Propaganda

sexta-feira, março 29, 2024

Melisende de Jerusalém - A rainha de um reino cruzado


 

No ambiente tumultuado do Médio Oriente medieval, uma mulher negociou formidáveis ​​obstáculos militares e políticos, para governar o objeto do desejo de tantos homens.

Jerusalém.

Ao manter o seu controle no trono, ela enfrentou desafios das potências muçulmanas vizinhas, do seu marido e até do seu próprio filho. Ela era uma figura poderosa por si só, mas, ao contrário da Imperatriz Matilda ou de Leonor da Aquitânia, poucas pessoas ouviram falar da Rainha Melisende.

Melisende nasceu por volta de 1109, filha mais velha de Balduíno II e de Morfia, uma armênia ortodoxa grega. Quando Balduíno se tornou rei de Jerusalém, mudou-se com a esposa e quatro filhas para a cidade santa.

Ele fez campanha exaustiva e foi capturado duas vezes pelas forças muçulmanas. Após a morte de sua mãe, em outubro de 1126, Melisende foi designada herdeira real, e destinada a um casamento estratégico.

O rico e poderoso nobre Fulk V, conde de Anjou e Maine, se tornaria seu marido. Eles se casaram em 1129.

Geoffrey, filho de Fulk de um casamento anterior, era casado com a Imperatriz Matilda, filha de Henrique I da Inglaterra e sua herdeira designada.

A princípio o casamento de Melisende e Fulk parecia harmonioso, produzindo um herdeiro. Mas quando o pai de Melisende morreu em 1131, ele fez uma estipulação incomum.

Seu pai tomou medidas para garantir que Melisende governasse depois dele como Rainha reinante de Jerusalém, investindo a realeza de Jerusalém conjuntamente entre sua filha, seu neto Balduíno III e Fulk.

Fulk imediatamente começou a excluir Melisende e rejeitou aberta e publicamente sua autoridade hereditária. Ele garantiu que Melisende fosse excluída de decisões importantes no reino.

Fulk também irritou a nobreza local ao nomear estranhos de Anjou para cargos de autoridade. A situação chegou ao auge quando um dos apoiadores mais próximos de Melisende, Hugo de Jaffa, se rebelou contra Fulk.

Hugh era o barão mais poderoso do reino, e Fulk acusou Hugh de ter um caso com Melisende. Um dos cavaleiros de Fulk tentou assassinar Hugh. Embora Fulk negasse envolvimento, Melisende ficou furiosa com o ataque.

Fulk temia por sua vida, acreditando-se ameaçado por partidários da rainha. Intimidado pela raiva de Melisende, Fulk parece ter mudado de ideia. Ele incorporou a rainha em seu governo, consultando-a sobre os negócios do reino e emitindo cartas em conjunto.

A influência de Fulk deteriorou-se rapidamente. Durante este período, o famoso Saltério de Melisende, um livro de orações pessoal ricamente decorado, digno de uma rainha, foi encomendado possivelmente pela própria Melisende, ou por Fulk como presente.

O casal real também embarcou num programa substancial de construção em todo o reino, incluindo grandes obras na Igreja do Santo Sepulcro, no local tradicionalmente aceito da crucificação e sepultamento de Cristo.

Em 1143, Fulk foi morto em um acidente de caça e Melisende governou juntamente com seu filho de 13 anos, Balduíno III. Ela governou o reino com habilidade, mas no início da década de 1150 seu filho estava ansioso, instigado por seus apoiadores na corte.

A relação de Melisende com o filho era complexa. Como mãe, ela conhecia o filho e as suas capacidades, e é conhecida por ter sido particularmente próxima dos filhos.

Como governante, ela pode ter relutado em confiar poderes de tomada de decisão a um jovem inexperiente. Baldwin queria autoridade exclusiva, mas o legado do seu avô significava que Melisende tinha um direito partilhado ao trono.

Ele desafiou sua mãe em público e depois, em uma reunião da corte superior em 1152, exigiu que dividissem o reino entre eles. A luta eclodiu e Balduíno organizou um ataque a sua mãe na cidadela de Jerusalém.

Depois que a paz foi negociada e Melisende concordou em ceder o poder total a Balduíno, ele logo se reconciliou com sua mãe e muitas vezes buscou seu conselho. Em 1161, Melisende teve o que parece ter sido um derrame.

Sua memória estava gravemente prejudicada e ela não podia mais participar de assuntos de Estado. Suas irmãs, a condessa de Trípoli e a abadessa de Betânia, vieram cuidar dela antes de sua morte, em 11 de setembro de 1161.

Melisende foi sepultada ao lado de sua mãe Morphia no santuário de Nossa Senhora de Josafá. Guilherme de Tiro, escrevendo sobre o reinado de 30 anos de Melisende, escreveu que "ela era uma mulher muito sábia, com plena experiência em quase todos os assuntos de Estado, que triunfou completamente sobre a deficiência de seu sexo, para poder assumir o comando de assuntos importantes.

Melisende governou o reino com tal habilidade que foi justamente considerada como tendo igualado seus antecessores nesse aspecto"(Natasha Hodgson/História Extra)

0 Comentários: