Propaganda

quinta-feira, setembro 01, 2022

Monte Fanjing



 

Fanjingshan ou Monte Fanjing, é o pico mais alto das Montanhas Wuling, localizada em Tongren, província de Guizhou sudoeste da China, com uma altura de 2,570m. A Reserva Natural de Fanjingshan foi estabelecida em 1978 e denominada como Reserva de Biosfera da UNESCO em 1986.

É uma montanha sagrada no budismo chinês, considerada como uma bodhimanda do Buda Maitreva.

O nome da montanha "Fanjing" é uma abreviação de Fantian Jingtu, ou "Terra Pura do Brahma". Fantian é o nome chinês para o rei dos céus budista Brahma e Jingtu para terra pura, o foco da terra o Budismo da Terra Pura.

Fanjingshan localiza-se em Tongren, província de Guizhou sudoeste da China com alturas que variam de 480 a 2,570m acima do nível do mar.

A Reserva Nacional de Fanjingshan foi estabelecida em 1978 e denominada como Reserva de Biosfera da UNESCO em 1986. Cobre uma área total de 567 kme é uma área de conservação para a vegetação primitiva da região alpina do meio subtópico do oeste chinês. A montanha foi denominada Patrimônio Mundial da UNESCO em julho de 2018.

O relativo isolamento de Fanjingshan gerou um amplo grau de biodiversidade. Espécies endêmicas como o raro macaco-cinzento-de-nariz-arrebitado e o abeto de Fanjingshan (Abies fanjingshanensis) somente aparecem em uma pequena região central de Fanjingshan. 

Muitas espécies ameaçadas como a salamandra-gigante-da-china, o cervo Musk da floresta e o Faisão de Reeve também são encontrados aqui. Também é o lar da maior e mais contínua floresta de faias primitiva subtropical.

Foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2018 por: "ser lar de muitos animais e plantas que se originaram do Período Terciário, entre 65 milhões e 2 milhões de anos atrás. O seu isolamento gerou o aparecimento de várias espécies endêmicas levando a um alto grau de biodiversidade”.

0 Comentários: