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segunda-feira, março 18, 2024

Gabriele Pietro Amorth o Exorcista do Vaticano


 

Gabriele Pietro Amorth nasceu em Módena, Itália no dia 1 de maio de 1925. Foi um presbítero e escritor italiano, tendo exercido funções de exorcista na Diocese de Roma.

Junto com outros cinco padres, fundou a Associação Internacional de Exorcistas. Seu trabalho em demonologia e exorcismo lhe rendeu reconhecimento internacional. Ao longo de sua carreira, o padre Amorth afirmou ter realizado dezenas de milhares de exorcismos e se tornado uma das figuras mais proeminentes e controversas da Igreja Católica na era moderna.

"Eu, medo de Satanás? É ele que deve ter medo de mim. Eu trabalho em nome do Senhor do mundo. E ele é só o macaco de Deus".

Padre Gabriele Amorth 

Biografia

Ainda jovem, trabalhou na Ação Católica, combateu na Segunda Guerra Mundial, tendo recebido a medalha de Valor Militar. Licenciado em Direito, foi membro da Pia Sociedade de São Paulo onde foi ordenado sacerdote em 1954. Em 1985 foi nomeado exorcista oficial da Diocese de Roma.

Pregador, professor e escritor, também foi jornalista profissional e durante muitos anos, foi diretor da revista Madre di Dio.

Em 1959, desempenhou um papel determinante na Consagração da Itália ao Coração Imaculado de Maria e foi eleito membro da Pontifícia Academia Mariana Internacional. Em 1986, foi, oficialmente, nomeado Exorcista de Roma pelo Cardeal Ugo Poletti.

Além de desempenhar este ministério, escreveu livros de sucesso e deu inúmeras entrevistas. Escreveu uma biografia da Beata Alexandrina com o título italiano de Dietro un sorriso. Alessandrina Maria da Costa, que teve edição portuguesa.

Em 1990 fundou a Associação Internacional dos Exorcistas, da qual foi Presidente Honorário até o ano 2000. Contudo, tal associação só foi reconhecida pelo Vaticano, através do Papa Francisco, em 2014.

Dos seus livros destacam-se: Um Exorcista Conta-nos, Novos Relatos de um Exorcista, Exorcistas e Psiquiatras, O Último Exorcista, Vade Retro Satanás, Mais fortes que o mal (O demónio: reconhecê-lo, vencê-lo, evitá-lo), Memórias de um Exorcista (A Minha Luta Contra Satanás).

O padre era defensor da veracidade das aparições Marianas em Međugorje, conforme relatado em seu livro póstumo "Um Exército contra o Mal - A minha verdade sobre Medjugorje."

Morte

Gabriele Amorth faleceu em 16 de setembro de 2016 aos 91 anos após ficar semanas internado por problemas no pulmão.

Declaração de Amorth

O exorcista do papa revelou que o Diabo está no Vaticano. Gabriele Amorth foi o exorcista-chefe do Vaticano durante mais de 25 anos e durante a sua última entrevista admitiu que o diabo reside dentro do Vaticano!

Citação completa de Gabriele Amorth pouco antes de falecer "O diabo não está em toda parte, mas quando está presente é doloroso. O diabo é espírito puro, invencível.

Ele é mostrado com as blasfêmias dolorosas vindas da pessoa que ele possui. Ele pode ficar escondido. Ele pode falar línguas diferentes. Ele pode se transformar. O diabo reside no Vaticano."

As hetaeras ou hetairas


 

As hetaeras ou hetairas (“aquela que faz companhia”, “amigas”), na sociedade da Grécia Antiga, eram prostitutas refinadas, que, além da prestação de serviços sexuais, ofereciam companhia e sabedoria.

Frequentemente tinham relacionamentos duradouros com seus clientes, diferenciavam-se das prostitutas comuns (pornoi) da época, pois além do prazer carnal, ofereciam prazer cultural para seus companheiros, tendo casos com os homens que as procuravam.

O nome Hetaira, significa aquela que faz companhia, e foi utilizado em alusão a Afrodite Hetera, um dos epítetos da deusa Afrodite. A palavra Hetaera ou Hetaira, não deve ser confundida com a palavra Hetera (Ητερα), cujo significado e aplicação no grego antigo eram diferente e não tinha relação com Hetaera ou Hetaira.

Segundo Ateneu, Éfipo em sua obra disse o seguinte sobre as Hetairas:

"Elas nos lisonjeiam e nos acalmam, nos beijam gentilmente, não pressionam nossos lábios com força como se fossem seus inimigos, mas suave e abertamente como se fossem um pardal. Elas cantam, nos consolam e nos deixam alegres, e imediatamente banimos toda a nossa preocupação".

Uma das mais famosas foi Aspásia, amante de Péricles. Originária de Mileto, sendo, portanto, uma estrangeira em Atenas, Aspásia conviveu com Sófocles, Fidias e com Sócrates e seus discípulos. Plutarco refere-se a ela como uma personalidade detentora de poder, que teve sob sua influência os políticos mais importantes de sua época.

Além de Aspásia, há referências a outras hetairas do Período Clássico, como Teodota, companheira de Alcibíades e com a qual Sócrates dialoga nos Memoráveis (III, 11, 4); Neera, tema de um discurso do Pseudo-Demóstenes, e Friné, modelo da Afrodite de Cnido, obra-prima de Praxiteles, de quem foi amante.

Sua figura era tão admirada pelos homens, que era comum a vontade de substituir as esposas por elas, sendo muitas levadas ao tribunal na Ágora e sentenciadas à morte, um ato de hipocrisia, pois muitas esposas até apoiavam as relações de seus maridos com as heteras, mas quando se sentiam ameaçadas tinham apoio da sociedade da época de levá-las à justiça.


domingo, março 17, 2024

O Monge Thích Quảng Ðức


 

Thích Quảng Ðức nasceu em 1897, originalmente batizado de Lâm Văn Tức, foi o monge Mahayana, que durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã do Sul, contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diam, ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação em 11 de junho de 1963, resultando em sua morte.

Protesto

Durante seu suicídio o monge foi fotografado por Malcolm Browne, e sua foto viria a ser premiada com os prêmios Pulitzer e Foto do Ano da World Press Photo. O repórter David Halberstam também recebeu um Pulitzer por sua reportagem escrita do ocorrido.

No Vietnã (que naquela época estava em guerra contra os Estados Unidos da América e parte da Ásia) e posteriormente no mundo todo, ele é considerado um Bodhisattva, uma vez que mesmo tendo sido queimado e posteriormente re-cremado, seu coração permaneceu intacto. Isso aumentou o impacto de sua morte mundialmente, tornando-o um verdadeiro mártir.

Legado

As ações de Thích Quảng Ðức aumentaram a pressão internacional sobre o regime de Diem e fez com que o líder anunciasse reformas para acalmar os Budistas. No entanto, as mudanças prometidas foram implementadas muito lentamente ou nem foram concluídas, resultando numa deterioração na disputa.

Com a continuação dos protestos, as Forças Especiais leais ao irmão de Diem, Ngô Ðình Nhu, iniciaram ataques aos pagodes budistas em toda nação, tomando o 'coração sagrado', causando mortes e danos generalizados.

Diversos monges Budistas seguiram o exemplo de Thích Quảng Ðức e se auto imolaram. Eventualmente, um golpe militar derrubou e matou Diem.

A autoimolação foi vista como o ponto da virada da crise Budista Vietnamita que culminou na mudança do regime. Uma porção da mesma imagem foi usada como capa do primeiro CD da banda americana Rage Against the Machine.

O gato tem a mesma perspectiva humana


 

O Gato - O cérebro do gato, de todos os animais é o que tem a mesma perspectiva humana. Ele vê as mesmas cores que nós, ele sente as mesmas emoções que nós. Ele se sente humano!

O gato ao contrário do cachorro, se você bater nele, ele vai virar as costas, porque ele fica magoado igualzinho a você.

Dentro de nós, temos cristal de quartzo, gato tem muito mais cristal de quartzo. O gato consegue ver todas as energias que nós só vemos através de meditação e ioga. O gato te vê, simplesmente, do avesso!

Não adianta tentar fazer cara bonitinha para o gato nem passar a mão nele, se você tem nervosismo, se você não gosta do gato, ou ele vai-te atacar ou vai-te ignorar completamente.

É pior que criança! Sempre que o gato não gosta de alguém, é porque a pessoa é mau caráter.

Quando o gato vai lá e se esfrega, mesmo que a pessoa não goste de gatos, é porque a pessoa é bom caráter!

Pode ser que o gato não queira ficar perto de você, porque está passando por uma fase de grau muito baixo, você está vibrando uma energia muito baixa, então o gato foge!

Para se gostar de gato, tem que ter uma flexibilidade muito grande e entender que ninguém é de ninguém, entender ainda que o amor é a única coisa que segura o gato perto de você.

O gato morre de depressão quando o dono vai embora. O gato preto com algumas manchinhas brancas tem mais sensações instintivas de homem.

O gato é tremendamente intuitivo, ultrapassou até a intuição do humano. Eles foram queimados com as bruxas na Inquisição, porque sempre estavam perto de quem trabalhava com o poder da natureza, das ervas.

O gato olha para você, e vê com a maior naturalidade, energias, entidades, tudo que você sente, tudo o que você gosta, como você é. O cachorro é mais racional.

O gato precisa ser ensinado; ele olha para você, lê seu pensamento, e repete, porque ele entendeu.

Se um gato deita em cima de você, repetidas vezes, num mesmo local do seu corpo, pode fazer um exame, que ali está faltando energia, ou já está doente. O gato tem minerais na corrente sanguínea que o torna um reikiano natural.

Quando ele deita em cima de você ou em qualquer lugar da casa, ele está transmutando as energias daquele local, porque ali a energia não está boa. (Mônica Bourdot)

sábado, março 16, 2024

O Maior Acidente Radioativo da História


 

Hisashi Ouchi tinha 35 anos quando se tornou a pessoa a receber a maior dose de radiação da História da humanidade durante um acidente de trabalho.

O homem japonês era um dos empregados da usina nuclear de Tokaimura, e os administradores do local negligenciavam medidas de segurança destinadas à proteção dos trabalhadores durante a manipulação do urânio pelos últimos meses.

O que Hisashi viveu no dia 30 de setembro de 1999, por sua vez, foi uma consequência dessas modificações, que tornaram o que deveria ser um procedimento cotidiano no pior desastre nuclear civil que o Japão havia experienciado até então, antes da tragédia de Fukushima, em 2011.

Hisashi Ouchi e outros dois trabalhadores de Tokaimura - Masato Shinohara, de 29, e Yutaka Yokokawa, de 54 - faziam a mistura manual de urânio enriquecido e ácido nítrico a fim de gerar combustível nuclear.

Os protocolos de segurança da época recomendavam que os ingredientes fossem mexidos mecanicamente, mas o trio foi orientado a optar pela alternativa manual a fim de tentar acelerar o processo.

Outro fator fundamental que levou ao desastre foi a quantidade de urânio utilizada: a medida recomendada para o tanque onde eles despejaram o material era de 2,3 quilos. Em vez disso, foram colocados 16 quilos.

A receita de proporções alteradas fez com que a reação nuclear resultante atingisse seu ponto crítico, a partir do qual ela se torna autossuficiente - isso é, não precisa mais ser alimentada para continuar ocorrendo.

Essa reação continuaria a gerar radioatividade pelas 20 horas seguintes, levando à evacuação de toda a usina. A estimativa de quantos funcionários foram expostos à radiação varia entre 40 e 50, 27 precisaram ser internados com urgência como resultado do episódio.

Ninguém foi tão afetado, todavia, quanto o trio que realizou a reação. Eles mais tarde revelariam ter visto um flash de luz azul antes de desmaiarem. Yokokawa recebeu 3 sieverts de radiação, Shinohara recebeu 10 e Ouchi recebeu 17.



A dose considerada fatal, por sua vez, é de apenas 7 sieverts, conforme informações do portal All That Is Interesting, de forma que, apesar de vários esforços por parte dos médicos, apenas o homem mais velho sobreviveria ao acidente. Os outros dois, infelizmente, receberam sua sentença de morte no momento que a reação havia se tornado crítica.

As consequências

Caso único na ciência, quando Hisashi Ouchi chegou ao hospital, foi descoberto que os glóbulos brancos de seu organismo, as células que compõe nosso sistema imunológico, haviam sido quase todos mortos.

O japonês de 35 anos apresentava vômitos e diarreias constantes, possuía queimaduras causadas por radioatividade cobrindo a pele de todo seu corpo e experienciava uma dor intensa que dificultava sua respiração.

Ouchi sobreviveu por mais 83 dolorosos dias, durante os quais foi definhando de forma acelerada a despeito das inúmeras tentativas que a equipe médica fazia de salvá-lo.

Recebeu diversos enxertos de pele, transfusões de células-tronco retiradas da medula espinhal de sua irmã, porém a radioatividade que ainda circulava em seu sangue matava todos os tecidos vivos, impedindo a possibilidade de regeneração.

Conforme o All That Is Interesting, a família de Hisashi teria insistido que ele fosse reanimado após ataques cardíacos, porém, em 21 de dezembro de 1999, após o homem sofrer uma falência múltipla de seus órgãos, os médicos não conseguiram mais fazer seu coração voltar a funcionar.

A empresa administradora da usina nuclear de Tokaimura, pagou milhões em indenizações para as vítimas do desastre, foi desativada em 2011.(Grupo Mitologia, história e arte)


Stonehenge - Inglaterra


 

Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras, que chegam a ter 5 metros de altura e a pesar quase 50 toneladas, localizada na Inglaterra, no condado de Wiltshire, na Planície de Salisbury. No monumento identificam-se três distintos períodos construtivos:

O chamado Período I (c. 3100 a.C.), quando o monumento não passava de uma simples vala circular com 97,54 m de diâmetro, dispondo de uma única entrada. Internamente, erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira.

Cinquenta e seis furos externos ao seu perímetro continham restos humanos cremados. O círculo estava alinhado com o pôr do Sol do último dia do Inverno e com as fases Lua.

Durante o chamado Período II (c. 2150 a.C.), deu-se a realocação do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do verão, e a construção do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas.

As altas pedras azuis, que pesam 4 t, foram transportadas das montanhas de Gales, a cerca de 24 km ao Norte. No chamado Período III (c. 2075 a.C.), as pedras azuis foram derrubadas e as pedras de grandes dimensões (megálitos) - ainda no local - foram erguidas.

Estas pedras, medindo em média 5,49 m de altura e pesando cerca de 25 t cada, foram transportadas do Norte por 19 km de distância. Entre 1500 a.C., e 1100 a.C., aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e erguidas em um círculo interno, com outras dezenove, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.

Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho. Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual.

Nesta consideração, a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o solstício de verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada.

Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem uso simultâneo para observações astronómicas e a funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C.



A respeito da sua forma e funções arquitetônicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge - especialmente os seus círculos mais antigos - pretendia ser a réplica de um santuário de pedra, santuários de madeira eram mais comuns em épocas Neolíticas.

No dia 21 de junho, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.

Segundo dados mais recentes, obtidos por arqueólogos chefiados por Mike Parker Pearson, Stonehenge está relacionada com a existência do povoado Durrington. Este povoado formado por algumas dezenas de casas construídas entre 2600 a.C. e 2500 a.C., situado em Durrington Walls, perto de Salisbury, é considerado a maior aldeia neolítica do Reino Unido. Segundo os arqueólogos, 

Origem

Denominado pelos saxões de hanging stones (pedras suspensas) e referido em escritos medievais como dança dos gigantes, existem diversas lendas e mitos acerca da sua construção, creditada a diversos povos da Antiguidade.

Uma das opiniões mais populares foi a de John Aubrey. No século XVIII, antes do desenvolvimento dos métodos de datação arqueológica e da pesquisa histórica, foi quem primeiro associou este monumento, e outras estruturas megalíticas na Europa, aos antigos druidas, promovendo ideias que difundiram-se na cultura popular do século XVII, mantendo-se até aos dias atuais.

Na realidade, os druidas só apareceram na Grã-Bretanha após 300 a.C. mais de 1500 anos após os últimos círculos de pedras terem sido erguidos. Algumas evidências, entretanto, sugerem que os druidas encontraram os círculos de pedra e os utilizaram com fins religiosos.

Outros autores sugeriram que os monumentos megalíticos foram erguidos pelos romanos, embora esta ideia seja ainda mais improvável, uma vez que os romanos só ocuparam as Ilhas Britânicas após 43, quase dois mil anos após a construção do monumento.

Somente com o desenvolvimento do método de datação a partir do carbono-14 se estabeleceram datas aproximadas para os círculos de pedra. Durante décadas, não foram formuladas explicações plausíveis para a função dos círculos, além das suposições de que se destinavam a rituais e sacrifícios.

O mais famoso monumento da pré-história pode ter sido um centro de cura, para onde iam peregrinos, há mais de 4.500 anos. A afirmação é de um grupo de arqueólogos que trabalha nas primeiras escavações em mais de 40 anos no monumento.

O grupo acredita ter encontrado indícios que podem finalmente explicar os mistérios da construção de blocos de pedra. A equipe descobriu um encaixe que, no passado, abrigou as chamadas pedras azuis, rochas vulcânicas de tom azulado, a maioria já desaparecida, que formava a primeira estrutura construída no monumento.

Eles acreditam que as pedras azuis podem confirmar a tese de que Stonehenge era um local onde as pessoas iam em busca de cura. Em 2013, um grupo de estudos da University College London levantou uma nova teoria de que Stonehenge pode ter surgido como um cemitério para famílias de elite, por volta do ano 3000 A.C.

Estudos de restos humanos encontrados no local, indicam que, antes do monumento ser o que hoje se conhece, havia ali um grande círculo de pedras construído como um cemitério.



Arqueaostromia

Nas décadas de 1950 e de 1960, o professor Alexander Thom, coordenador da Universidade de Oxford e o astrônomo Gerald Hawkins abriram caminho para um novo campo de pesquisas, a Arqueoastronomia, dedicado ao estudo do conhecimento astronómico de civilizações antigas.

Ambos conduziram exames acurados nestes e em outros círculos de pedras e em numerosos outros tipos de estruturas megalíticas, associando-os a alinhamentos astronómicos significativos às épocas em que foram erguidos.

Estas evidências sugeriram que eles foram usados como observatórios astronômicos. Além disso, os arqueoastrónomos revelaram as capacidades matemáticas extraordinárias e a sofisticação da engenharia que os primitivos europeus desenvolveram, antes mesmo das culturas egípcias e mesopotâmicas.

Dois mil anos antes da formulação do Teorema de Pitágoras, constatou-se que os construtores de Stonehenge incorporavam conhecimentos matemáticos, tais como o conceito e o valor do PI em seus círculos de pedra.

A explicação científica para a construção está no ponto em que o monumento tenha sido concebido para que um observador em seu interior possa determinar, com exatidão, a ocorrência de datas significativas, tais como solstícios e equinócios, eventos celestes que anunciam as mudanças de estação.

Para isto, basta se posicionar adequadamente entre os mais de 70 blocos de arenito que o compunham e observar-se na direção certa. Esta descoberta deu-se em 1960, demonstrando, através da arqueologia, que os povos neolíticos, 3000 anos antes de Cristo, já tinham este conhecimento.

A importância estaria vinculada diretamente à agricultura dos povos da época. Segundo o historiador Johnni Langer, a vida dos povos agrícolas está ligada ao ciclo das estações. O homem pré-histórico precisava demarcar o tempo, para saber quais eram as melhores épocas para colheita e semeadura. A observação do céu nasceu daí.

Um monumento pré-histórico foi encontrado sob a terra perto de Stonehenge cerca de 2 quilômetros em Durrington Walls, o local de uma vila neolítica. O local consiste em pelo menos 20 poços, com mais de 10 metros de diâmetro e 5 metros de profundidade, formando um círculo com mais de 2 quilômetros de diâmetro. 

Os poços parecem ter sido escavados há cerca de 4.500 anos e poderiam marcar os arredores de uma área sagrada ou limites em torno de um monumento circular conhecido como o henge de Durrington Walls.

sexta-feira, março 15, 2024

Para que serve orar?


Para que serve orar?Não apenas os cristãos, mas todas as religiões insistem na importância da oração. A oração é uma prática que não sobrevive à luz fria da lógica.

As três razões citadas com mais frequência para se orar são adoração, confissão e súplica (há diferenças; procurem os experts).

A forma mais popular de oração, a súplica, apresenta alguns problemas complicados. À primeira vista, pedir a um deus para fazer uma coisa qualquer parece perfeitamente lógico. Quem melhor para se pedir?

Mas a única forma de estes pedidos fazerem sentido é que haja uma chance de você ser atendido. Qual a finalidade de se ter bilhões de orações oferecidas esperançosamente a um deus que nunca teve intenção de responder a nenhuma delas?

É difícil imaginar uma atividade mais sem sentido, um desperdício maior de tempo, um exercício mais angustiante; um deus que exigisse tal coisa só poderia ser um sádico. É difícil acreditar em que um deus seja capaz de alimentar esperanças e ilusões sem nunca as realizar, nem mesmo o deus que enviou o Dilúvio.

Por outro lado, se a oração é encorajada porque há uma chance de que os pedidos serão concedidos, você se confronta com a necessidade inevitável de explicar a natureza aleatória das graças recebidas.

Por exemplo, um estudante do segundo grau reza para passar na prova de matemática mesmo sem ter estudado e, quando ele passa, atribui isto à intervenção de Deus. A maioria dos líderes religiosos concordaria com ele (mais uma vez, há diferenças; consultem os experts).

Mas, se isto é verdade, estamos diante de um deus que atende a um pedido isolado de um certo indivíduo referente a uma prova de álgebra da oitava série, mas decide ignorar os milhões de preces para se escapar dos campos de concentração da Segunda Guerra. Este é um processo de seleção extremamente difícil de entender.




De acordo com o “Pai Nosso”, as pessoas devem pedir “o pão nosso de cada dia”. Por quê? Se você pede, será concedido? Se não, por que pedir? Considerando-se que a guerra e a fome já mataram de desnutrição muitos dos “verdadeiros crentes”, parece inútil pedir pelo pão de cada dia.

Se a desnutrição aflige aqueles que pedem e também aqueles que não pedem, então a explicação para a fome deve estar relacionada a fatores sem nenhuma relação com a prece. Em outras palavras, pedir a Deus pelo seu pão de cada dia não tem nada a ver com o fato de consegui-lo ou não. Então por que se espera que você continue pedindo por ele?

 Da mesma forma, preces de ação de graças significam atribuir a Deus o controle completo sobre nosso bem-estar. Se você agradece a Deus pela comida na sua mesa, você está dizendo que foi ele que a pôs lá.

O outro lado da moeda, inevitável, é que, se não há comida na sua mesa, Deus é o responsável por isto também. O poder de dar inclui necessariamente o poder de negar. Quando você agradece a alguém por um presente, é porque você entende que a pessoa tinha a escolha de não dar, mas deu assim mesmo.

Agradecer a Deus pela refeição, então, é o mesmo que lhe agradecer por não a negar. Você está agradecendo a ele por não permitir que você morra de fome.




Assim como não faria sentido agradecer a seus vizinhos pela chuva tão esperada, já que eles não tiveram nenhum papel na ocorrência da chuva, também não faria sentido agradecer a Deus pela comida em sua mesa, a menos que ele garantidamente tenha um papel em fazer aquela comida chegar à sua mesa.

E, se ele tem, ficamos diante da embaraçosa pergunta: por que ele escolhe alimentar a uns e deixa os outros morrerem de fome? Se a escolha de o alimentar é de Deus, então a escolha de matar os outros de fome também é dele. Por que Deus não alimenta a todos nós?

Falar das crianças morrendo de fome pelo mundo não fica bem no Dia de Ação de Graças, quando nos sentamos diante de suntuosos perus assados e uma mesa farta, mas, se Deus põe a ceia farta em nossa mesa, ele a nega a multidões de esfomeados.

Por quê? Se é porque Deus só alimenta os que lhe são fiéis, isto significa que ele não se importa se morrem de fome as crianças dos que têm outras crenças (ou nenhuma), o que seria algo muito cruel.

Também significaria que o “povo de Deus” nunca passou fome, o que também não é verdade. E também não se pode dizer que todos os ateus passem fome.

Então, como Deus decide a quem alimentar? A questão das prioridades de Deus não pode ser deixada de lado se queremos afirmar que ele participa dos acontecimentos diários.

Se Deus tem o poder de alimentar a todos nós, mas decide não o fazer, sua relutância tem que ser explicada de uma forma que seja compatível com sua suposta omnipotência e omnibenevolência. Ninguém até hoje conseguiu uma explicação.

Explicar a miséria e a fome dizendo que “Deus ajuda a quem se ajuda” é culpar pelos seus próprios erros, de modo cruel e insensível, as vítimas de colheitas fracassadas devido a enchentes, secas ou pragas. E as crianças pequenas? Como é que elas podem “ajudar a si mesmas”?

Do mesmo modo, tentar explicar a fome dizendo que nós não somos capazes de entender os desígnios de Deus contradiz o resto da doutrina cristã. Cristão afirmam que sabem exatamente como Deus quer que seus “filhos” o adorem, como eles devem orar, como eles devem se vestir, o que devem comer e quando e assim por diante, o que implica em que a vontade de Deus é muito clara.



Mas perguntas sobre a terrível realidade de bebês morrendo de fome são respondidas com um vago dar-de-ombros, como se tais ninharias não precisassem ser compreendidas.

Mas alguém tem que aceitar a responsabilidade pelo espectro da fome que ronda grande parte da humanidade. Se a produção e distribuição de alimentos são o resultado apenas das atividades humanas, sem participação de Deus, então dar graças a Deus por uma refeição é um gesto impróprio e sem sentido.

Ele não fez nada para merecer agradecimentos e a culpa pelas injustiças e desigualdades é apenas nossa. Se, por outro lado, Deus participa do processo, então agradeça a ele pelos seus chocolates e queijos importados, mas Deus terá que responder pelas crianças morrendo de fome.

Só discutimos a fome até agora, mas o mesmo se aplica a todas as outras misérias humanas. Doenças, desastres, perseguições ou o que for, se você pede a Deus para se livrar deles, o resultado será o mesmo que no caso da fome – aleatório e inexplicável.

Voltemos às preces que pedem por graças. O fim da fome mundial, um pedido dos mais louváveis, ainda está longe de se realizar, a despeito de incontáveis orações. Portanto, as pessoas são encorajadas a pedir por coisas mais fáceis de conseguir, como a Tia Helena se curar logo do resfriado ou as crianças irem bem nos estudos.

Jogadores de futebol caem de joelhos e agradecem a Deus pelos gols que marcam. Num mundo cheio de fome, doenças, violência e estupro, tais pedidos são um desrespeito a um deus supostamente omnipotente.

Para cada pessoa que atribui a Deus a recuperação “milagrosa” de uma doença grave, há outra pessoa também com uma doença grave que, apesar das orações, acaba morrendo. As famílias rezam pelos soldados, mas eles morrem – e soldados por quem ninguém rezou sobrevivem.

Coisas ruins acontecem a pessoas boas apesar de todas as preces que elas fazem, coisas ruins acontecem a pessoas ruins, coisas boas acontecem a pessoas boas e coisas boas acontecem a pessoas ruins. Em outras palavras, o que está em ação no mundo é a lei das probabilidades.

As coisas não melhoram para os que creem em Deus e a vida pode ser muito agradável para os que não creem. Se formos julgar apenas pelos resultados que desafiam a lei das probabilidades, então o poder da oração é nulo.

Jornal Freethought Today