Propaganda

quarta-feira, maio 01, 2024

A Areia: Precisamos saber mais sobre ela!


 

Pergunte a várias pessoas: Qual o recurso natural mais utilizado no mundo após a água? Você deve constatar que a maioria das pessoas irá dar uma resposta errada. Possivelmente, o petróleo e a madeira serão os mais citados. Faça o teste, oferecendo as opções petróleo e madeira!

Se intuitivamente a maioria das pessoas erra a resposta, o fato é que o uso de areia (em toneladas/ano) é aproximadamente 10 vezes maior do que o do petróleo e por volta de 20 vezes maior do que a da madeira.

Cerca de 4 bilhões de toneladas de petróleo e 2 bilhões de toneladas de madeira são extraídas anualmente. Por outro lado, algo entre 40 e 50 bilhões de toneladas de areia e cascalho são extraídos todos os anos no planeta.

Areia e cascalho são usados ​​para edificar as cidades modernas. Afinal, o concreto e o asfalto são produzidos usando essa matéria prima. Vale lembrar que também que precisamos de areia para a fabricação de vidros e eletrônicos.

Portanto, mesmo sem considerarmos os números apresentados acima, é fácil – após refletirmos um pouco sobre o que existe nas áreas urbanas – entendermos a grande demanda de areia que existe em nossa civilização.

E de onde vem toda essa areia?

Após a primeira pergunta, talvez você possa obter uma segunda resposta errada das pessoas sobre a origem da areia usada pela civilização. Os primeiros locais para extração de areia que costumam vir à mente são os ambientes marinhos e os desertos.

No entanto, a areia marinha possui grande quantidade de sal o que acelera a corrosão do aço e do ferro usados nas construções. Dessa forma, uma estrutura construída com areia marinha não seria duradoura.

No caso da areia do deserto, seus grãos sofrem o forte intemperismo do vento tornando os seus formatos inadequados para a fabricação de um concreto estável.

A fricção com o ar e com outras partículas causada pelo vento causa grande desgaste dos grãos desérticos. Dessa forma, eles são pequenos, arredondados e lisos e possuem pouca aderência entre si.

O melhor tipo de areia para a construção é frequentemente encontrado em rios e lagos. Os grãos de areia desses ambientes não têm excesso de sal e possuem formatos angulares ou alongados com superfícies ásperas. Tais formatos promovem grande interligação entre os grãos, garantindo estabilidade ao concreto.

A Areia está escorregando entre os dedos dos ambientalistas.

O uso do petróleo e a queima de madeira causam grandes danos ao ambiente e merecem atenção. Aos poucos, medidas e campanhas impulsionadas pelos ambientalistas têm procurado minimizar o impacto causado pelo uso da madeira e do petróleo.

Por outro lado, o prejuízo ambiental ocasionado pela mineração da areia em lagos e rios tem sido frequentemente ignorado. O uso de areia e cascalho triplicou nas últimas duas décadas e é esperado que tal tendência continue.

Afinal, a demanda de areia ainda está crescendo devido ao crescimento populacional, urbanização e desenvolvimento de infraestrutura. Ecossistemas podem ser devastados e espécies extintas devido a extração de areia! Há alternativas como a reciclagem e novas tecnologias. Está na hora dos ambientalistas arregaçarem as mangas novamente, para mais uma vez ajudarem o planeta!

“A governança dos recursos de areia é um dos maiores desafios de sustentabilidade do século XXI.” (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)

Referência: https://unepgrid.ch/en/activity/sand


0 Comentários: