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domingo, fevereiro 11, 2024

Dez Estratégias de Manipulação das Massas




Noam Chomsky é um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como “o pai da linguística moderna “, também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica.

"Em um estado totalitário não se importa com o que as pessoas pensam, desde que o governo possa controlá-lo pela força usando cassetetes.

Mas quando você não pode controlar as pessoas pela força, você tem que controlar o que as pessoas pensam, e a maneira típica de fazer isso é através da propaganda (fabricação de consentimento, criação de ilusões necessárias), marginalizando o público em geral ou reduzindo-a a alguma forma de apatia" (Chomsky, N., 1993)

Inspirado nas ideias de Noam Chomsky, o francês Sylvain Timsit elaborou a lista das “10 estratégias mais comuns de manipulação em massa através dos meios de comunicação de massa."

Sylvain Timsit elenca estratégias utilizadas diariamente há dezenas de anos para manobrar massas, criar um senso comum e conseguir fazer a população agir conforme interesses de uma pequena elite mundial.

Qualquer semelhança com a situação atual do Brasil não é mera coincidência, os grandes meios de comunicação sempre estiveram alinhados com essas elites e praticam incansavelmente várias dessas estratégias para manipular diariamente as massas, até chegar um momento que você realmente crê que o pensamento é seu.



1. A estratégia da Distração

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio, ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes.

A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir o público de interessar-se por conhecimentos essenciais, nas áreas da ciência, economia, psicologia, neurobiologia e cibernética.

“Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais “

2. Criar problemas e depois oferecer soluções

Este método também é chamado “problema-reação-solução “. Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja aceitar.

Por exemplo: Deixar que se desenvolva ou que se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas desfavoráveis à liberdade.

Ou também: Criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos. (qualquer semelhança com a atual situação do Brasil não é mera coincidência).

Este post PORQUE A GRANDE MÍDIA ESCONDE DE VOCÊ AS NOTÍCIAS BOAS? retrata bem porque focar nos problemas é interessante para grande mídia.

3. A estratégia da gradualidade

Para fazer que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Foi dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas, neoliberalismo por exemplo, foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estratégia também utilizada por Hitler e por vários líderes comunistas. E comumente utilizada pelos grandes meios de comunicação.

4. A estratégia de diferir

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura.

É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente.

Depois, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “amanhã tudo irá melhorar” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5. Dirigir-se ao público como crianças

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criança de pouca idade ou um deficiente mental.





Quanto mais se tenta enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como as de uma pessoa de 12 anos ou menor de idade.”

6. Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e finalmente no sentido crítico dos indivíduos.

Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos.

7. Manter o público na ignorância e na mediocridade

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão.

“A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de ser revertida por estas classes mais baixas.

8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade

Promover ao público a crer que é moda o ato de ser estúpido, vulgar e inculto.

9. Reforçar a auto culpabilidade

Fazer com que o indivíduo acredite que somente ele é culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, suas capacidades, ou de seus esforços.

Assim, no lugar de se rebelar contra o sistema econômico, o indivíduo se auto desvaloriza e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E, sem ação, não há questionamento!

10. Conhecer aos indivíduos melhores do que eles mesmos se conhecem

No transcurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles possuídos e utilizados pelas elites dominantes.

Graças à biologia, a neurobiologia a psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado sobre a psique do ser humano, tanto em sua forma física como psicologicamente.

O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior que o dos indivíduos sobre si mesmos.

sábado, fevereiro 10, 2024

O Tesouro de Atreu


 

O Tesouro de Atreu, também chamado Tumba de Atreu e Tumba de Agamenão, é a tumba abobadada, ou tolo, mais monumental que se conhece na Grécia.

Está nas cercanias de Micenas, e a princípio é atribuído a Atreu, o pai do grande rei Agamemnon, cabeça visível da guerra dos aqueus contra Tróia, pois que acostuma datar-se no século XIII a.C.

Esta tumba pertence à arte creto-micênica. Segue o modelo difundido por todo o Mediterrâneo de tumba precedida por um corredor. Neste caso, tem duas câmaras, destacando-se a "falsa abóbada" da maior delas.

Obtém-se mediante fiadas concêntricas de silhares que vão reduzindo o espaço, pelo qual as suas pressões são verticais e não oblíquas, como numa verdadeira abóbada.

O britânico Lord Elgin levou uma parte da entrada sustentada por colunas para o seu país, onde ficou exposta no museu Britânico.


A "maldição" da tumba do faraó

Caixa pintada com cenas de Tutancâmon combatendo os núbios e asiáticos


Em novembro de 1922 o arqueólogo Howard Carter entrou numa tumba antes lacrada e deu uma olhada no que tinha lá dentro. Segundo registros, ele disse para os que o acompanhavam: "Aqui dentro, vejo maravilhas".

Era a tumba do Faraó Tutancâmon, cheia de tesouros e belezas. Mas que carregava consigo uma maldição descrita como "terrível" anos depois: várias pessoas que se envolveram com a tumba morreram.

Lenda

Por muitos anos, rumores de uma " Maldição do faraó" (provavelmente abastecido por jornais que procuravam vendas no momento da descoberta) persistiram, enfatizando a morte prematura de alguns dos que haviam entrado no túmulo.

O mais proeminente foi a morte de Carnarvon, que morreu em 5 de abril de 1923, apenas cinco meses após a descoberta do primeiro degrau que levou à tumba em 4 de novembro de 1922.

Um estudo de documentos e fontes acadêmicas levou The Lancet a concluir que a morte de Carnarvon não tinha nada a ver com a tumba de Tutancâmon, independentemente de ser por causa de uma maldição ou exposição a fungos tóxicos (microtoxinas). 

A causa da morte de Carnarvon foi a pneumonia que sobrevinha à erisipela (facial) (uma infecção estreptocócica da pele e tecido mole subjacente). A pneumonia foi considerada apenas uma das várias complicações, decorrentes da infecção progressivamente invasiva, que acabou resultando em falência de múltiplos órgãos". 

O conde era "propenso a infecções pulmonares frequentes e graves" segundo o The Lancet e havia uma "crença geral de que um ataque agudo de bronquite poderia tê-lo matado. Em um estado tão debilitado, o sistema imunológico do conde era facilmente oprimido pela erisipela".

Um estudo mostrou que das 58 pessoas que estavam presentes quando a tumba e o sarcófago foram abertos, apenas oito morreram em doze anos; Howard Carter morreu de linfoma em 1939 aos 64 anos. 

Os últimos sobreviventes incluíram a filha de George Herbert, e o arqueólogo americano J.O. Kinnaman que morreu em 1961, 39 anos após o evento.




Howard Carter e associados abrindo as portas do santuário na câmara funerária

sexta-feira, fevereiro 09, 2024

Colma - Estados Unidos: A Cidade dos Mortos



Também conhecida como a “Cidade dos Mortos”. Dizem que no século XX foi proibida a criação de novos cemitérios em alguns locais dos Estados Unidos, e as pessoas que trabalhavam com os sepultamentos procuraram um local que não fizesse parte desta lei para continuar com os enterros.

A cidade de Colma tornou-se, assim, o principal local para se criar cemitérios. Eles ocupam cerca de 70% da área da cidade. A cidade possui 1507 habitantes vivos e quase 2 milhões de pessoas foram sepultadas lá.

Os habitantes da cidade parecem gostar da fama que levam e dizem: “Como é bom estar vivo em Colma”. Apesar de bizarro, se você gosta de sentir medo, não deixe de visitar Colma.

De acordo com o Departamento do Censo dos Estados Unidos, a vila tem uma área de 4,9 km2, dos quais todos os 4,9 km² estão cobertos por terra.

Demografia

Desde 1930, o crescimento populacional médio, a cada dez anos, é de 27,9%.

Censo 2020

De acordo com o censo nacional de 2020, a sua população é de 1 507 habitantes e sua densidade populacional de 307,8 hab/km². Houve um decréscimo populacional na última década de -15,9%, bem abaixo do crescimento estadual de 6,1%. Continua a ser a localidade menos populosa do condado de San Mateo, ocupando a 20ª posição.

Possui 526 residências que resulta em uma densidade de 107,4 residências/km² e uma redução de -10,2% em relação ao censo anterior. Deste total, 3,2% das unidades habitacionais estão desocupadas. A média de ocupação é de 3,0 pessoas por residência.

A renda familiar média é de 95 357 dólares e a taxa de emprego é de 70,0%.

Censo 2010

Segundo o censo nacional de 2010, a sua população era de 1 792 habitantes e sua densidade populacional de 362,2 hab/km². Era a localidade menos populosa do condado de San Mateo e também a que teve, em 10 anos, o maior crescimento populacional. Possuía 586 residências que resultava em uma densidade de 118,5 residências/km².


 

Barkhad Abdi

Barkhad Abdi - Cinebiografia Capitão Phillips, onde interpretou o sequestrador de navios e líder pirata Abduwali Muse. 

 

Barkhad Abdi nasceu em Mogadíscio, Somália no dia 10 de abril de 1985, é um ator, diretor e produtor somali naturalizado americano.

Tendo nascido na cidade somali de Mogadíscio, capital da região ao sul do país Banaadir, Abdi foi criado no Iêmen. Quando tinha catorze anos, em 1999, sua família se mudou para os Estados Unidos, fixando residência na cidade de Mineapolis.

Posteriormente, Abdi entrou na Minnesota State University Moorhead, situada quatro horas a noroeste de sua cidade adotiva, período no qual trabalhou como motorista de limusine e DJ profissional.

Sua estreia no cinema aconteceu com a cinebiografia Capitão Phillips, onde interpretou o sequestrador de navios e líder pirata Abduwali Muse. 

Sua atuação destacada lhe rendeu diversos elogios da crítica especializada, recebendo diversas indicações para os principais prêmios da indústria cinematográfica estadunidense, como o Screen Actors Guild, sindicado que representa os atores locais, o Globo de Ouro, segundo prêmio em importância, para o BAFTA, da academia de artes britânica, e para o principal prêmio da indústria, o Oscar. 

Atuou também em Blade Runner 2049 (2017), como Doc Badger, um técnico do submundo de Los Angeles, que trata da análise e comércio de itens diversos.

quinta-feira, fevereiro 08, 2024

Jaques Biederer – Um dos Primeiros Fotógrafos Eróticos


 

Jaques Biederer, um dos primeiros fotógrafos da história a ser especializado em fotos eróticas. Esta foto foi tirada em Paris em 1928.

Jacques que era da Morávia, atual república Checa, mudou-se para Paris em 1908. Charles seu irmão o seguiu em 1913 para ajudá-lo como fotógrafo.

O estúdio estava situado no 33 boulevard du Temple, Paris Publicadas como Éditions Ostra , suas fotografias durante as décadas de 1920 e 1930 variavam de nus artísticos a estudos de fetiche sexual, incluindo bondage, dramatização fantasiada e punição corporal erótica.

Eles também produziram uma série de filmes mudos de fetiche retratando cenas de dominação e submissão, como Dressage au fouet. Os irmãos batizaram o negócio 'Ostra Studio' em homenagem à sua cidade natal - Moraska-Ostrava.

Alguns postais têm a assinatura JB, B, Ostra ou um ponto de interrogação num triângulo. Outras fotos podem ser identificadas por estilo, móveis e modelos.

Biederer foi um precursor de fotógrafos e artistas posteriores com interesses semelhantes, como Charles Guyette , John Willie e Irving Klaw .

Durante a ocupação alemã na França, os irmãos, que eram judeus, foram presos. Ambos irmãos foram mortos no campo de Auschwitz-Birkenal em 1943. Texto: PH. Lacerda.

Ronda - Espanha


 

Ronda é uma cidade espanhola, capital do município com o mesmo nome, inserido na província de Málaga, comunidade autônoma da Andaluzia, com área de 481 km2 com população de 35836 habitantes (2006) e densidade populacional de 72,68 hab/km². É tida como a cidade-berço das touradas.

Meseta rochosa a 739 metros acima do nível do mar. Está dividida em duas partes por um precipício conhecido como "el Tajo de Ronda" (penhasco de Ronda), por onde passa o rio Guadalevin, afluente do rio Guadiano.

Em continuação da garganta da escarpa propriamente dita, estende-se também um penhasco sobre o vale dos Moinhos (valle de los Molinos). A oeste da cidade encontra-se o parque natural da Serra das Neves, a sul o vale do rio Genal, a oeste a Serra de Grazalema e a norte os planaltos em direção a Campillos.

Ronda tem comunicação com os municípios circundantes através de uma rede de estradas montanhosas com valor paisagístico muito apreciado uma vez que atravessam os numerosos passos de montanha da Cordilheira de Ronda, que oferecem aos viajantes vistas muito apreciadas.

Os transportes por comboio são rápidos e cómodos desde a inauguração das linhas férreas pendulares Talgo com ligação direta a Madrid e Algeciras. Os monumentos mais destacáveis são a Ponte Nova (Puente Nuevo) situada sobre a "Garganta del Tajo" junto à Ponte Velha (Puente Viejo) e à Ponte Árabe (Puente Árabe).

Na zona antiga, conhecida como "A Cidade" (La Ciudad), encontra-se a Igreja Matriz, a Câmara Municipal, o Palácio de Mondragón e o Palácio do Marquês de Salvatierra, a casa do Rei Mouro (Casa del Rey Moro) e a do Gigante junto ao fundo do Tajo, com acesso por escadas.

Na zona moderna, encontra-se a Pousada (Parador de Turismo) construído sobre o que antes fora o conjunto de edifícios da Câmara Municipal e do Mercado Municipal (Mercado de Abastos).

A praça de touros de Ronda, propriedade da "Real Maestranza de Caballería de Ronda" (sociedade de cavaleiros para a promoção da equitação com origens nas antigas escolas do manejo das artes bélicas a cavalos) é uma das maiores e mais antigas do mundo.

Ainda na zona moderna, encontra-se o parque da Alameda com varandas sobre o Tajo onde também está presente o novo Teatro Espinel, as igrejas do Socorro, da Misericórdia entre outras.


quarta-feira, fevereiro 07, 2024

As Pedras das Pirâmides


Cada pedra na pirâmide pode pesar entre 2 toneladas e 15 toneladas, o que é uma façanha impressionante considerando que foram erguidas por uma civilização que não possuía a tecnologia moderna que temos hoje.

O número de pedras usadas nas pirâmides é simplesmente espantoso. Estima-se que existam cerca de 3 milhões de pedras empilhadas nessas enormes estruturas.

Outro exemplo notável é o peso de uma pedra específica encontrada no telhado da Câmara do Rei, que chega a incríveis 70 toneladas! Imaginar como os antigos egípcios conseguiram transportar, cortar e organizar essas pedras maciças é um verdadeiro enigma.

Até hoje, não temos conhecimento exato de como eles realizaram esse feito extraordinário. As teorias sobre a construção das pirâmides variam desde o uso de rolos de madeira para mover as pedras até a possibilidade de rampas inclinadas e técnicas avançadas de matemática e geometria.

No entanto, nenhuma delas foi comprovada conclusivamente, e o segredo por trás dessa engenharia excepcional permanece envolto em mistério. As pirâmides continuam a ser uma fonte de fascínio e admiração, testemunhando a grandeza e o conhecimento dos antigos egípcios.

Sua construção é um testemunho duradouro da capacidade humana de realizar feitos extraordinários e desafiar os limites da engenharia, mesmo em eras antigas.

Essas maravilhas arquitetônicas permanecem como um lembrete impressionante do passado grandioso da civilização egípcia. (Factos Inacreditáveis) 

Carta ao humano que me resgatou


 

Carta ao humano que me resgatou - Quando eu desisti de mim, deitei naquele cantinho e esperei a morte chegar. Mas antes de desistir de mim, eu tentei.

Eu corri na tia do churrasquinho, pedi um pedacinho. Tomei uma vassourada. Antes de desistir de mim, eu tentei deitar na entrada da farmácia, porque já havia andado muito no calor e queria descansar.

Antes de desistir de mim, vi uma moça igualzinha à minha ex-dona e fiz festa para ela. Levei um chute. Antes de desistir de mim, achei que tinha feito amigos humanos, mas eles me espancaram.

Antes de desistir de mim, eu tentei pedir socorro na padaria, onde girava um lindo frango assado e meu estômago roncava. Mas fui enxotado.

Antes de desistir de mim, eu tentei parecer visível aos transeuntes, mas eles não me viram. Então, cansado, ferido psicológica e fisicamente e com muita fome, eu desisti.

Deitei aqui nesse cantinho. Rosnei pra alguns humanos porque estou cansado de sentir dor. Eu tenho medo. Quero partir logo.

Mas aí, você chegou.

Ignorou meus rosnados. Entendeu minha dor, respeitou meu espaço. Assim, assim, né. Não sabia pra onde me levar e nem com que dinheiro ia me ajudar. Mostrei os dentes e você disse com voz de bebê: “está tudo bem agora!”.

Para mim não! Eu cansei! Eu não quero mais lutar. Mas você? Você me deu banho, enfiou remédio goela abaixo, me deu injeção e ficou acordado comigo.

Você me alimentou na seringa, me beijou e me fez pensar que de repente, eu poderia mudar de ideia. Você chegou e não partiu.

Me resgatou das ruas e de mim. E me deu uma oportunidade de ser feliz. Aliás, você lutou por mim, mais que eu mesmo. O que você viu em mim?

Que olhos são esses que veem o que a humanidade ignora?

Como agradecer? Só encontro uma opção: pedir que você tenha saúde e coragem para proporcionar a outros animais, aquilo que me proporcionou. Vida.” LAYKA

Resgatada pelo bazar OPMAM Itanhaém, ficou em lar temporário e foi adotada por Vivi Patekos.

terça-feira, fevereiro 06, 2024

Giuliano Gemma


 

Giuliano Gemma nasceu em Roma no dia 2 de setembro de 1938. Foi um ator, apresentador de TV, escultor e atleta italiano.

Inicialmente Gemma trabalhou como dublê, mas o diretor Duccio Tessari ofereceu a ele um papel no filme Arrivano i titani, em 1962. A partir de então, construiu extensa filmografia.

Gemma posteriormente tornou-se um ator de filmes western spaghetti, alcançando grande sucesso como herói de filmes como Uma pistola para Ringo, O Dólar Furado.  

Quando atuava nos filmes ainda era atleta, e chamava a atenção pela sua elasticidade nas cenas. Para atuar em filmes dos EUA teve que adotar o codinome Montgomery Wood.

Giuliano Gemma também trabalhou na televisão italiana e como escultor.

Durante as filmagens do clássico, Uma pistola para Ringo, Giuliano conheceu sua futura esposa, Natália Roberti, com quem se casou pouco depois e teve duas filhas: Giuliana e Vera.

Ambos foram casados até 1995, quando Natália veio a falecer. Depois casou-se com Baba Richerme. Sua filha, Vera Gemma, também é atriz.

Em 1 de outubro de 2013, Giuliano Gemma feriu-se gravemente em um acidente de carro perto de Cerveteri. Morreu logo após chegar ao hospital em Civitavecchia. Dois outros passageiros também se feriram no acidente.

 

A Ressureição


 

Esta escultura enorme e assustadora pode ser encontrada no Vaticano e é chamada de ressurreição!

A Ressurreição é uma escultura de bronze vermelho produzida pelo artista italiano Pericle Fazzini, sendo seu mais importante trabalho.

Inaugurada em 28 de setembro de 1977, completou a construção da Sala Paulo VI, projetada por Pier Luigi Nervi para abrigar as conferências públicas do Papa Paulo VI.

Os primeiros contatos entre Fazzini e o Vaticano ocorreram em 1966, mas a decisão definitiva para contratá-lo foi tomada diretamente pelo Papa.

O artista iniciou o trabalho em 1970 e concluiu o esboço da obra no verão de 1975, quando teve problemas de saúde causados pela exposição à gases tóxicos durante o trabalho.

O esboço, feito em poliestireno, foi cortado e enviado para a fundição, na qual foram utilizadas cerca de oito toneladas de uma mistura de bronze e latão, posteriormente soldadas na conclusão da obra, em 1977.

Para Fazzini, este trabalho representa a ressurreição de Cristo, que emerge de uma cratera produzida por uma explosão nuclear no Jardim de Getsêmani.

Em comemoração da Páscoa de 2013, o Correio Vaticano emitiu um selo postal retratando a escultura.

Em 2011, a escultura passou por um processo de restauração que consistiu na remoção de partículas como poeira e graxa acumuladas na superfície e na correção da oxidação, típica do cobre e seus compostos, objetivando devolver à obra sua forma e brilho originais.


Argos – O Cão fiel


 

Na Odisseia de Homero, Argos é o fiel cão de Odisseu/Ulisses. Após 20 anos lutando para chegar a Itaca, Ulisses finalmente alcança a sua terra natal. Na sua ausência, alguns pretendentes invadiram sua casa na esperança de se casarem com sua esposa Penélope.

A fim de, secretamente reentrar em sua casa, em última análise para atacar de surpresa os pretendentes, Odisseu disfarça-se de mendigo, e apenas seu filho Telêmaco descobre sua verdadeira identidade.

Assim que Odisseu se aproxima de sua casa pela primeira vez em 20 anos, ele encontra Argos deitado, negligenciado em uma pilha de estrume de vaca, infestado de piolhos, velho e muito cansado.

Este é um nítido contraste com o cão que Ulisses deixou para trás; Argos costumava ser conhecido por sua velocidade e força, e suas habilidades superiores de rastreamento. Argos reconhece Ulisses de uma só vez, e ele tem apenas a força suficiente para mexer seus ouvidos e abanar a cauda, mas não pode se levantar para cumprimentar seu mestre.

Assim que Ulisses passa (mas não sem derramar uma lágrima por seu lindo cão deitado em adubo) e entra em sua sala, Argos morre. Isto é importante porque se Argos vivesse, ele sem dúvida iria chamar a atenção de Odisseu e arruinar seu plano de matar os invasores.

A simplicidade das relações entre Argos e Ulisses permite a sua reunião em ser imediata e sincera. Ao contrário de seu relacionamento com a esposa Penélope, Odisseu não precisa se preocupar em como os 20 anos de distância afetaram seu relacionamento com Argos.

Seu relacionamento com seu cão, embora forte, é muito mais simples e mais fácil de continuar do que qualquer relação com sua família ou amigos que aguardavam seu retorno.

Excerto da odisseia

"Assim falavam ambos entre si, quando um cão, deitado, ergue a cabeça e as orelhas; era Argos que, outrora, o valoroso Odisseu treinara, sem disso tirar prazer, já que tivera antes que partir para a santa Ílion.

Com os rapazes o cão passara a vida atrás dos cervos, lebres e carneiros selvagens. Mas agora, com o chefe ausente, fora largado ali, numa estrumeira diante do portal, onde se fizera o depósito de adubo, que bois e mulas forneciam as riados de Odisseu, quando tinham de buscar fertilizantes para seus vastos domínios.

Assim jazia o velho Argos, cheio de parasitos. Então, como reconhecesse Ulisses, bem perto dele, abanou a cauda e abaixou as orelhas, falta de forças para alcançar o dono. Mas o herói o vendo, enxugou uma lágrima, que lhe. escapara sem que Eumeu a percebesse.

E bem depressa dirigiu-se ao outro: 'Eumeu! Que estranho cão é esse na estrumeira! Que belas linhas! Mas já não posso saber se era tão rápido na corrida quanto parece belo.

Ou talvez não passasse de um desses cães ao pé da mesa, de quem os reis se ocupam nada mais que para exibi-los?'

E tu, porqueiro Eumeu, assim lhe respondeste: 'É o cão daquele chefe que morreu longe de nós. Se o tivesses visto, em plena força, no dia em que Odisseu, partindo para Tróia, o abandonou, bem louvarias seu vigor e rapidez!

Jamais, nas profundezas da floresta, nenhum bicho feroz lhe escapou, tão depressa o visse. Que grande farejador! Mas hoje é presa da decadência; e o real dono pereceu alhures, longe da pátria.

As mulheres já não cuidam natais dele; são negligentes, pois servidores, logo que os patrões não mais exercem sua autoridade, também não querem trabalhar com zelo. É que Zeus, de voz tronitroante, reduz à metade o mérito do homem sobre quem se abate o dia da servidão.'

Assim falando penetrou nos aposentos senhoriais e, indo diretamente ao salão, aí encontrou os pretendentes. Já então Argos recebera a negra morte, cumprindo seu destino logo após rever Odisseu, vinte anos depois que ele partira."