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domingo, junho 04, 2023

Magoas Inesperadas


Magoas Inesperadas - Não sei se fico mais chocado com as atitudes que nos magoam ou com a real falta de noção de quem as comete.

Ter que dizer a alguém onde errou quando, claramente, é flagrante, demonstra uma total falta de respeito.

Demonstra que em momento nenhum considerou os sentimentos dos outros. Há pessoas que vivem numa bolha de egoísmo gigante onde só importa o que eles sentem.

Mesmo que digas o quanto aquilo que te magoou, encontram justificativas para o que não se justifica e ainda conseguem fazer com que no final ainda te sintas mal.

As pessoas fazem-te mal e tu é que te sentes culpada. Esta capacidade de nos reduzirem a menos que nada. De relativizarem as tuas dores em prol das deles, porque a deles é maior.

Mas, para além de a vida não ser uma competição para ver quem sofre mais, as dores delas são, muitas vezes, resultados das escolhas que fizeram e em momento nenhum têm o direito de impor isso aos outros.

É da responsabilidade delas. Mas para aliviar a culpa, alguém tem que sofrer. Tem que ser quem esteve sempre ali cuidando com o coração. A vida delas segue, sem remorsos e sem nenhum arrependimento.

Não se conseguem responsabilizar por nada do que dizem ou fazem. O ego permanece sendo maior do que elas.



Nisto, vão-se magoando todas as pessoas que aparecerem no caminho por incapacidade de olhar para dentro, porque dói, porque dá trabalho. É mais confortável viver nesse piloto automático de nada sentir.

Até ao dia que a vida trouxer a conta. Até ao dia que olharem em volta e já não restar ninguém.

Limitam-se a confundir bondade com fraqueza, trocam o B de boa pelo B de burro, mas nunca lhes ocorre que estão sendo vistos.

Consegue-se perceber o que estão fazendo conosco, demonstrando uma falta de respeito e empatia que não cabe em lado nenhum. Bastava, às vezes, que por dois minutos, se perguntassem "e se fosse comigo?"

A gente sabe sempre quando estão tentando mexer com a nossa cabeça, com manipulações e vitimizações. A gente sente ao longe. Há uma intuição que não falha. Que grita o tempo todo.

Quando chegas ao final e percebes que tinhas razão, o mínimo que se pede é o cuidado de uma conversa honesta. Não é um peito inflamado de ego que em momento nenhum consegue perceber que os outros também importam.

Esta falta de noção para mim é ainda mais gritante do que os atos em si. Tudo se torna tóxico. Questionas tudo e já não consegues ver verdade em nada.

A tua intuição volta a gritar que nada era como você imaginava. A tua cabeça inunda-se com perguntas para as quais nunca vais ter resposta e te consomem.

Todo o tempo que estiveste não fez diferença. Tudo o que fizeste foi em vão. Mas não será para ti. Para ti nunca foi em vão. A paz de espírito de saberes que foste o melhor que podias ter sido, ninguém tira. Chocolate não dói. 

Construção do Titanic



Construção do Titanic - Os planos finais foram concluídos no outono de 1908, com os materiais e suprimentos necessários para a construção encomendados pela Harland and Wolff. O Olympic e o Titanic seriam construídos lado a lado.

Foi necessária a construção de um pórtico com 256 metros de comprimento por 52 metros de altura, pois nenhuma das estruturas existentes era suficientemente grande para o trabalho.

Havia também um guindaste especial com setenta metros de altura. A construção do Olympic começou 16 de dezembro de 1908 com o batimento de sua quilha, recebendo o casco de número 400.

A construção do Titanic começou quatro meses depois, em 22 de março de 1909, com seu casco tendo o número 401. 

Para poder diferenciar os dois irmãos, o Olympic foi construído com seu casco inteiramente branco, enquanto o do Titanic recebeu a cor preta. 

Os trabalhos de armação de sua estrutura progrediram em um bom ritmo e foram completados no início de 1911.

Seu casco era formado por aproximadamente duas mil placas de aço medindo três metros de comprimento por dois metros de largura e uma espessura entre 2,5 a 3,8 centímetros, que eram mantidas unidas por mais de três milhões de rebites.

Até esse momento o Titanic era apenas um enorme casco vazio sem nenhum equipamento ou instalação interna. Seu lançamento ao mar ocorreu no dia 31 de maio de 1911, aniversário de Pirrie.

Mais de cem mil pessoas estavam presentes para testemunhar a ocasião, como funcionários do estaleiro com suas famílias, habitantes de Belfast, visitantes, jornalistas e algumas personalidades importantes vindas diretamente da Inglaterra. 

O navio deslizou para a água de seu pórtico com a ajuda de vinte toneladas de sebo, óleo, graxa e sabão que foram passados por todas as cunhas que o mantinham no lugar. 

Ele não foi batizado com o tradicional estouro de uma garrafa de champanhe pois nunca tinha sido um hábito da Harland and Wolff, apesar de Pirrie ter suas reservas já que na opinião dele isso poderia causar superstições entre os passageiros e tripulantes.

Depois do lançamento, o Titanic parou com a ajuda de seis âncoras. Três amarras de aço pesando cada uma oitenta toneladas foram presas em seu casco e ele foi rebocado para uma doca seca com a ajuda de cinco rebocadores. 

Os jornalistas e convidados especiais da White Star Line foram depois do evento levados para um almoço especial no Grand Central Hotel.

No cardápio estavam nada menos que seis pratos principais diferentes e cinco sobremesas. Ismay deixou o almoço mais cedo para poder embarcar no Olympic e participar de seus testes marítimos.

Logo depois se iniciou seu processo de equipagem. Mais de três mil profissionais entre mecânicos, eletricistas, encanadores, carpinteiros, pintores, decoradores e outros, trabalharam de junho de 1911 até março de 1912, dotando o Titanic com as mais recentes tecnologias e inovações navais e instalando suntuosas mobílias e elementos decorativos.

A White Star anunciou, em 18 de setembro de 1911, que a embarcação realizaria sua viagem inaugural em 20 de março de 1912.

Entretanto, o Olympic acabou colidindo, em 20 de setembro de 1911, com o cruzador HMS Hawke. O Titanic teve de ser retirado de sua doca seca para que seu irmão pudesse ser reparado.

Parte de seus trabalhadores também foram temporariamente transferidos para os consertos do Olympic, atrasando significativamente a equipagem de seu interior. 

A White Star Line foi forçada a adiar sua viagem inaugural para o dia 10 de abril de 1912. O Titanic foi levado de volta para sua doca em novembro quando as obras de seu irmão foram concluídas e os trabalhos continuaram no mesmo ritmo de anteriormente.

Suas quatro chaminés foram instaladas em janeiro de 1912, enquanto no mês seguinte suas três hélices de bronze foram colocadas em seus lugares; as hélices laterais de três lâminas tinham mais de sete metros de diâmetro e pesavam 38 toneladas, enquanto a hélice central de quatro lâminas media mais de cinco metros de diâmetro e pesava 22 toneladas.

A equipagem foi completada em março de 1912 e a embarcação foi registrada no dia 24 do mesmo mês, tendo Liverpool como seu porto de origem, apesar de ele nunca ter chegado a navegar em suas águas.

sábado, junho 03, 2023

Bomba Atômica - Não cai uma folha sem o consentimento de Deus. Uma Bomba Atômica também.

"Deus diz que não cai uma folha da árvore se ele não permitir"

"Deus também diz que não cai uma bomba atômica se ele não permitir" - Caiu.

Bomba Atômica - Não cai uma folha sem o consentimento de Deus. Uma Bomba Atômica também.

Madrugada do dia 6 de agosto. Um grupo de aviões norte-americanos decola de uma base militar.

Eram bombardeiro modelo B-29, altamente modificados para poder voar mais alto, mais rápido e longe do alcance de qualquer artilharia antiaérea. Um destes aviões foi batizado com o nome de Enola Gay.

Apesar de ser um avião bombardeiro, ele carregava apenas uma bomba. Uma única bomba, que também recebeu um nome: Um avião e uma bomba, que mudariam o curso da história.

Estamos no ano de 1945. A guerra assola nosso planeta e quase todos os países do mundo, mesmo que indiretamente, estão envolvidos. Esta guerra recebeu o nome de Segunda Guerra Mundial.

São dois blocos em combate. Um conjunto de países, denominado de Eixo e liderados por Alemanha, Itália e Japão, luta contra o grupo de países liderados por França, Rússia e Inglaterra, chamados de Aliados.

Mas no ano de 45 a configuração da guerra já está bastante diferente. Os Estados Unidos, que inicialmente não participavam diretamente, entraram na guerra ao lado dos Aliados.

O líder da Alemanha, Adolf Hitler, acabara de se suicidar, mas uma nação que até pouco tempo era essencialmente agrária - e que se tornou fortemente imperialista, invadindo países à sua volta - ainda resistia: o Japão.

O avião aliado Enola segue para a maior das ilhas japonesas, sobrevoando-a já pela manhã do mesmo dia 6 de agosto.

Aproximando-se de uma cidade japonesa bastante populosa - repleta de operários, estudantes, mães e filhos e filhas, soldados, médicos, políticos e muitos outros, num total aproximado de 300 mil moradores - o piloto do avião solta a bomba, a única que carregava, e se afasta rapidamente.

Não era uma bomba comum. Quero dizer, ela explode e tudo o mais, mas não é uma explosão que a gente vê em filme, dessas que destroem uma casa ou um quarteirão.

Aquela bomba era uma bomba que levou muitos anos para ser desenvolvida, em segredo. E era a primeira vez que ela foi usada contra seres humanos. Era uma Bomba Atômica. 

A bomba atômica, ou Bomba A, como ficou conhecida, era muito mais poderosa que uma bomba convencional, feita de explosivos químicos.

Ela foi desenvolvida pelos Estados Unidos ao longo de 4 anos. Vários cientistas trabalharam intensivamente na teoria nuclear – que havia sido descoberta recentemente, produto da mecânica quântica - e na sua aplicação.

Vários testes subterrâneos de explosão atômica foram necessários para chegar à bomba atômica. O desenvolvimento dela ficou conhecido como Projeto Manhattan.

A bomba Little Boy explodiu sobre aquela cidade. O piloto do avião olhou a explosão e viu uma enorme nuvem de poeira e terra se levantando, parecia um cogumelo.

Um cogumelo tão grande que ultrapassava as nuvens. A cidade lá embaixo foi devastada pela explosão: até 30 quilômetros as casas foram queimadas e destruídas.

As pessoas próximas do local da explosão morreram na hora. Talvez elas nem tenham sentido dor, já que a explosão foi muito rápida. Mas elas morreram.

Ainda havia mais sofrimento por vir. Aquela bomba, assim como todas as Bombas A, funcionava através de um processo nuclear chamado de fissão de urânio e plutônio radioativo.

Esta é uma maneira muito eficiente de se liberar uma enorme quantidade de energia, na forma de calor e radiação. 

Mas a fissão não libera apenas calor: toda a região onde a bomba explode fica contaminada com material radioativo.

Este material vai liberando sua energia lentamente, de uma maneira invisível, ao longo de muitos anos, na forma de radiação.

Qualquer pessoa que tenha escapado do impacto da bomba, mas que estivesse próxima daquela região, passou também a receber doses diárias dessa radiação. 

Dessa forma, passaria a sofrer de tonturas, vômitos, queimaduras na pele, queda de cabelos e sangramentos, ficaria estéril com o passar do tempo, podendo morrer em alguns dias ou por poucos anos.

Três dias depois da explosão sobre essa cidade, chamada de Hiroshima, uma segunda bomba semelhante explodiu sobre outra cidade japonesa.

Agora era uma versão aperfeiçoada da primeira bomba, maior e mais poderosa, e que foi batizada de Fat Man.

Apesar de ser mais poderosa que Little Boy, a Fat Man causou menos estrago por causa da posição geográfica da cidade. 

Ainda assim, muitas pessoas morreram, e grande parte da cidade, chamada de Nagasaki, foi destruída.

Esta foi a segunda e a última vez em que uma bomba nuclear foi utilizada contra seres humanos. O Japão se rendeu e assim a guerra terminava.

Paz Mundial

Iniciava-se o período que ficou conhecido como Guerra Fria, com o desenvolvimento de armas cada vez mais mortíferas.

Apareceram as bombas termo nucleares, também conhecidas como Bombas de Hidrogênio ou Bombas H, que funcionam com um processo nuclear mais eficiente que a fissão: a fusão nuclear. 

Muitos países atualmente têm bombas nucleares armazenadas, numa quantidade que daria para destruir a superfície da Terra várias vezes. O Brasil é um país pacifista que não fabrica armas nucleares.

Hoje em dia são muitos os pedidos de paz mundial, época em que esses pedidos parecem ser mais necessários do que nunca.

Casa secreta


"Essa Mulher é uma casa secreta. Em seus cantos, guarda vozes e esconde fantasmas... Quem entra nela, dizem, não sai nunca mais...”

(Eduardo Galeano) 

Secreto é um termo empregado para designar o departamento de um oficial do governo bizantino.

Originário do termo secretário, que aparece pela primeira vez em 303 como os tribunais romanos que investigavam acusações contra cristãos, adquiriu o sentido de departamento pelo século IX, tendo sido assim empregado pela primeira vez no Cletorológico de Filoteu; derivam dele os títulos secrético, asecreta, e logótela do secreto.

Ocasionalmente o termo também foi empregado para designar o consistório e o corpo inteiro de altos oficiais. Até o século XI teve como termo concorrente logotésio.

No contexto eclesiástico, do século VII em diante o termo secreto foi empregado para indicar o concílio e/ou corte patriarcal e o salão do concílio patriarca, tendo mais tarde sido associado ao departamento do cartofilax.

Nos séculos XIV e XV, o secreto imperial (katholikon sekreton) designou a corte judicial suprema do império, controlado pelos juízes universais (katholikoi kritai), na qual as decisões não poderiam ser apeladas

Profundo - Estamos todos na fila



Profundo - Estamos todos na fila. A cada minuto alguém deixa esse mundo para trás. Não sabemos quantas pessoas estão na nossa frente.

Não dá para voltar para “fim da fila”. Não dá para sair da fila. Nem evitar essa fila. Então, enquanto esperamos a nossa vez:- faça valer à pena cada momento vivido aqui na Terra.

Tenha um propósito. Motive pessoas!

Elogie mais, critique menos. Faça um “ninguém” se sentir um alguém do seu lado. Faça alguém sorrir. Faça diferença. Faça amor. Faça as pazes.

Faça com que as pessoas se sintam amadas. Tenha tempo para você. Faça pequenos momentos serem grandes.

Faça tudo que tiver que fazer e vá além. Viva novas experiências. Prove novos sabores.

Não tenha arrependimentos por ter tentado além do que devia, por ter valorizado alguém mais do que deveria, por ter feito mais ou menos do que podia.

Tudo está no lugar certo. As coisas só acontecem quando têm quem acontecer. Releve. Não guarde mágoas.

Guarde apenas os aprendizados. Liberte o rancor. Transborde o amor. Doe amor. Ame, mesmo quem não merece. Ame, sem querer receber nada em troca. Ame, pelo simples fato de você vibrar amor e ser amor.

Mas sempre, ame a si mesmo antes de qualquer coisa.” Esteja preparado para partir a qualquer momento. Você não sabe seu lugar na Fila, então se prepare para deixar aqui apenas boas lembranças.

Suas mãos vão embora vazias. Não dá para levar malas, nem bens... Se prepare diariamente para levar consigo, somente aquilo que tens guardado no coração.”

Lya Luft - Foto: Pixabey

sexta-feira, junho 02, 2023

Conselho de mãe


A moça novinha – e muito gostosa, por sinal – vai a primeira festa, mas tem medo dos avanços dos rapazes. Aí, ela pede conselhos para mãe.

- Se os caras começarem a insistir muito, você pergunta qual vai ser o nome do nenê. Isso os bota para correr. Pode acreditar!

No meio da festa um rapaz diz: Vamos lá nos fundos atrás da piscina?

Ela vai, mas quando o moço começa a pôr a mão, ela pergunta: - Que nome a gente vai dar para o nenê?

O rapaz a olha assustado, diz que esqueceu alguma coisa e vai saindo rapidinho.

Uma hora mais tarde acontece de novo com outro cara. Tudo igual! Quando ela pergunta qual será o nome do nenê ele vacila e sai correndo.

Mais tarde a cena se repete mais uma vez com outro cara. Eles vão para o jardim. Começa com beijinhos aqui, outro ali. Ela pergunta: - Qual vai ser o nome do nenê?

Ele contínua e vai abrindo o vestido dela.

Ela torna a perguntar: - Qual vai ser o nome do nenê?

Ele tira o vestido dela, a calcinha...

Ela pergunta: - Qual vai ser o nome do nenê?

Ele tira a calça dele.

- Qual vai ser o nome do nenê?

- Ah... Ah... Hummmm... Ah, Ah, Ahhhhhhhh

Ela ainda insiste: - Qual vai ser o nome do nenê?

Após o cara terminar o serviço, ela pergunta mais uma vez: - E agora? Qual vai ser o nome do nosso filho?

Ele – satisfeito – tira devagar a camisinha, levanta no alto, dá um nó firme e diz:

- Se ele conseguir sair daqui o nome vai ser Mister M, o mágico.








A Queda do voo LANSA 508 - A única sobrevivente foi Juliane Koepcke



A Queda do voo LANSA 508 - A única sobrevivente foi Juliane Koepcke - O voo LANSA 508 foi um voo doméstico regular de passageiros operado pela Lineas Aéreas Nacionales Sociedad Anônima (LANSA), que caiu em meio a uma tempestade vindo de Lima em Pucallpa, Peru.

O acidente aconteceu em 24 de dezembro de 1971, matando 91 pessoas, todos os seis tripulantes e 85 de seus 86 passageiros. Foi o pior desastre aéreo envolvendo um raio na história. 

A única sobrevivente foi Juliane Koepcke, de 17 anos, que, enquanto estava amarrada a seu assento, caiu 3,200 m (10,500 ft) na floresta amazônica. Ela sobreviveu à queda e foi capaz de caminhar pela selva por 10 dias até ser resgatada por madeireiros locais. 

O Electra foi o último avião da LANSA. Após o acidente, a empresa teve sua licença de operação cassada onze dias depois, e encerrou suas atividades em 1972.

O voo 508 da LANSA partiu do Aeroporto Internacional Jorge Cháves, em Lima, pouco antes do meio-dia na véspera de Natal, a caminho de Iquitos, no Peru, com parada programada em Pucallpa, no Peru.

Após 40 minutos de voo, a aeronave voava a cerca de 21,000 ft (6,400 m) acima do nível médio do mar, quando se envolveu numa área de trovoadas, raios e turbulência severa. Mas a tripulação decidiu continuar o voo apesar do clima perigoso à frente, aparentemente por causa da pressão para cumprir o cronograma de férias.

Após entrar na área de tempestade, o avião foi atingido por um raio em um dos tanques de combustível na asa direita, que se incendiou em seguida. A asa, então, desprendeu-se da fuselagem do avião. Este começou a se partir, e em seguida caiu na floresta amazônica.

Investigadores peruanos citaram "Voo intencional em condições climáticas perigosas" como a causa do acidente.

A única sobrevivente foi Juliane Koepcke, de 17 anos, que caiu de uma altura de mais de 3000m, presa ao seu assento. 

Apesar de uma clavícula quebrada, um corte profundo na perna esquerda, uma lesão no olho e uma concussão, ela foi capaz de caminhar pela densa floresta amazônica por 10 dias e encontrar abrigo em uma cabana. 

Lenhadores locais a encontraram e a levaram de canoa de volta à civilização.

Mais tarde, foi certificado que 14 outros passageiros também sobreviveram à queda do avião, mas morreram devido aos graves ferimentos aguardando o resgate.

O filme " Dez Dias de Agonia " (1974) é baseado na história. A história de Koepcke também foi contada em 2000 no documentário As Asas da Esperança, do diretor Werner Herzog. As memórias de KoepckeAls ich vom Himmel fiel, foi publicado pela editora alemã Piper Malik em 10 de março de 2011. (A edição em inglês When I Fell From the Sky, foi publicada pela Titletown Publishing em novembro de 2011).

O Acidente também foi retratado na série de TV " Catástrofes Aéreas " do "Discovery Channel", no episódio especial "Clima Extremo", onde são retratados vários acidentes aéreos, onde as condições climáticas extremas contribuíram para os acidentes.

Um ano antes, em 9 de agosto de 1970, um outro acidente envolvendo outro voo da LANSA, com um avião do mesmo modelo, caiu logo após a decolagem. Após um dos motores incendiar-se, o piloto fez uma curva para tentar voltar à pista, mas perdeu altitude rapidamente.

O avião caiu perto da pista e incendiou-se. Assim como no LANSA 508, apenas uma pessoa sobreviveu: o copiloto Juan Loo, de 26 anos, encontrado vivo nos destroços da cabine do piloto gravemente queimado. Nesse acidente, 101 pessoas morreram, incluindo duas pessoas em solo. 


Juliane Koepcke unica sobrevivente