Propaganda

segunda-feira, agosto 29, 2022

As Três Peneiras



 

Na Grécia antiga, Sócrates tinha uma grande reputação de sabedoria. Um dia, alguém visitou o grande filósofo e disse-lhe:

- Sabes o que acabei de ouvir sobre o teu amigo?

- Um momento - respondeu Sócrates.

Antes de me contar, quero fazer-te um teste, o teste das três peneiras.

- Três peneiras?

- Mas sim - continuou Sócrates.

Antes de contar tudo sobre os outros, é bom ter tempo para filtrar o que você gostaria de dizer. Chamo o teste de três peneiras.

A primeira peneira é a verdade. Já verificou se o que você vai me dizer é verdade?

- Não... Só ouvi falar!

- Muito bem. Então você não sabe se é verdade.

Continuamos com a segunda peneira, a da bondade.

O que você quer me dizer sobre meu amigo, é algo bom?

- Ah, não! Pelo contrário, pelo contrário.

- Então - continuou Sócrates, - queres me contar coisas más sobre ele e nem sequer tens certeza de que são verdadeiras.

Talvez você ainda possa passar no teste, sobrando a terceira peneira, a da utilidade.

É útil eu saber o que esse amigo faria comigo?

- Não!

- Então - concluiu Sócrates - o que você queria me contar não é verdade, nem bom, nem útil.

Mas por que você queria me contar?

“Se cada um de nós pudesse meditar e pôr em prática este pequeno teste... talvez o mundo fosse melhor.”

Sócrates

0 Comentários: