Propaganda

terça-feira, março 26, 2024

Ettore ou Heitor


 

Ettore ou Heitor cujo nome significa “aquele que resiste”.

Segundo a tradição, Príamo teve cinquenta filhos: dezenove da sua esposa Hécuba e os restantes de outras mulheres. Segundo o pseudo-Apolodoro, Heitor teria sido o herdeiro mais velho e legítimo do casal.

Ele apareceu pela primeira vez no Livro II à frente do exército troiano. Famoso pela despedida da esposa e do filho no livro VI, um dos mais tristes e comoventes da história.

Homero dedicou-lhe o título de vários capítulos de seus poemas. Na Ilíada de Homero, Heitor foi chefe do exército durante a Guerra de Tróia e resistiu aos gregos durante nove anos.

Protegido por Ares, ele derrotou e matou vários guerreiros gregos, incluindo Pátroclo (melhor amigo de Aquiles).

Angustiado pela morte de seu amigo, Aquiles desafiou Heitor para um duelo, perseguindo-o três vezes ao redor das muralhas de Tróia, e o matou; depois amarrou o cadáver à sua carroça e arrastou-o para o acampamento grego.

Ao saber que Aquiles pretendia negar a Heitor os ritos fúnebres, Príamo, com a ajuda do deus Hermes, dirigiu-se à tenda do grego para pedir a devolução do corpo do filho.

Comovido pela dor do velho rei, Aquiles aceitou e convocou uma trégua para permitir que os troianos dessem a Heitor um enterro adequado.

Na Eneida, Heitor aparece a Eneias em sonho na noite em que Tróia é conquistada, para avisá-lo do perigo. Ele primeiro diz a Enéias que tem a tarefa de tirar os deuses Penate da cidade e fundar uma nova Tróia além do mar. Império Romano Bizantino & medievo.

0 Comentários: