Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, agosto 03, 2024

Curiosidades sobre Veneza


Foto de 1950, mostra o canal principal se Veneza drenado e sendo escavado para ter aumentada a sua profundidade.

Veneza é uma ilha? Não exatamente! Na verdade, a cidade é um conjunto de 124 ilhotas que começaram a ser populadas e anexadas umas às outras a partir do século VII.

Cada pedacinho da cidade possuía geralmente uma igreja, um campo (a praça) e um poço, e eram as pontes que interligavam uma parte à outra. Diferente do que muita gente pensa, Veneza não é mar e sim uma lagoa separada do mar por pequenas porções de terra.

O Canal Grande tem aproximadamente 4,2 quilômetros e profundidade de 3 a 5 metros. Uma grande ponte liga a ilha até a cidade de Mestre (como alguns dizem Veneza nova, ou Veneza continente). Por ela passam carros, ônibus e o trem.

A construção de Veneza

Para construir as casas e palácios, os venezianos fincavam troncos de madeira nos pequenos pedaços de terra para que eles ficassem bem sólidos. Em contato com a água salgada e o “caranto”, mistura de areia e argila das camadas mais fundas da lagoa, os troncos ficavam duros como pedra.

A partir daí, os construtores colocavam duas camadas de placas de madeira e uma camada de blocos de pedras e tijolos sigilados posteriormente com grandes blocos de pedra de Istria, uma espécie de mármore muito resistente à água salgada e à umidade.

As margens das ilhas são revestidas com tijolos para que a erosão não “coma” o terreno da cidade. Com o passar dos anos, esses tijolos tornam-se frágeis atacados pela água salgada, pela variação da maré e pelos movimentos dos motores dos barcos.

Assim, de tempos em tempos, e é necessária uma restauração. A operação não é nada fácil, deve-se fechar e esvaziar o canal para trocar os tijolos danificados.

As ruas de Veneza são cobertas por pedras chamadas trachite e é exatamente debaixo de onde pisamos que está todo o sistema elétrico e hidráulico da cidade. E entre uma ilhota e outra os fios e tubulações também são atravessados pelas pontes.

Veneza não possui um sistema de esgoto moderno e utiliza ainda as históricas galerias que levam a água suja aos rios e canais. Duas vezes por dia, a lagoa se esvazia e se enche de água proveniente do mar por três bocas de porto, limpando assim os canais.

Em grande parte das construções existem as fossas sépticas, grandes caixas onde ocorre um tratamento da água suja antes que ela seja depositada nos canais. (Fonte do Texto: pt.Linkedin)

Isso é amor! - Turia Pitt teve 65% do corpo queimado.




Isso é amor! - Turia Pitt teve 65% do corpo queimado. - A ex - modelo Australiana Turia Pitt teve 65% do corpo queimado em um acidente em prova de Ultramaratona.

O namorado Michael decidiu se afastar do trabalho para cuidar da recuperação dela.

Dias atrás esteve na CNN para uma entrevista e o entrevistador lhe perguntou:

"Em nem um momento você pensou em deixá-la e contratar uma pessoa para cuidá-la e seguir sua vida?

Em uma resposta que emocionou o mundo todo disse:

"Eu casei com a alma dela, com o caráter dela e é a única mulher que me continua a encher meus olhos.'

Carreira

Turia Pitt estava competindo em uma ultramaratona em Kimberley na Austrália Ocidental na em 2011 quando ela foi pega em um incêndio no mato.

Um inquérito sobre a Ultramaratona Kimberley condenou os organizadores da corrida, RacingThePlanet. 

Turia Pitt sofreu queimaduras em 65% de seu corpo e teve quatro dedos de sua mão esquerda e seu polegar direito amputados.

Entrou com uma ação no Supremo Tribunal contra os organizadores, e em maio de 2014, foi noticiado que houve uma resolução de comum acordo.

Os organizadores do evento, RacingThePlanet, foram duramente criticados pela sua negligência e incompetência através de um Inquérito parlamentar conduzido pelo Governo Australiano.

Pitt foi nomeada para o prêmio de Mulher do Ano de 2014 em Nova Gales do Sul, e foi uma das finalistas para a Jovem Australiano do Ano.

Turia é uma embaixadora para a Interplast a Austrália e Nova Zelândia, e foi destaque na capa do Australian women's Weekly, o que atraiu a atenção da mídia mundial.

Ela também é uma humanitária e arrecadou cerca de $200.000 para Interplast por caminhar parte de uma seção da Grande Muralha da China.

Foi anunciado em 21 de julho de 2015, que ela e o parceiro de longa data Michael Hoskin estavam noivos e iriam se casar.

Em 8 de maio de 2016, Pitt completou sua primeira competição de Ironman da Austrália em 13:24:42. 


sexta-feira, agosto 02, 2024

Pérolas



 

Pérolas são lindas joias, mas são produtos da dor. Cada pérola é o resultado de uma ostra ferida por um grão de areia que entra nela. Uma ostra não ferida não pode produzir pérolas.

Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia. Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar.

Quando um grão de areia a penetra, às células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior.

Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra.

Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário – a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água.

Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme.

“Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga. Por isso, as esféricas são tão valiosas”, diz o biólogo Luís Ricardo Simone, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos.

A cor da pérola varia conforme as condições ambientais e a saúde da ostra: as mais comuns são rosa, creme, branca, cinza e preta

As formas da pérola dependem do formato do invasor e do local onde ele se instala. As esféricas são as mais raras e, consequentemente, mais valiosas.

“Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas.” Direitos dos Animais

Helena de Tróia


 

Na mitologia grega, Helena era filha de Zeus e da rainha Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta.

Quando tinha onze anos foi raptada pelo herói Teseu, porém, seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta.

Helena possuía a reputação de mulher mais bela do mundo. Helena tinha diversos pretendentes, que incluíam muitos dos maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo, Tíndaro, hesitava tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros.

Finalmente um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de Itaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse.

Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta. Ela é descrita por Homero como de “faces rosadas”, Ibico, Safo e Estesícoro se referem a ela como “loira”.

Helena de Tróia

Numa viagem a Esparta, Páris encontra a princesa Helena, que está casada com Menelau, irmão de Agamenon, filhos de Altreu, rei de Micenas. Após nove dias entretendo Páris, Menelau, no décimo, parte para Creta, para os rituais fúnebres de Catreu, seu avô materno. 

Helena e Páris fogem para Troia, abandonando Hermione, então com nove anos de idade; Menelau, Agamenon, e outros reis juntam-se numa guerra contra Troia. Em princípio para resgatar Helena e vingar Menelau, mas na realidade com interesses econômicos também.

A guerra dura dez anos. Heitor e Aquiles morrem. Um dia, os troianos percebem que o acampamento de seus inimigos está vazio, e imaginam que finalmente abandonaram a guerra. Encontram por ali um enorme cavalo de madeira que acreditam ser um presente, e o carregam para dentro de suas muralhas.

Porém, tudo não passava de uma armadilha criada por Odisseu para conseguir invadir o território inimigo, assim de noite, quando os troianos estavam dormindo, os soldados começam a sair de dentro do cavalo e a atacar a cidade, agora indefesa. A guerra é vencida pelos gregos.

Existem várias versões sobre o fim de Helena. Segundo Pausânias, após a morte de Menelau, ela foi expulsa do reino pelo seu enteado, Nicostrato. Foi morar com a rainha Polixo de Rodes, que fingiu ser sua amiga, mas queria vingança pela morte do marido Tlepólemo.

Quando Helena estava tomando banho, a rainha mandou as servas vestidas de Erinias a enforcarem. Após a morte foi para a ilha de Pelegos.

quinta-feira, agosto 01, 2024

Bruce Ismay - Proprietário da White Star Line



Bruce Ismay - Proprietário da White Star Line - Joseph Bruce Ismay nasceu em Crosby em 12 dezembro de 1862 e faleceu em Londres   em 15 de outubro de 1937.  Foi um   empresário britânico, presidente da companhia de navios White Star Line.  

Filho de seu fundador Thomas Henry Ismay, Bruce Ismay viajou o mundo quando jovem, antes de começar a trabalhar na companhia de seu pai, a herdando em 1899.

Junto com William Pierre, dos estaleiros da Harland and Wolff, ele começou projetos para construir os maiores navios do mundo.

Em 1907, os dois homens concordam em construir três navios para nova Classe Olympic. Ismay supervisionou a construção das embarcações e esteve presente na viagem inaugural do RMS Olympic, em junho de 1911. 

Ele também viajou em abril de 1912, na viagem inaugural do RMS Titanic, porém o navio colidiu com um iceberg e afundou na madrugada do dia 15 de abril. 

Aproveitando-se de sua autoridade, Ismay conseguiu sobreviver em um dos botes salva-vidas destinados às mulheres e crianças, e essa atitude, considerada covarde e egoísta, foi duramente criticada pela imprensa e pela opinião pública. 

Além disso, dias depois do acidente, descobriram que a decisão de reduzir o número de botes salva-vidas (de 48 para 16) havia sido dele, o que aumentou ainda mais a raiva da população. Ismay passou a receber mensagens ameaçadoras e muitos de seus amigos o abandonaram.

No ano seguinte, Ismay abriu mão de seus cargos na White Star e em outras companhias, porém continuou no ramo dos negócios e gerenciou diversas empresas em Londres e Liverpool, também fundando duas instituições de caridade. 

Se aposentou em 1934, mesmo ano em que testemunhou a fusão da White Star com sua maior rival, a Cunard Line. Morreu em 1937, aos 74 anos de idade, devido à uma trombose.

 Até hoje a imagem e reputação de Ismay permanecem manchadas por conta do Titanic, tanto no âmbito público como em filmes e documentários sobre o naufrágio.

Leia também: William McMaster Murdoch

Iceberg



Um iceberg e sua sombra dividindo a imagem em quatro quadrantes perfeitos. Não há fim para o que começou o mundo e para o que o terminará... 

A natureza é mais: é pureza, é leveza, é tudo! A natureza não tem limite, e é infindável. Basta ter sensibilidade e verá em cada pedacinho do Universo fenômenos inexplicáveis em volta.

Iceberg

Um iceberg é um bloco ou massa de gelo de grandes proporções que, tendo-se desprendido de uma geleira (por exemplo, das existentes nas calotas polares, originárias da era glacial), de um glaciar ou de uma plataforma de gelo continental, vagueia pelo mar, levado pelas águas dos mares árticos ou antárticos.

Icebergs são constituídos primordialmente de água doce, conquanto não puramente, dado que podem trazer em seu interior outros corpos (animais, fósseis ou não). Não se devem confundir com banquisas (plataformas de água do mar congelada no inverno), que raramente resistem ao verão.

De cada iceberg, apenas cerca de 10% da sua massa (ou volume, dado que a massa especifica da água, mesmo no estado sólido, é significantemente próxima de 1 g.cm−3) emerge à superfície.

A rigor, a massa especifica do gelo em condições polares vale 0,917 g.cm−3, e permanece essencialmente constante durante toda a "vida" útil do bloco como tal, embora lenta, mas progressivamente crescente com o decurso do tempo e o contato com o meio por onde flutua.

Os demais cerca de 90% permanecem submersos, donde o enorme perigo que conferem especialmente à navegação. Em se tratando de dimensões lineares, notadamente a altura, tem-se que, em média, cerca de 1/7 do iceberg aflora, emerso, à superfície, enquanto os demais 6/7 constituem a porção oculta, o lastro submerso da massa polar flutuante.

A flutuação do iceberg decorre do fato físico de apresentar o gelo polar (de água doce) massa especifica (ou densidade absoluta) de cerca de 0,917 g.cm−3, enquanto a água do mar, por ser solução salina, apresenta massa específica necessariamente maior do que 1 g.cm−3 (em média, 1,025 g.cm−3).

Assim, pelo Princípio de Arquimedes, o iceberg necessariamente flutua na água do mar. As dimensões lineares (alturas) e as massas e os volumes emerso e imerso (submerso) calculam-se pelas leis hidrostáticas.

Desse fato concreto da natureza decorre o dito popular (conotativo) de que algo "é apenas a ponta do aicebergue", para se referir algo (empreendimento, problema, concreto ou abstrato, ou situação) que aparenta ser de simples enfrentamento ou solução, quando, na verdade, é de complexidade ou envergadura consideravelmente maior, a inspirar, pois, por cuidados maiores que os apenas evidentes.

O exemplo mais conhecido de colisão naval com um iceberg é o episódio do naufrágio do transatlântico RMS Titanic em 14 de abril de 1912.

quarta-feira, julho 31, 2024

Elevador Bailong


 

Elevador Bailong é um elevador de vidro com engenharia impressionante, construído na lateral de um enorme penhasco com 326 metros de altura. É considerado o elevador externo mais alto e pesado do mundo.

Localizado no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, na província de Hunan, na China, é famoso pelos espetaculares pilares montanhosos de arenito que se erguem do solo da floresta e circulam o elevador.

A construção começou em 1999 e, após um investimento de cerca de US$ 20 milhões, o elevador Bailong foi aberto ao público em 2002. Túneis e poços foram cavados para acomodar os três corredores de vidros que formam os elevadores de dois andares.

Parte da altura fica embutida dentro da parede da montanha, conforme o elevador sobe, os visitantes são surpreendidos com a paisagem que de repente surge.

São três elevadores que funcionam em paralelo, oferecendo vistas incríveis das montanhas e florestas. Cada elevador tem capacidade para 50 passageiros por vagão.

É também o elevador turístico de tráfego de passageiros mais rápido do mundo com a maior capacidade de carga. Cada vagão é equipado com detectores de terremoto para permitir uma evacuação rápida caso necessário.

Curiosidade: As montanhas de pedra ao redor do elevador inspiraram as montanhas flutuantes do filme "Avatar”. (Via: Experiências Incríveis)


Histórico da Inquisição


Histórico da Inquisição - O Papa Gregório IX, durante o seu pontificado, editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição: Excommunicamus et anathematisamus em 1231, que já previa a pena de morte para os hereges, e em 20 de abril de 1233, Licet ad Capiendos

Nos séculos seguintes, a Inquisição julgou, absolveu ou condenou e entregou ao Estado - para que as penas fossem aplicadas - vários de seus inimigos propagadores de heresias. Nesta etapa, foi confiada à recém-criada ordem dos Pregadores (os Dominicanos).

A privação de benefícios espirituais era a não administração de sacramento aos heréticos, onde, caso houvesse reputação, deveria ser chamada a intervir a autoridade não religiosa (casos de agressão verbal ou física). Se nem assim a pessoa quisesse arrepender-se eram dadas, conscientemente, como anátema (reconhecimento oficial da excomunhão), "censuras eclesiásticas inapeláveis".

Conforme o Concilio de Viana, de 1311, obrigava-se os inquisidores a recorrerem à tortura apenas mediante aprovação do bispo diocesano e de uma comissão julgadora, em cada caso. A tortura era um meio incluído no interrogatório.

Durante a Cruzada Albigense, os Valdenses tinham sido igualmente perseguidos, com um menor número de vítimas, pois ao contrário dos Cátaros, evitavam defender-se pelas armas, preferindo fugir á frente dos exércitos da Igreja Romana e estabelecer-se noutros locais.

O primeiro caso conhecido de julgamento de um valdense por um tribunal da inquisição deu-se mais de um século após o início do movimento, em 1316. Nesse ano, um valdense foi sentenciado a prisão perpétua e outro queimado na fogueira. Em 1319, outros 26 foram presos e outros três condenados à morte.

Foi apenas em 1487 que o Papa Inocêncio VIII declarou uma Cruzada contra os Valdenses. O Papa reuniu um exército de 18 mil homens para matar ou prender todos os valdenses, forçando-os a ir até aos Alpes, onde sofreram dificuldades, mas permaneceram durante muitas décadas a seguir.

Bem mais tarde, já em pleno século XV, os reis de Castela e Aragão, Isabel e Fernando, solicitam, e obtêm do Papa a autorização para a introdução de uma Inquisição. 

Tal instituição afigurava-se lhes- necessária para garantir a coesão num país em unificação (foi do casamento destes dois monarcas que resultou a Espanha) e que recentemente conquistara terras aos mouros muçulmanos na Península Ibérica e os judeus sefarditas, por forma a obter «unidade» nacional que até ali nunca existira. A ação do Tribunal do Santo Ofício tratou de mais casos depois da conversão de alguns judeus e mouros que integravam o novo reino. 

Alguns deles foram obrigados a renegar as suas religiões e a aderir ao cristianismo ou a abandonar o país. A estes é dado o nome de "cristãos-novos". Alguns esqueciam de fato a religião dos seus antepassados, enquanto outros continuavam a praticar secretamente a antiga religião. 

A esses últimos dá-se o nome de criptojudeus. Eram frequentes os levantamentos populares e as denúncias de práticas judaizantes aos inquisidores.

Mais tarde, em certas regiões da Itália e em Portugal, o Papa autorizou a introdução de instituições similares, em condições diferentes. No caso de Portugal, a recusa do Papa ao pedido, tendo visto os abusos da Espanha, mereceu que o rei tivesse como alternativa ameaçar com a criação de uma "inquisição" régia, que segundo ele era coisa urgente para o reino. 

De fato, a introdução da Inquisição em Portugal resultou das pressões espanholas que, para além de uma sinceridade zelota, não queriam ver o reino rival beneficiar-se com os judeus e mouriscos expulsos de Espanha.

O historiador Oliver Tosseri comenta:

"A memória coletiva acabou retendo o episódio da cruzada contra os albigenses, lançada pelos grandes barões do norte da França para acabar com a heresia dos cátaros no sul do país entre 1208 e 1249. Mas foi, sobretudo, o fanatismo do inquisidor espanhol Tomás de Torquemada, no século XV, que marcou definitivamente o espírito do Ocidente europeu.

 Então vieram a Reforma protestante do Século XVI, o antipapismo da Igreja Anglicana, a luta do iluminista Voltaire contra o obscurantismo e, finalmente, o anteclericalismo dos séculos XIX e XX e: um conjunto de elementos que pintaram um quadro tenebroso e distorcido da Inquisição. E essa é a imagem que ainda repousa na mentalidade de nosso tempo.

Neste momento, estamos diante da "apropriação penal" dos discursos, ato que justificou por muito tempo a destruição de livros e a condenação dos seus autores, editores ou leitores. Como lembrou Chartier: " A cultura escrita é inseparável dos gestos violentos que a reprimem". 

Ao enfatizar o conceito de perseguição enquanto o reverso das proteções, privilégios, recompensas e pensões concedidas pelos poderes eclesiásticos e pelos príncipes, este autor retoma os cenários da queima dos livros que, enquanto espetáculo público do castigo, inverte a cena da dedicatória.

terça-feira, julho 30, 2024

Desafio da Gravidade


 

Montanha e cabras selvagens não sabem o que é a gravidade! Eles distribuem peso de forma tão habilidosa que até conseguem andar em encostas. Sabe porque é que as cabras das montanhas escalariam paredes feitas à mão suspensas?

É tudo sobre a dieta deles. Os animais são bastante relutantes em comer. Podem comer facilmente musgo, líquens, relva seca, galhos secos e até plantas venenosas.

E é isso que lhes falta desesperadamente nas montanhas, é SAL. Eles estão subindo as barragens altas suspensas (quase 90 graus) nos seus cascos como se fossem de borracha e literalmente a sugar o paredão. E eles fazem tudo isso somente para lamber as paredes e lamber o sal.

O bode foi um dos primeiros animais domesticados. Domesticada no Oriente Médio, aproximadamente 5 mil anos atrás. O leite de cabra é conhecido por ser uma bebida extremamente saudável e é recomendado consumi-lo todos os dias.

O leite ajuda a melhorar a imunidade, restaurar o funcionamento de todos os sistemas do organismo e livrar-se da lentidão. Há cabras que desmaiam quando assustadas. Geralmente, esta condição não é observada por muito tempo e pode durar até 15 segundos.

As cabras têm uma forma invulgar de biselho que lhes permite ver o seu entorno a 340 graus, sem terem de enfrentar um objeto de interesse.

Tal rotunda é essencial para a sobrevivência, pois o animal é herbívoro, e não há outra forma de se proteger do predador.

Edgardo Mortara - Adotado pelo Papa Pio IX


Edgardo Mortara Levi nasceu em Bologna – Itália no dia 27 de agosto de 1851. 

Foi um menino italiano que se tornou o centro de uma controvérsia internacional quando foi afastado de seus pais judeus pelas autoridades dos Estados Papais, sendo adotado pelo Papa Pio IX e enviado para uma instituição de ensino onde foi educado como católico.

Mortara nasceu e foi criado judeu durante os primeiros seis anos de sua vida, até que foi sequestrado da casa de sua família pelas autoridades da Igreja Católica que assumiram a guarda do menino depois de receber um relatório que afirmava que Edgardo havia sido batizado de emergência por uma empregada doméstica durante uma grave doença infantil. 

A justificativa para esta ação era de que nos Estados Pontifícios existia uma lei que proibia não católicos de criar crianças católicas. Seus pais lutaram por doze anos pela a sua libertação, um esforço que foi sistematicamente obstruído por Pio IX.

Já como um adolescente, foi-lhe dada liberdade para retornar a seus pais, o que efetivamente foi feito, mas após um mês decidiu voltar para a cidade de Roma, por causa dos conflitos entre ele e seus pais por não compartilharem a sua fé católica adquirida. Logo depois, ele decidiu se tornar um sacerdote.

O chamado "caso Mortara" chocou a opinião pública da época e, mais recentemente, tem sido a causa das críticas que recebeu a beatificação do Papa Pio IX em 2000. Anos antes, Mortara havia manifestado seu desejo de que Pio IX fosse declarado beato.

O caso Mortara recebe pouca atenção na maioria das histórias de Risorgimento (movimento pela unificação da Itália), quando sequer é mencionado. O primeiro trabalho acadêmico foi a reação do rabino Bertram Korn, Caso Mortara: 1858-1859 (1957), que foi inteiramente dedicada à opinião pública nos Estados Unidos e, de acordo com Kertzer, muitas vezes incorretas sobre detalhes do caso.

Edgardo Mortara faleceu em 11 de março de 1940 em Liége na Bélgica

Leia também: Religião