer dizer que o indivíduo debateu sobre o assunto de forma sensível e prudente.

A respeito de e com respeito à são duas expressões que servem para referenciar algo. Geralmente são substituídas por “relativamente a”.

Exemplos: “O presidente não falou a respeito de sua condenação.” Outras expressões com a palavra respeito são:

Com todo o respeito – que sinaliza afirmar ou expressar uma opinião que está em desacordo com a de outra pessoa, mas de forma polida.

Salvo o respeito – que significa “com a licença”.

Em respeito de – que faz uma comparação à outra coisa.

De respeito – uma pessoa ou mesmo ocasião considerada importante e respeitável.

E diz respeito – que procura indicar algo que pertence ou é de responsabilidade de alguém.

Continência militar

A continência é um sinal de cumprimento e respeito dentro e fora de todas as instituições militares. A continência é normalmente usada pelos militares para se apresentarem aos seus superiores e aos seus subalternos, além de cumprimento ao cidadão civil.

Ela é usada pelos alistados para demonstrar respeito pelos oficiais e vice-versa, os oficiais por sua vez fazem continência aos oficiais de alta patente. Não retornar uma saudação de um subalterno é considerado uma ofensa.

Costumes



O que os homens chamam de civilização é o estado atual dos seus costumes e o que chamam de barbárie são os estados anteriores. Os costumes presentes serão chamados bárbaros quando forem costumes passados.

 Anatole France - Foto Pixabay

Costumes

Nos ensinamentos de Júlio Cesar Carminati Simões, o costume social é a prática de ordem moral, ética, social, filosófica ou religiosa, onde, os atos são praticados reiteradas vezes, por médio a longo período de tempo, incorporando-se no âmago do corpo social, de ampla difusão e aceitação, na qual, a conduta não ofende os indivíduos nem a coletividade.

Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura específica. Segundo Paulo Nader, "a lei é Direito que aspira a efetividade e o Costume a norma efetiva que aspira a validade".

O costume jurídico caracteriza-se por dois elementos que o geram e justificam: o corpus ou consuetudo, que consiste na prática social reiterada do comportamento (ponto de vista objetivo, de acordo com a expressão longi temporis praescriptio, "longa prescrição").

E o animus, que consiste na convicção subjetiva ou psicológica de obrigatoriedade desses comportamentos enquanto representativos de valores essenciais, de acordo com a expressão opinio juris vel necessitatis ("opinião, direito ou necessidade").

Alguns exemplos podem ser esclarecedores. A prostituição é um deles. Essa antiga prática das sociedades humanas está associada no âmbito jurídico a um conjunto de práticas que se inserem nos crimes contra os costumes (exploração sexual, lenocínio etc.) e crimes habituais.

Outro exemplo podem ser os crimes enquadrados como curandeirismo ou exercício ilegal da profissão que se confundem com o exercício das medicinas tradicionais. Deve-se observar também o contexto histórico e cultural das práticas consolidadas.

A proibição e posterior reconhecimento da arte marcial de origem africana capoeira, atualmente praticada por negros, mulatos e brancos no Brasil, é um exemplo típico.

Delito habitual

Há de se distinguir o delito habitual do delito em que a habitualidade se insere na sua própria tipicidade, bem como ao crime praticado, o "delinquente habitual", onde a habitualidade é qualificadora da periculosidade social. 

De acordo com Sznick, entende-se a primeira como uma capacidade ou circunstância que conduz à repetição percebida e evidenciada pelo legislador visando o fato que a pena anterior ter sido insuficiente ou ineficiente e a segunda como identificação da periculosidade e/ou imputabilidade do sujeito, exprimindo sua capacidade de delinquir enquanto qualidades pessoais que precedem à consumação do delito evidenciada em índices de anti-sociabilidade e irresponsabilidade.