Propaganda

sexta-feira, março 29, 2024

Restos mortais em Pompeia


 

Você sabia que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os "restos humanos" em Pompeia não eram corpos petrificados, mas sim moldes de gesso feitos a partir dos corpos em decomposição encontrados na cinza vulcânica?

Esta revelação fascinante desafia uma ideia comum sobre a tragédia de Pompeia. Essa técnica é chamada de Decalque!

O que muitos imaginam serem corpos petrificados pelo calor e cinzas do Vesúvio na erupção de 79 d.C. eram, na verdade, vazios deixados pelas vítimas que haviam se decompostos.

À medida que o tempo passou e os corpos se deterioraram, a cavidade deixada para trás pelo corpo se manteve, criando um espaço oco no formato da pessoa.

No século XIX, durante escavações em Pompeia, arqueólogos tiveram uma ideia inovadora: preencher essas cavidades com gesso líquido. Quando o gesso secava, revelava a forma exata das vítimas no momento de sua morte.

Isso permitiu aos pesquisadores e ao público em geral ver detalhes impressionantes, como as posições finais das pessoas, suas roupas e até mesmo expressões faciais. Essas esculturas em gesso, ou moldes de corpos, oferecem um vislumbre vívido das últimas horas das vítimas de Pompeia.

Esses moldes oferecem uma janela única para a tragédia que se desenrolou naquela cidade antiga há quase dois milênios. Eles nos lembram da natureza efêmera da vida e da rápida devastação causada por desastres naturais, ao mesmo tempo em que destacam a notável habilidade dos arqueólogos em preservar e compartilhar a história de Pompeia com o mundo.

Portanto, a próxima vez que você vir uma imagem impressionante de um "corpo petrificado" em Pompeia, lembre-se de que o que está vendo é, na verdade, um testemunho habilmente moldado da tragédia, uma representação tangível de um momento trágico da história antiga. Trágico e interessante.

0 Comentários: