Propaganda

sábado, maio 20, 2023

Joana d'Arc - A Guerreira Francesa Acusada de Bruxaria


Joana d’Arc é uma das coisas inexplicáveis da Igreja Católica.

Joana d'Arc - A Guerreira Francesa Acusada de Bruxaria - Considerada uma heroína na França por ter combatido ativamente na Guerra dos Cem Anos.

A jovem camponesa dizia que recebia visões divinas do Arcanjo Miguel, de Santa Catarina e da Santa Margarida que doutrinaram a ajudar as forças de Carlos VII e livrar a França do domínio da Inglaterra.

O não coroado Carlos VII enviou Joana junto com um exército para tentar resolver o Cerco de Orleães. Após apenas nove dias de ação, a batalha terminou com um resultado favorável aos franceses e Orleães foi libertada, elevando assim à reputação de Joana a condição de heroína da França perante o povo da França.

E não parou de conquistar uma serie de conquistas militares para o exército de Carlos VII o que livrou a França do domínio da Inglaterra, o que permitiu a coroação como rei na catedral de Reims. Como resultado, a moral da população francesa melhorou e a maré da Guerra dos Cem Anos começou a virar em favor dos franceses.

Contudo, após o fracasso do Cerco de Paris, a notoriedade de Joana d’Arc entre os nobres franceses diminuiu e ela foi presa em 23 de maio de 1430 em compiègne pelos Borguinhões, grupo de franceses traidores que apoiavam os ingleses.

Joana d’Arc foi entregue ao governo da Inglaterra. Os ingleses colocaram nas mãos bispo Pierre Cauchon o julgamento de Joana e diversas acusações foram jogadas sobre ela de cunho religioso. Veja que quem vai julgar é a própria igreja e claro: foi declarada culpada e sentenciada a morte na fogueira.

Aos 19 anos de idade, no dia 30 de maio de 1431, foi executada. Contudo, sua morte a elevou aos status de mártir, aumentando assim, o patriotismo francês contra os ingleses.

Agora vem o mais ridículo.

O Papa Calisto III em 1456 autorizou um tribunal inquisitorial para examinar o seu julgamento e esmiuçando suas acusações e proclamando sua inocência, formalmente declarando Joana d’Arc como mártir da igreja.

Usada como símbolo pela Liga católica no século XVI contra os protestantes e, em 1803 Joana d’Arc foi oficialmente declarada como símbolo nacional da França pela decisão de Napoleão Bonaparte. Foi beatificada em 1909 e canonizada em 1920 pelo Vaticano.

Perceberam como funcionam todas as coisas da igreja católica?

A igreja condena e mais tardiamente inocenta, beatifica e canoniza.

Joana d’Arc permanece uma figura popular no país e pelo mundo, sendo retratada em inúmeras peças de literatura, pinturas, esculturas e outras formas de arte, sendo figura central no trabalho de vários escritores, artistas, cineastas e compositores famosos.

Joana d'Arc é atualmente um dos nove padroeiros da França

Joana d’Arc – Morte e Pós-Morte

Na praça do velho mercado (Place Du Vieux Marché) em Ruão às nove horas da manhã do dia 30 de maio de 1431, Joana d’Arc foi queimada viva com apenas dezenove anos.

Antes Joana havia sido declarada heroína francesa ao combater os ingleses na Guerra dos Cem Anos, que na verdade demorou 116 anos.

Entrou na praça cheia de expectadores e foi colocada na plataforma montada para sua execução. Antes havia-se confessado com Jean Totmouille e Martin Ladvenu que administraram os sacramentos da Comunhão. 

Após lerem a sentença Joana d’Arc foi queimada viva.  Para que não houvesse veneração pública por parte dos franceses, suas cinzas foram jogadas no rio Sena.

A igreja a condenou à morte na fogueira e depois a fez santa.

Após a morte de Joana d'Arc

No ano de 1456, foi iniciado o processo de revisão do processo de Joana d’Arc sendo considerada inocente pelo Papa Calisto III e o processo foi considerado invalido.

Em 1909 a beatificação de Joana foi autorizada pela Igreja Católica e em 1920 ela foi canonizada pelo Papa Bento XV.

Vinte anos após a condenação de sua morte na fogueira, a mãe de Joana d’Arc pediu ao Papa da época, Calisto III, que autorizasse uma comissão que numa pesquisa serena e profunda reconheceu a nulidade do processo por vício de forma e de conteúdo. 

Joana teve então sua honra reabilitada, tendo sido apagado o nome bruxa e feiticeira e ela foi reconhecida por suas virtudes heroicas provenientes de uma missão divina.

Ela foi proclamada Mártir pela Pátria e da Fé.

Santa Joana é sincretizada nas religiões afro-brasileiras como a orixá Obá.

Coisas da Igreja Católica.

Francisco Silva Sousa

 


0 Comentários: