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sábado, agosto 24, 2024

História da Fotografia


A primeira fotografia da história em que o Humano aparece na frente da câmera. Esta fotografia é a primeira imagem em que uma pessoa aparece na frente da câmera, e é também a primeira imagem da cidade de Paris.

A câmera usada levou cerca de 10 minutos para captar a luz e a cena, e a rua estava cheia de gente, mas eles se moviam enquanto fotografavam, então não apareceram na foto exceto por uma pessoa que parou por minutos para engraxar os sapatos, a história o imortalizou, ele e mais alguém que trabalhava como engraxate, e isso foi no ano de 1839.

História

A história da fotografia começou com a descoberta de dois princípios críticos: a projeção da imagem da câmera escura e a observação de que algumas substâncias são visivelmente alteradas pela exposição à luz.

Não há artefatos ou descrições que indiquem qualquer tentativa de capturar imagens com materiais sensíveis à luz anteriores ao século XVIII. Por volta de 1717, Johann Heinrich Schulze capturou letras recortadas em uma garrafa de uma pasta sensível à luz, mas aparentemente nunca pensou em tornar os resultados duráveis.

Por volta de 1800, Thomas Wedgwood fez a primeira tentativa documentada de forma confiável, embora malsucedida, de capturar imagens de câmeras de forma permanente. Seus experimentos produziram fotogramas detalhados, mas Wedgwood e seu associado Humphry Davy não encontraram uma maneira de corrigir essas imagens.

Em 1826, Nicéphore Niépce conseguiu, pela primeira vez, fixar uma imagem capturada com uma câmera, mas pelo menos oito horas ou mesmo vários dias de exposição na câmera eram necessários e os primeiros resultados eram muito grosseiros.

O associado de Niépce, Louis Daguerre, desenvolveu o processo de daguerreótipo, o primeiro processo fotográfico anunciado publicamente e comercialmente viável. O daguerreótipo exigia apenas alguns minutos de exposição na câmera e produzia resultados nítidos e minuciosamente detalhados.

Os detalhes foram apresentados ao mundo em 1839, uma data geralmente aceita como o ano de nascimento da fotografia prática. O processo de daguerreótipo baseado em metal logo teve alguma concorrência do negativo de calótipo baseado em papel e processos de impressão de sal inventados por William Henry Fox Talbot e demonstrados em 1839 logo após notícias sobre o daguerreótipo chegarem a Talbot.

As inovações subsequentes tornaram a fotografia mais fácil e versátil. Novos materiais reduziram o tempo necessário de exposição da câmera de minutos para segundos e, eventualmente, para uma pequena fração de segundo; os novos meios fotográficos eram mais econômicos, sensíveis ou convenientes.

Desde a década de 1850, o processo de colódio com suas placas fotográficas à base de vidro combinava a alta qualidade conhecida do daguerreótipo com as múltiplas opções de impressão conhecidas do calótipo e foi comumente usados por décadas.

Os filmes em rolo popularizaram o uso casual por amadores. Em meados do século XX, os desenvolvimentos possibilitaram aos amadores tirar fotos em cores naturais, bem como em preto e branco. A introdução comercial de câmeras digitais eletrônicas baseadas em computador na década de 1990 logo revolucionou a fotografia.

Durante a primeira década do século XXI, os métodos fotoquímicos tradicionais baseados em filme foram cada vez mais marginalizados à medida que as vantagens práticas da nova tecnologia se tornaram amplamente apreciadas e a qualidade da imagem de câmeras digitais de preço moderado foi continuamente aprimorada.

Especialmente desde que as câmeras se tornaram um recurso padrão em smartphones, tirar fotos (e publicá-las instantaneamente online) tornou-se uma prática diária onipresente em todo o mundo.

Origem da Palavra

A cunhagem da palavra "fotografia" é derivada do inglês "photography", geralmente atribuída a John Herschel em 1839. É baseada no grego φῶς (phōs; genitivo phōtos), que significa "luz", e γραφή (graphê), que significa "desenho, escrita", juntos significando "desenho de luz”.

A Primeira Fotografia

A sensibilidade de certas substâncias à luz era conhecida há tempos, mas foi somente em 1826 que o inventor Joseph Nicéphore Niépce obteve a primeira fotografia.

Para isso Niépce usou uma câmera escura, que é uma caixa composta por paredes opacas, com um orifício em um dos lados. Na parede oposta ao orifício, ele colocou uma placa de estanho revestida com betume da Judeia (um derivado do petróleo, similar ao asfalto).

Este betume é fotossensível, endurecendo na presença de luz. Após expor a câmara por oito horas na janela da sala em que trabalhava, a placa foi removida. Então ele a lavou com óleo de lavanda, o qual dissolveu as partes do betume que não tinha sido endurecido pela luz.

O resultado foi a foto da paisagem da janela, mostrada na figura. Estava dado o primeiro passo para produção de fotografias mais precisas, que começaram a ser feitas na década seguinte. 


Imagine


 

Imagine que você nasceu em 1900. Quando você tem 14 anos (1914) começa a Primeira Guerra Mundial e termina em 1918 com 22 milhões de mortes.

Logo depois, uma pandemia global “A Gripe Espanhola”, que mata 50 milhões de pessoas e você sai vivo e livre com 20 anos.

Então, aos 29 anos, você sobrevive à crise econômica global que começou com o colapso da Bolsa de Valores de Nova York, causando inflação, desemprego e fome.

Aos 33 anos, os nazistas chegaram ao poder. Você tem 39 anos quando a Segunda Guerra Mundial começa e termina você tem 45. Durante o Holocausto (Shoah), 6 milhões de judeus morreram.

Haverá mais de 60 milhões de mortes no total em consequência da guerra. Quando você tem 52 anos, a Guerra da Coréia começa. Aos 64, a Guerra do Vietnã começa e termina você tem 75 anos.

Um menino nascido em 1985 acha que seus avós não têm ideia de como a vida é difícil, mas eles sobreviveram a várias guerras e desastres.

Menino nascido em 1995 e agora com 29 anos pensa que é o fim do mundo quando seu pacote da Amazon leva mais de três dias para chegar ou quando ele não consegue mais de 15 "curtidas" por sua foto postada no Facebook ou Instagram.

Em 2024, muitos de nós viveremos confortavelmente, teremos acesso a diferentes fontes de entretenimento doméstico e, frequentemente, teremos mais do que precisamos. Mas as pessoas estão reclamando de tudo. No entanto, eles têm eletricidade, telefone, comida, água quente e um teto sobre suas cabeças. Nada disso existia antes.

Mas a humanidade sobreviveu a circunstâncias muito mais terríveis e nunca perdeu a alegria de viver. Talvez seja a hora de ser menos egoísta, de parar de reclamar e chorar. Bunker O "Historiador"

sexta-feira, agosto 23, 2024

Jennifer Maria Syme



Jennifer Maria Syme foi uma atriz americana e assistente de produção. Conhecida por seu papel em Lost Highway, e por seu relacionamento com o ator Keanu Reeves.

Jennifer Syme nasceu em Pico Rivera, California no dia 7 de dezembro de 1972, e cresceu em Laguna Beach. Seus pais, Maria St. John, e Charles Syme, se divorciaram logo após seu nascimento.

Quando estava perto de iniciar o ensino médio, mudou-se com sua mãe para Los Angeles, onde desenvolveu grande interesse pela cinematografia, em especial aos filmes de David Lynch, com quem conseguiu um emprego aos 16 anos em uma de suas empresas, Asymmetrical Productions, e onde trabalhou por cinco anos.

Durante esse tempo, auxiliou Lynch na escolha de músicos para os seus projetos. Sua estreia no cinema ocorreu em 1997, participando de um pequeno papel no elenco de Lost Highway, dirigido por Lynch.

Além de trabalhar nos bastidores, Syme também atuou em cinco curtas-metragens independentes dirigidos por Scott Coffey. Um desses curtas, "Ellie Parker", foi selecionado para o Festival Sundance de Cinema, em 2001. Como crédito póstumo, Coffey incluiu essa participação de Syme, em Ellie Parker, de 2005.

Mais tarde, Syme fez parte da equipe de uma gravadora musical, trabalhando como assistente pessoal do guitarrista Dave Navarro, durante suas fases no Jane’s Addiction e Red Hot Chili Peppers.

Jennifer Syme conheceu o ator Keanu Reeves em 1998 durante um encontro da banda de rock Dogstar, da qual Reeves fazia parte, e mais tarde, começaram a namorar. Essa versão, porém, é contestada por Maria St. John, mãe de Syme, alegando que os dois se conheceram vários anos antes, e que não foi em uma festa da banda.

Em 24 de dezembro de 1999, após oito meses de gravidez, ela deu à luz o filho de Reeves, mas infelizmente a criança nasceu morta. A tristeza da perda afetou o relacionamento dos dois, que chegou ao fim algumas semanas depois.

Apesar disso, eles permaneceram amigos próximos e se reconciliaram em 2001. Posteriormente, sua mãe também alegou que Syme ficou muito deprimida com o falecimento de seu avô, em março de 2001, chegando a ser internada uma segunda vez depois da morte de seu bebê.

Morte

Em 1 abril de 2001, Jennifer participou de uma festa na casa do músico Marilyn Manson. Depois de ser levada para casa por outro convidado pouco antes do amanhecer, ela deixou sua casa, supostamente para voltar à casa de Manson, a seu pedido.

Na manhã de 02 de abril de 2001, Jennifer dirigia seu Jeep Grand Cherokee quando bateu em uma linha de carros estacionados em Cahuenga Boulevard, Los Angeles. Ela foi lançada para fora do veículo e morreu instantaneamente aos 28 anos.

Na época de sua morte, Syme exercia a função de executiva em uma gravadora, além de estar matriculada em um curso de supervisão de filmes na UCLA.

Foi enterrada em Westwood Vilage Memorial Park Cemetery, ao lado de sua filha Ava. Em abril de 2002, a mãe de Jennifer, Maria St. John, processou Marilyn Manson por homicídio culposo por ter fornecido a Jennifer "diversas quantidades de uma substância controlada ilegal" e por "instruí-la a dirigir um veículo a motor no seu estado incapacitado".

Logo após a ação ser ajuizada, Manson emitiu um comunicado para negar a responsabilidade pela morte de Jennifer, afirmando que a ação foi "totalmente sem mérito". Uma investigação sobre o acidente concluiu que Jennifer, que não estava usando o cinto de segurança, estava embriagada no momento do acidente.

Os relatórios também afirmaram que a polícia encontrou dois laminados que continha um pó, dois frascos de medicamentos com receita médica, um relaxante muscular e um anticonvulsivo.

A mãe de Jennifer disse à polícia que sua filha estava à procura de tratamento para dor nas costas e depressão apenas poucos dias antes de sua morte. Em 1998, cerca de dois anos antes de sua morte, Marilyn Manson mencionou Syme em seu livro "The Long Hard Road Out of Hell", onde relata como ela o ajudou a trabalhar com o diretor David Lynch. 

Posteriormente, Manson também retratou Syme através de uma pintura em sua memória. O diretor David Lynch dedicou Mulholland Drive, em memória de Syme. 


A Rocha Kjeragbolten


 

Kjeragbolten é uma rocha na montanha Kjerag, no município de Sandnes, no condado de Rogaland, Noruega. A rocha em si é um depósito glacial de 5 metros cúbicos (180 pés cúbicos) encravado em uma grande fenda na montanha. 

É um destino turístico popular e acessível sem qualquer equipamento de escalada. No entanto, está suspenso acima de um abismo de 984 metros (3.228 pés) de profundidade. É também um local popular para BASE jumping. 

A rocha fica a sudoeste da vila de Lysebotn, ao sul do Lysefjorden. Rogaland encontra-se numa zona tectónica fraca, permitindo que o rio penetre na montanha de arenito circundante. 

Durante as várias glaciações que se sabe terem ocorrido na Escandinávia, a Noruega ficou completamente coberta por geleiras. Entre as glaciações, a água do degelo formou-se e reformou o vale até 22 vezes. 

Após o último período glacial, o aquecimento global causou a elevação do nível do mar, inundando os fiordes. A rocha foi depositada durante esta última glaciação por volta de 50.000 a.C. 

À medida que o glaciar norueguês derreteu, foi acompanhado por um ressalto nas formações rochosas à medida que o gelo era removido. No caso de Kjeragbolten, a recuperação foi mais rápida do que a subida do nível do mar, que prendeu a rocha à sua posição atual.

Kjeragbolten é há muito tempo uma oportunidade fotográfica famosa nas trilhas de Kjerag. Foi apresentado no vídeo viral de 2006, Where the Hell is Matt? onde o viajante Matt Harding dançou no topo da pedra arriscada. 

Por conta de sua enorme popularidade, costumam se formar longas filas com pessoas que querem ter uma foto do site. O tempo de espera pode variar de alguns minutos a mais de uma hora, especialmente quando há navios de cruzeiro em Stavanger.

quinta-feira, agosto 22, 2024

Lady Duff-Gordon - Sobrevivente do Titanic


Lucy Christiana, Lady Duff-Gordon, nascida em Londres em 13 de junho de 1863, ficou conhecida mundialmente pelo pseudônimo Lucile. Foi uma renomada estilista britânica que marcou o final do século XIX e o início do século XX, sendo uma das pioneiras na alta-costura moderna.

Sua visão inovadora e seu estilo sofisticado transformaram a moda da época, rompendo com as convenções rígidas vitorianas e introduzindo designs mais fluidos e elegantes.

Lucile abriu salões de moda em algumas das cidades mais influentes do mundo, incluindo Londres, Paris, Nova York e Chicago. Seus designs atraíram uma clientela de elite, composta por membros da alta sociedade, aristocracia, realeza e estrelas do cinema mudo, como a icônica atriz Mary Pickford.

Além de seu talento criativo, Lucile foi uma empresária astuta, promovendo desfiles de moda e utilizando técnicas de marketing inovadoras, como a apresentação de suas coleções em ambientes teatrais, algo revolucionário para a época.

Lucy Duff-Gordon tornou-se amplamente conhecida não apenas por sua carreira na moda, mas também por ser uma das sobreviventes do trágico naufrágio do RMS Titanic em 15 de abril de 1912.

Ela estava a bordo do navio ao lado de seu segundo marido, Sir Cosmo Duff-Gordon, e de sua secretária, Laura Mabel Francatelli. Durante o desastre, o casal conseguiu embarcar no bote salva-vidas número 1, que ficou conhecido como o "bote dos milionários" devido ao pequeno número de ocupantes e às circunstâncias controversas de sua evacuação.

Enquanto tentavam escapar do caos, Lady Duff-Gordon observou que o marinheiro responsável pelo bote considerava retornar para resgatar mais pessoas que lutavam pela sobrevivência nas águas geladas.

Preocupada com a possibilidade de o bote, que tinha capacidade para cerca de 60 pessoas, ser sobrecarregado e afundar, ela alertou que voltar poderia ser perigoso.

Após uma breve discussão, os ocupantes do bote, que totalizavam apenas 12 pessoas, decidiram não retornar ao local do naufrágio. Essa decisão gerou controvérsias após o desastre, com acusações de que Sir Cosmo teria subornado a tripulação para não voltar, embora investigações posteriores tenham refutado tais alegações.

O bote salva-vidas seguiu remando em direção a uma luz distante, que pertencia ao RMS Carpathia, o navio que chegou ao local para resgatar os sobreviventes do Titanic.

A experiência traumática do naufrágio marcou profundamente a vida de Lucy, que, apesar disso, continuou sua carreira na moda com determinação.

Lucy era a irmã mais velha da escritora Elinor Glyn, conhecida por seus romances românticos e por cunhar o termo "It" para descrever um certo magnetismo pessoal.

Apesar de seu sucesso profissional, Lucy enfrentou desafios pessoais e de saúde nos anos seguintes. Em 1935, aos 71 anos, ela faleceu em uma casa de repouso em Londres, vítima de câncer de mama, agravado por complicações de pneumonia.

A trajetória de Lady Duff-Gordon permanece como um marco na história da moda, não apenas por seu talento criativo, mas também por sua resiliência diante de adversidades.

Sua sobrevivência ao Titanic e sua habilidade em transformar a moda em uma forma de arte a consolidaram como uma figura inesquecível de sua era.

A Triste Geração

 

A triste geração que se estressa e se frustra por tudo, andam de carro, uber, táxi… não lavam suas cuecas, nem suas calcinhas. Não buscam conhecimento. Nem espiritualidade.

Não se encantam com decorações natalinas, nem com um ipê florido no meio da avenida. Reivindicam direitos de expressão e não oferecem nada em troca. Nenhuma atitude.

A triste geração que se estressa e se frustra por tudo consideram-se vítima dos pais. Julgam.

Juízes duros! Impiedosos! Condenam.

Choram pelo cachorro maltratado e desejam que o homem seja esquartejado.
Compaixão duvidosa.

Amorosidade mínima.

“Preciso disso! Tem que ser aquilo!” E haja insatisfação!

Infelicidade. Descontentamento. Adoecimento. Depressão. Suicídio…

Geração estragada. Inconformada. Presa em suas desculpas. Acomodada em suas gaiolas de ouro. Postam sorrisos, praias paradisíacas, mas não se banham no mar curador.

Limpam o lixo na praia com os amigos e não arrumam a própria cama. Em casa, estampam tristeza, sofrimento, dor… a dor de ter que crescer sem fazer por onde… merecer.

A Triste geração que se estressa e se frustra por tudo. (Augusto Cury)

quarta-feira, agosto 21, 2024

Exumação de Josef Mengele


Josef Mengele, conhecido como o "Anjo da Morte" de Auschwitz, foi um dos criminosos nazistas mais infames da Segunda Guerra Mundial, responsável por experimentos médicos cruéis e desumanos em prisioneiros, especialmente gêmeos, no campo de concentração.

Após a guerra, Mengele conseguiu escapar da captura e viveu foragido por décadas, alimentando especulações e avistamentos em várias partes do mundo.

Simon Wiesenthal, renomado caçador de nazistas, relatou pistas que situavam Mengele em diferentes locais ao longo dos anos: na ilha grega de Citnos em 1960, no Cairo em 1961, na Espanha em 1971 e no Paraguai em 1978, quase duas décadas após sua fuga da Europa.

Apesar de sua morte em 1979, Wiesenthal insistiu até 1985 que Mengele ainda estava vivo, demonstrando a dificuldade em rastrear o paradeiro do criminoso.

Em 1982, Wiesenthal ofereceu uma recompensa de 100 mil dólares por informações que levassem à captura de Mengele, intensificando a pressão internacional.

O interesse global pelo caso ganhou novo fôlego em fevereiro de 1985, quando um julgamento simbólico foi realizado em Jerusalém. Mais de cem sobreviventes dos experimentos de Mengele prestaram depoimentos emocionantes, detalhando as atrocidades cometidas.

Esse evento reacendeu a urgência de localizá-lo, levando os governos da Alemanha Ocidental, Israel e Estados Unidos a formarem uma força-tarefa coordenada para determinar seu destino.

Recompensas adicionais foram oferecidas por Israel, Alemanha Ocidental, o jornal The Washington Times e o Centro Simon Wiesenthal, refletindo a determinação global em capturar o fugitivo.

A pista decisiva veio em 31 de maio de 1985, quando a polícia alemã invadiu a residência de Hans Sedlmeier, amigo próximo de Mengele e gerente de vendas da empresa familiar em Günzburg, na Alemanha.

Na casa, as autoridades encontraram um livro de endereços codificado e cópias de cartas trocadas entre Sedlmeier e Mengele. Entre os documentos, havia uma carta crucial de Wolfram e Liselotte Bossert, um casal que abrigou Mengele no Brasil, notificando Sedlmeier sobre a morte do nazista.

As autoridades alemãs alertaram imediatamente a polícia de São Paulo, que interrogou os Bosserts. Sob pressão, o casal revelou a localização do túmulo de Mengele, em um cemitério em Embu das Artes, nos arredores de São Paulo.

Em 6 de junho de 1985, os restos mortais foram exumados. Um extenso exame forense, conduzido por especialistas brasileiros e internacionais, incluiu análises dentárias, ósseas e de registros médicos.

Os resultados indicaram, com alto grau de certeza, que o corpo pertencia a Josef Mengele. Em 10 de junho, Rolf Mengele, filho do criminoso, emitiu uma declaração pública confirmando que o corpo era de seu pai.

Ele revelou que a morte de Mengele, ocorrida em 7 de fevereiro de 1979, por afogamento em uma praia em Bertioga, São Paulo, foi mantida em segredo para proteger aqueles que o ajudaram a permanecer foragido por tantos anos.

Em 1992, testes de DNA, realizados com amostras fornecidas por Rolf, confirmaram definitivamente a identidade de Mengele, encerrando décadas de especulação. Apesar da identificação, a família de Mengele recusou repetidos pedidos das autoridades brasileiras para repatriar os restos mortais para a Alemanha.

Os ossos permanecem armazenados no Instituto Médico Legal (IML) do estado de São Paulo, onde são utilizados como material didático em cursos de medicina forense na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Essa decisão gerou debates éticos sobre o uso de restos mortais de um criminoso de guerra para fins educacionais.

Contexto e Impacto dos Acontecimentos

A busca por Mengele reflete o esforço global para trazer justiça aos responsáveis pelos horrores do Holocausto. Sua fuga bem-sucedida para a América do Sul, onde viveu sob identidades falsas, foi facilitada por redes de apoio que incluíam simpatizantes nazistas e até membros de sua própria família.

Durante sua estada no Brasil, Mengele viveu discretamente, mas com relativa liberdade, alternando períodos em fazendas isoladas na região de São Paulo e contatos esporádicos com pessoas de confiança, como os Bosserts.

A descoberta de seu paradeiro, mesmo após sua morte, expôs as falhas nos esforços internacionais de captura de criminosos nazistas, bem como a complexidade das redes que os protegiam.

O caso também destacou a resiliência dos sobreviventes do Holocausto, cujos depoimentos no julgamento simbólico de 1985 foram fundamentais para manter viva a memória das atrocidades.

Esses testemunhos, aliados à pressão de organizações como o Centro Simon Wiesenthal, reforçaram a importância de nunca esquecer os crimes do nazismo, especialmente em um contexto de negacionismo crescente, como apontado pelo rabino Marvin Hier.

Legado Cultural de Josef Mengele

A figura de Mengele transcendeu a história para se tornar um símbolo do mal absoluto na cultura popular. Sua vida inspirou o romance e o filme Os Meninos do Brasil (1978), onde um Mengele fictício, interpretado por Gregory Peck, planeja criar clones de Adolf Hitler em uma clínica no Brasil.

A obra, embora ficcional, capturou a imaginação do público e reforçou a percepção de Mengele como um vilão arquetípico. Em 2007, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos recebeu o Álbum Höcker, uma coleção de fotografias dos funcionários de Auschwitz, tiradas pelo comandante da SS Karl-Friedrich Höcker.

Oito dessas imagens mostram Mengele em momentos de lazer, contrastando de forma perturbadora com os horrores que ele perpetrou. Essas fotos oferecem um vislumbre raro da vida cotidiana dos oficiais nazistas, humanizando-os de maneira desconfortável e levantando questões sobre a banalidade do mal.

Em 2010, um diário de 180 páginas escrito por Mengele foi leiloado pela Alexander Autographs por uma quantia não revelada a um comprador identificado apenas como neto de um sobrevivente do Holocausto.

O proprietário anterior, que adquiriu o diário no Brasil, era supostamente próximo à família de Mengele. A venda gerou controvérsia, com organizações de sobreviventes do Holocausto, como o Centro Simon Wiesenthal, denunciando-a como um "ato cínico de exploração" para lucrar com os escritos de um dos maiores criminosos nazistas.

No entanto, o rabino Marvin Hier viu valor na aquisição por mãos judaicas, destacando sua relevância em um momento de aumento do antissemitismo e negacionismo do Holocausto.

Em 2011, mais 31 volumes dos diários de Mengele foram vendidos pela mesma casa de leilões por 245 mil dólares a um colecionador anônimo de memorabilia da Segunda Guerra Mundial, novamente em meio a protestos.

Esses diários oferecem insights perturbadores sobre a mente de Mengele, mas sua comercialização continua a gerar debates éticos sobre a exploração da memória do Holocausto.

A estadia de Mengele na América do Sul também inspirou o filme argentino O Doutor Alemão (2013), dirigido por Lucía Puenzo e estrelado por Àlex Brendemühl.

A obra retrata Mengele vivendo na Patagônia, explorando a tensão psicológica de sua vida dupla como fugitivo e médico aparentemente respeitável. O filme combina fatos históricos com elementos ficcionais, destacando o impacto duradouro de sua presença na região.

Conclusão

A exumação de Josef Mengele em 1985 marcou o fim de uma das caçadas mais longas e complexas da história pós-guerra. O caso revelou não apenas a persistência de Mengele em escapar da justiça, mas também a determinação de sobreviventes, ativistas e governos em buscar a verdade.

Seu legado, porém, permanece controverso, oscilando entre a necessidade de lembrar as atrocidades do Holocausto e os debates éticos sobre a preservação e uso de seus restos e escritos.

A figura de Mengele continua a inspirar reflexões sobre a natureza do mal, a memória histórica e a luta por justiça.

O Centurião Romano


 

O centurião na hierarquia militar romana era o sexto na cadeia de comando numa legião. Era o oficial responsável por comandar uma centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava, inclusive na rápida execução de uma qualquer formação militar e, encarregava-se da disciplina e instrução da legião.

Devido ao fato na maioria das vezes as legiões estarem distantes da pátria, os centuriões eram escolhidos pelas suas capacidades de comando e pela prontidão em lutarem até à morte.

Dessa forma conseguiam conquistar vitórias contra inimigos em números bem superiores, em territórios hostis onde era por vezes difícil de receberem reforços, ao contrário do inimigo.

O centurião de maior experiência dirigia a primeira centúria da primeira coorte, sendo uma pessoa respeitada e condecorada. Essa posição em liderar a primeira centúria da primeira coorte era uma possibilidade de mérito em poder um dia alcançar a promoção a centurião-chefe e liderar a primeira coorte.

Um enorme prestigio, pois a primeira coorte era a elite máxima com os melhores soldados numa legião romana. Apesar da sua posição de destaque, era um oficial que lutava com os demais, marchando junto à sua centúria e acampava com os seus homens, tendo uma tenda que o diferenciava pelo estatuto e responsabilidade.

Para além de liderar uma centúria de oitenta legionários, ainda tinha sobre a sua autoridade, um optio, um administrador e um porta-estandarte. O optio, que desempenhava a função de ordenança e a organização diária da centúria (fardamento, alimentos, água e treinamento básico), era o segundo no comando e tinha a obrigação de substituir o seu superior na sua ausência, em condições normais de serviço.

Em último caso, durante a recuperação de um ferimento sofrido pelo centurião ou, em combate, no falecimento deste. O centurião seria o equivalente ao posto de capitão, na hierarquia militar no exército de um qualquer país.

Centurião na Literatura

Uma personagem com a posição de centurião tem uma importante presença na série Águia, atualmente com onze volumes, do escritor inglês, Simon Scarrow que descreve as aventuras da legião romana.

Segundo relatos do Novo Testamento bíblico o termo centurião é citado com alguma frequência se referindo a um oficial do exército romano. Os evangelhos de Mateus e Lucas relatam a cura do servo de um centurião na cidade de Cafamaum realizada por Jesus (Mateus 8:5-13 / Lucas 7:1-10).

Havia um centurião vigiando o corpo de Jesus enquanto este estava sendo crucificado (Mateus 27:54 / Marcos 15:39 / Lucas 23:47). Este mesmo centurião foi chamado por Pilatos para confirmar a morte de Jesus (Marcos 15:44,45).

No livro de Atos dos Apóstolos é citado o nome de um centurião de Cesaréia chamado Cornélio, centurião da coorte chamada italiana (Atos 10:1). O apostolo Paulo é salvo por um comandante romano de um linchamento pelos judeus de Jerusalém (Atos 21:31-22:29).

Um centurião chamado Júlio, que pertencia ao regimento imperial, foi responsável pelo transporte de Paulo até Roma para julgamento (Atos 27:1).