Propaganda

terça-feira, março 26, 2024

Cidade de Roma e seus habitantes



Roma chegou a ter mais de um milhão e meio de habitantes no segundo século em seu auge. Tornou-se a cidade mais populosa do momento. Era uma cidade que não dormia.

Roma não era toda de mármore. Apenas edifícios públicos, o fórum e a área do Palatino. Suas ruas mal iluminadas, apenas o centro. A noite foi muito perigosa.

Eles poderiam roubá-lo ou matá-lo, a iluminação baixa era uma aliada. Chegou a ter mais cidadãos escravos do que pessoas livres vivendo nela. A prostituição masculina e feminina lotou a área do fórum e do Circo Máximo.

As casas eram de madeira em ruas estreitas, sujas e fáceis de queimar. No verão o mau cheiro tomava conta da cidade. A capital do império era um lugar dos sonhos de todos e morar nela era o mais desejado.

A cidade chegou a ter 36 arcos triunfais, dos quais apenas três permanecem: O arco de Tito, o de Septimus Severus e o de Constantino.

Foi a primeira cidade do mundo a ter um centro comercial com pequenas lojas onde se podia comprar tudo o que se queria, desde que não faltasse nada.

Esse centro era o mercado de Trajano com três andares cheios de lojas. O anfiteatro Flaviano (Coliseu) foi o edifício mais alto construído no império. 

0 Comentários: