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terça-feira, abril 18, 2023

Roberto Leal - Cantor Português


 

Roberto Leal, nome artístico de Antônio Joaquim Fernandes, cantor, ator, compositor português que fez sua carreira artística no Brasil. Nascido na cidade de Macedo de Cavaleiros no dia 27 de novembro de 1951. Era considerado embaixador da cultura portuguesa no Brasil no Brasil. 

Ao longo da carreira de mais de 45 anos, ganhou trinta discos de ouro, além de cinco de platina e quinhentos troféus e de acordo com diferentes fontes suas vendas totais somam 15 milhões ou até 25 milhões.

Filho de Avelino Augusto Fernandes e de Maria Julia Patrício, Roberto Leal nasceu na freguesia de Vale da Porca, em Macedo de Cavaleiro, no Distrito de Bragança, no norte de Portugal.

Teve uma infância pobre e declarou que comeu apenas batatas por um ano, após a colheita de trigo da família ter sido destruída por uma trovoada. 

Com o objetivo de ter uma vida melhor, emigrou para o Brasil, aos onze anos de idade, em 1962, juntamente com os pais e nove irmãos, em cinco viagens de navio. 

Na cidade de São Paulo, após trabalhar como sapateiro e comerciante de doces, iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas.

Em 1971 obteve o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita", conhecida pelo seu refrão "Ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no programa Discoteca do Chacrinha. 

Logo após, começou a ganhar grande popularidade se apresentando em diversos programas de auditório no Brasil. 

Os álbuns Carimbó Português (1976) e Rock Vira (1977) ganharam disco de ouro, por mais de 150 mil cópias vendidas cada um, de acordo com a ABPD.

Em 1978 participou do filme Milagre – O Poder da Fé, que contou com participação especial de alguns nomes importantes como o apresentador Chacrinha, Elke Maravilha e a atriz Lolita Rodrigues. 

Lançado em 1979, o filme aborda a história de sua vida. Dirigido por Hércules Breseghelo, teve partes filmadas na cidade natal do cantor.

Além do repertório romântico-popular, seu trabalho também se caracterizava por misturar ritmos lusitanos aos brasileiros, além de ter gravado em estilos tipicamente brasileiros como o forró.

Quase todo seu repertório é composto de faixas de sua autoria e em parceria com a esposa Márcia Lúcia, com quem foi casado e tinha três filhos brasileiros, dentre eles o produtor musical Rodrigo Leal.

Além de cantor e compositor, Leal foi apresentador de programas na Rádio Capital de São Paulo na década de 1980, apresentador no canal português TVI e no Brasil, também tendo apresentado programas na TV Gazeta e Rede Vida.

Lançou no ano de 2007 o CD Canto da Terra e Raiç/Raízes em 2009. Nesses discos gravou músicas em mirandês para divulgar a segunda língua oficial de Portugal. 

Estes discos lhe conferiram prêmios e condecorações da crítica de música portuguesa pelo estudo aprofundado de instrumentos musicais muito usados na música mirandesa, como as gaitas de fole.

Em sua carreira vendeu cerca de dezessete milhões de discos e tem mais de trezentas canções gravadas. É um dos compositores do atual hino da Portuguesa de desportos, de São Paulo. 

Ele era também sócio do restaurante de comida portuguesa Marquês de Marialva, em São Paulo, localizado na região de Barueri.

Em 2011 participou do elenco no sitcom Último a Sair, um falso reality show da autoria de Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares, exibido pelo canal português RTP1, programa do qual saiu vencedor. 

Nesse mesmo ano publicou uma autobiografia em um livro intitulado Minhas Montanhas, sendo lançado tanto no Brasil quanto em Portugal.

Em 2014 fez uma participação em Chiquititas, atuando como ele mesmo, Roberto Leal, o músico que processa Tobias por usar sua música. 

Nesse mesmo ano, Brasil! CD Obrigado Brasil!, que incluía alguns sambas de Jorge Aragão e Arlindo Cruz e duetos com Jair Rodrigues, Alcione, Jairzinho e Luciana Mello.

Roberto Leal vivia entre o Brasil e Portugal, além de se apresentar em países da América do Sul, América Central e Europa divulgando a cultura portuguesa. 

Foram lançadas coletâneas de seus principais sucessos, vendidos tanto no Brasil como em Portugal.

Em 2018 candidatou-se a deputado estadual por São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), obtendo 8 273 votos (0,04% dos votos válidos), não se elegendo.

Em janeiro de 2019, Roberto Leal revelou lutar havia dois anos contra um melanoma, mas sofreu com uma metástase para os olhos e a coluna, e que por conta disto havia perdido parte da visão, também devido a catarata. Morreu aos 67 anos, em 15 de setembro de 2019.

A causa da morte foi um melanoma maligno, que evoluiu, atingindo o fígado, causando a síndrome hepatorrenal, e também complicações decorrentes de uma reação alérgica aos medicamentos da quimioterapia. 

O cantor estava internado havia cinco dias na unidade semi-intensiva do Hospital Samaritano de São Paulo.

Era casado havia 45 anos com Márcia Lúcia. O casal teve três filhos, nascidos no Brasil, e dois netos. 

Um dos filhos, o músico Rodrigo Leal, afirmou que a família só revelou a gravidade da doença a Roberto Leal pouco antes de sua morte.

Segundo Rodrigo, isso fez com que a vida de seu pai se prolongasse, por não ter parado de trabalhar por causa da doença. Foi sepultado no Cemitério de Congonhas em São Paulo.

Nasça Mulher


Nasça mulher e seja motivo de luto para a família na Índia. Nasça mulher e tenha seu clitóris mutilado na África.

Nasça mulher e apanhe em público por usar calça comprida no Sudão. Nasça mulher e seja espancada pelo marido na Arábia

Nasça mulher e saia de casa sem corpo, com burca e somente uma tela nos olhos e boca em Cabul. Nasça mulher e seja apedrejada por se atrever a não se casar com alguém que sua família escolheu no Paquistão.

Nasça mulher e case sendo criança no Irã. Nasça mulher e seja queimada com ácido por recusar casamento na Índia

Nasça mulher e não tenha o direito de dizer seu próprio nome no Afeganistão. Nasça mulher e seja queimada viva na Nicarágua

Nasça mulher e seja morta por se livrar de um relacionamento abusivo no Brasil. Nasça mulher sem nome, sem rosto, sem corpo, sem vontade, sem direito e sem sorriso.

Se atreva a nascer mulher!

Palmira Heine

segunda-feira, abril 17, 2023

Jerry Adriani - Ídolo da Jovem Guarda

Jerry Adriani - Ídolo da Jovem Guarda - Jerry Adriani, nome artístico de Jair Alves de Sousa, nascido em São Paulo aos 29 de janeiro de1944 e falecendo no Rio de Janeiro em 23 de abril de 2017. 

Cantor e ator.   Iniciou sua carreira como vocalista do conjunto Os Rebeldes.   Depois   apresentou   na   TV   Tupi, de   São   Paulo, programas de rock e A Grande Parada, com Betty Faria, programa que apresentava intérpretes notórios da música brasileira.

Biografia

Nascido Jair Alves de Souza em 29 de janeiro de 1947 no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, começou a sua vida profissional em 1964, com a gravação do seu primeiro LP, Italianíssimo, e no mesmo ano gravou seu segundo LP, Credi a Me

Seu nome artístico foi inspirado em dois artistas estrangeiros: o ator americano Jerry Lewis e o cantor italiano Adriano Celentano.

Em 1965 lançou Um Grande Amor, seu primeiro disco gravado em português. Tornou-se apresentador do programa Excelsior a Go Go, na antiga TV Excelsior de São Paulo, ao lado do comunicador Luis Aguiar; apresentava músicas da dupla Os VipsOs Incríveis, Trini Lopez, Cidinha Campos, entre outros.

Entre 1967 e 1968, já na TV Tupi de São Paulo, passou a apresentar A Grande Parada, ao lado de artistas, como Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marília Pera. Era um musical ao vivo que apresentava grandes nomes da música popular brasileira.

No cinema participou de três filmes como ator/cantor: Essa Gatinha é Minha (com Peri Ribeiro e Anik Malvil), Jerry, A Grande ParadaJerry em busca do tesouro (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara).

Em 1969 recebeu o título de cidadão carioca.

Foi responsável pela ida de Raul Seixas para o Rio de Janeiro. Eles eram amigos desde a época em que Raul tinha uma banda em Salvador, chamada Raulzito e os Panteras, que posteriormente foi a banda de apoio de Jerry durante três anos. 

Entre as músicas que a banda tocava, ambas compostas por Raulzito, estão "Tudo que é bom dura pouco", "Tarde demais" e "Doce doce amor.

Entre os anos de 1969 a 1971, Raul Seixas foi seu produtor, até iniciar a carreira solo.

Na década de 1970, fez shows na Venezuela, Peru, Estados Unidos, México, Canadá e outros países.Em 1975, participou de um musical no Hotel Nacional, denominado Brazilian Follies, dirigido por Caribe Rocha, ficando um ano e meio em cartaz. 

Nesse período, incursionou pela soul music, gravando canções de Hyldon, Paulo Cesar Barros e Robson Jorge.

Em julho de 1981 Jerry teve um de seus maiores públicos em apresentações ao ar livre. Contratado pelo radialista Marcos Niemeyer, ele fez um show no parque de exposição de Governador Valadares, em Minas, para mais de trinta mil pessoas.

No dia do espetáculo, o cantor foi ao programa de variedades "Resenha do Jegue", que Marcos apresentava diariamente ao lado do saudoso comunicador Beto Teixeira na extinta Rádio Ibituruna de Valadares. Solícito, 

Jerry chegou a caminhar pelo centro da cidade abraçando fãs e distribuindo autógrafos.

No começo da década de 1990, gravou um disco que trazia de volta as origens do rock and roll, intitulado Elvis Vive, um tributo a Elvis Presley, sendo este o 24º disco da sua carreira.

Em 1994, a convite de Cecil Thiré, participou da novela 74.5: Uma Onda no Ar produzida pela TV PLUS e exibida pela Rede Manchete, exibida também em Portugal, com grande sucesso. Em 1999 lançou o álbum Forza Sempre, gravado apenas com músicas da banda Legião Urbana, em italiano. 

O álbum foi um de seus maiores sucessos na carreira pós Jovem Guarda, atingindo a marca de 200 mil cópias vendidas. A canção "Santa Luccia Luntana" foi incluída na trilha sonora da novela Terra Nostra.

Morte

Jerry Adriani morreu aos setenta anos, em 23 de abril de 2017, vítima de um câncer de pâncreas. A doença evoluiu rapidamente, depois de duas semanas de internação no Hospital Vitória da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. 

Desde 2 de março, o cantor já vinha fazendo tratamento de uma trombose venosa na perna, mas continuou a fazer shows até o final do mês. Seu corpo foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju. Jerry tinha três filhos e um neto.






 

 

Mudanças



Lá um belo dia, você acorda e... Acorda mesmo! Não foi só um abrir de olhos... Acordar é muito importante.

O que acontece com a maioria das pessoas que se julgam desanimadas, tristes, frustradas, sozinhas, (mesmo acompanhadas), é a incapacidade de se olhar e de acordar para a vida.

É fácil reclamar dos outros..., mas, e você? Estará fazendo sua parte? A pessoa que você tem mostrado é mesmo você?

Quando sorri é por que está feliz ou por gentileza, educação ou sei lá quantos nomes tenha a hipocrisia?

Não estou defendendo a falta de educação ou de limites, mas a verdade!
E, a verdade pode ser dita com gentileza, sim... Experimente ensaiar algumas respostas.

- Muito obrigada, mas não gosto desse tipo de filme! (com um sorriso...) ou então pense em todas as outras coisas que diria na intenção de não "magoar" quem convida:

- Estou com muita dor de cabeça...

- Que pena, justamente hoje tenho um compromisso inadiável...

- Estou terminando um trabalho, se fosse um outro dia...

Comece a pensar na quantidade de mentiras que veio contando ao longo de sua vida, algumas completamente desnecessárias... Ao mesmo tempo em que ensinava seus filhos a não mentir.

Engraçado, não é?

Tão triste constatar que quando o homem descobriu a palavra, aprendeu a se esconder atrás dela...

Com certeza muitas pessoas que pensam conhecer você, conhecem apenas o personagem que você mostra: uma pessoa feliz, de bem com vida, incapaz de dar um basta, quando na verdade você gostaria é de botar a boca no trombone, jogar tudo para o alto, sair de cena!!!

Aproveite o dia. Comece hoje! Faça as seguintes perguntas: quem sou eu? Gosto dessa minha vida?

O que mais me incomoda em mim? Quantas oportunidades perdi para agradar aos outros?

De quantos projetos ou sonhos abri mão para não magoar ou não causar alguma desilusão, ou.... Honestamente por falta de coragem?

E aí vem aquela incômoda sensação de ser responsável pela própria vida! Pesado, não é?

Afinal é tão mais fácil dizer: "não me deixaram... ",

"se eu soubesse...",

"não tive escolha..."

Antes de lamentar por não estar tendo a vida que merece e quer, analise o que é realmente importante ou descartável em sua vida... Também não vale nesse momento apenas lamentar o desperdício de tempo.

Importante é o hoje, o agora, a atitude nova em função do seu acordar!
Tenha coragem, aproveite esse exato momento e mude alguma coisa que incomoda... Comece tentando respirar melhor, tome um bom copo de água, sorria para você e... Vá em frente!

Acorde bem! Tenha um muito bom novo dia!

Autor Desconhecido.

A Moda

A mãe vai visitar a filha recém-casada e a encontra andando nua pela casa. Acha estranho, mas nada diz. 

No dia seguinte ocorre o mesmo. Após uma semana, intrigada, cria coragem e pergunta o que está havendo.

- Nada - responde a filha - isso é roupa de fazer amor, mamãe.

A mão acha ótima a ideia e planeja fazer isso com o marido. Nesta noite, o marido chega em casa e topa com a velha peladona andando pra lá e pra cá.

- Que é isso, mulher? Ficou louca?

- Não bem, isso é roupa de fazer amor.

- Mas bem que você poderia ter dado uma passadinha nela antes.




domingo, abril 16, 2023

ABBA - Grupo sueco de música pop formado em Estocolmo em 1972

ABBA é um grupo sueco de música pop formado em Estocolmo em 1972 por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad.

O nome do grupo é um acrônimo formado pelas iniciais do primeiro nome de cada membro.

Se tornaram um dos grupos de maior sucesso comercial na história da música, liderando as paradas mundiais de 1974 à 1982. O ABBA venceu o Eurovision Song Contest 1974 no The Dome, em Brighton, Reino Unido, dando à Suécia seu primeiro triunfo no concurso. É o grupo de maior sucesso que participou da competição.

Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos cativantes em suas canções, com letras simples e um som único, caracterizado pela harmonia das vozes femininas e da técnica wall of sound, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector.

Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida se casaram apenas em 1978; os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias.

As suas gravações tiveram um impacto comercial, fato que levou o grupo a tornar-se o mais bem-sucedido da gravadora Universal Music Group e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.



O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e, em menor proporção, nos Estados Unidos.

No entanto, no auge de sua popularidade, os dois casamentos foram dissolvidos e essas mudanças se refletiram em sua música, escrevendo letras mais profundas com um estilo musical diferente.

O grupo experimentou um declínio comercial, o que acabou levando à decisão do fim do grupo, de modo que em dezembro de 1982 ocorria a última aparição do quarteto.

Depois de um tempo fora do interesse público, na década de 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o retorno do grupo ao topo das paradas.

Confirmando, assim, o fato de ser considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, cujas vendas de álbuns são estimadas em 500 milhões em todo o mundo.

Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de ser a base do musical Mamma Mia! O grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop. Sua popularidade abriu as portas para outros grupos do mesmo gênero, fato que culminou na entrada do grupo para o Rock and Roll Hall of Fame.

 

Meritocracia

A meritocracia esconde, por trás de uma aparente e aceitável "ética do merecimento", uma perversa "ética do desempenho".

Numa sociedade de condições desiguais, pautada por lógicas mercantis e formada por pessoas que tem não só características diferentes, mas também condições diversas, merecimento e desempenho podem tomar rumos muito distantes.

Mário Quintana merecia estar na ABL, mas não teve desempenho para tal.

O Paulo Coelho, o Sarney e o Roberto Marinho estão (ou estiveram) lá, embora muitos achem que não merecessem.

Quintana, pelo imenso valor literário que tem, não merecia ter morrido pobre nem ter tido que morar de favor em um hotel em Porto Alegre, mas quem amealhou fortuna com a literatura foi o Coelho. Um tem inegável valor literário, outro tem desempenho de mercado.

O José, aquele menino nota 10 na escola que mora embaixo de uma ponte da BR 116 merece ser médico, sua sonhada profissão, mas provavelmente não o será, pois não terá condições para isto (rezo para estar errado neste caso).

Na música popular nem é preciso exemplificar, a distância entre merecimento e desempenho de mercado é abismal. Então, neste mundo em que vivemos valor e resultado, merecimento e desempenho nem sempre caminham juntos, e talvez raramente convirjam.

Mas a meritocracia exige medidas, e o merecimento, que é um juízo de valor subjetivo, não pode ser medido; portanto, o que se mede é o desempenho supondo-se que ele seja um indicador do merecimento, o que está longe de ser.

Desta forma, no mundo da meritocracia - que mais deveria se chamar "desempenhocracia" - se confunde merecimento com desempenho, com larga vantagem para este último como medida de mérito.

A meritocracia escamoteia as reais operações de poder.

Como avaliação e desempenho são cruciais na meritocracia, pois dão acesso a certas posições de poder e a recursos, tanto os indicadores de avaliação como os meios que levam a bons desempenhos são moldados por relações de poder; e o são decisivamente.

Seria ingênuo supor o contrário.

Assim, os critérios de avaliação que ranqueiam os cursos de pós-graduação no país são pautados pelas correntes mais poderosas do meio acadêmico e científico.

Bons desempenhos no mercado literário são produzidos não só por uma boa literatura, mas por grandes investimentos em marketing; grandes sucessos no meio musical são conseguidos, dentre outras formas, "promovendo" as músicas nas rádios e em programas de televisão, e assim por diante.

Os poderes econômicos e político, não raras vezes, estão por trás dos critérios avaliativos e dos "bons” desempenhos.

Critérios avaliativos e medidas de desempenho são moldáveis conforme os interesses dominantes, e os interesses são a razão de ser das operações de poder; que, por sua vez, são a matéria prima de toda a atividade política.

Então, por trás da cortina de fumaça da meritocracia repousa toda a estrutura de poder da sociedade.

Até aí tudo bem, isso ocorre na maioria dos sistemas políticos, econômicos e sociais.

O problema é que, sob o manto da suposta "objetividade" dos critérios de avaliação e desempenho, a meritocracia esconde estas relações de poder, sugerindo uma sociedade tecnicamente organizada e isenta da ingerência política.

Nada mais ilusório e nada mais perigoso, pois a pior política é aquela que despolitiza, e o pior poder, o mais difícil de enfrentar e de combater, é aquele que nega a si mesmo, que se oculta para não ser visto.

A meritocracia é a única ideologia que institui a desigualdade social com fundamentos "racionais", e legitima pela razão toda a forma de dominação (talvez a mais insidiosa forma de legitimação da modernidade).

A dominação e o poder ganham roupagens racionais, fundamentos científicos e bases de conhecimento, o que dá a eles uma aparente naturalidade e inquestionabilidade: é como se dominados e dominadores concordassem racionalmente sobre os termos da dominação.

A meritocracia substitui a racionalidade baseada nos valores, nos fins, pela racionalidade instrumental, baseada na adequação dos meios aos resultados esperados.

Para a meritocracia não vale a pena ser o Quintana, não é racional, embora seus poemas fossem a própria exacerbação de si, de sua substância, de seus valores artísticos.

Vale mais a pena ser o Paulo Coelho e fazer uma literatura calibrada para vender.

Da mesma forma, muitos pais acham mais racional escolher a escola dos seus filhos não pelos fundamentos de conhecimento e valores que ela contém, mas pelo índice de aprovação no vestibular que ela apresenta.

Estudantes geralmente não estudam para aprender, estudam para passar em provas.

Cursos de pós-graduação e professores universitários não produzem conhecimentos e publicam artigos e livros para fazerem a diferença no mundo, para terem um significado na pesquisa e na vida intelectual do país, mas sim para engrossarem o seu Lattes e para ficarem bem ranqueados.

A meritocracia exige uma complexa rede de avaliações objetivas para distribuir e justificar as pessoas nas diferentes posições de autoridade e poder na sociedade, e estas avaliações funcionam como guiões para as decisões e ações humanas.

Assim, em uma sociedade meritocrática, a racionalidade dirige a ação para a escolha dos meios necessários para se ter um bom desempenho nestes processos avaliativos, ao invés de dirigi-la para valores, princípios ou convicções pessoais e sociais.

 A/D 




Quase

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase.

É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou.

Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas ideias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor, não me pergunto, contesto. A resposta eu sei, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados.

Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.

O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.

Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque que a rotina acomode que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você.

Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Sarah Westphal