A Desconhecida do Sena - A
Mulher Desconhecida do Sena foi uma jovem não identificada cuja máscara
mortuária se tornou um acessório popular nas paredes das casas dos
artistas depois de 1900.
Seu
rosto inspirou inúmeras obras literárias. Nos estados Unidos, a máscara
também é conhecida como La Belle Italienne.
De
acordo com uma história muito repetida, o corpo da jovem foi retirado do rio
Sena no Quaid du Louvre, em Paris, por volta do final da década de
1880. Como o corpo não apresentava sinais de violência, a suspeita era de
suicídio.
Um
patologista do necrotério de Paris ficou, segundo a história, tão impressionado
com sua beleza que se sentiu compelido a fazer uma máscara mortuária de
gesso de cera de seu rosto.
Tem
sido questionado se a expressão do rosto poderia pertencer a uma pessoa
afogada.
Segundo
o desenhista Georges Villa, que recebeu essa informação de seu mestre, o pintor
Jules Joseph Lefebre, a máscara foi tirada do rosto de uma jovem modelo que
morreu de tuberculose por volta de 1875, mas não restou nenhum vestígio do
molde original.
De
acordo com outros relatos, a máscara foi tirada da filha de um fabricante de
máscaras na Alemanha.
A
identidade da menina nunca foi descoberta. Claire Forestier estimou a idade da
modelo em não mais de 16 anos, dada a firmeza da pele.
Nos
anos seguintes, várias cópias foram produzidas e rapidamente se tornaram um
acessório da moda, embora mórbido, na sociedade boêmia parisiense.
Albert
Camus comparou seu sorriso enigmático ao da Mona Lisa, evocando muita
especulação sobre quais pistas a expressão aparentemente feliz em seu rosto,
percebida como estranhamente serena, poderia oferecer sobre sua vida, sua morte
e seu lugar na sociedade.
A
popularidade da figura também interessa à história da mídia artística,
relacionada à sua ampla reprodução.
O
molde original foi fotografado e novos moldes foram criados a partir dos
negativos do filme.
Esses
novos moldes exibiam detalhes que geralmente se perdem em corpos retirados da
água, mas a aparente preservação desses detalhes no rosto parecia apenas
reforçar sua autenticidade.
O
crítico Al Alvarez escreveu em seu livro sobre suicídio, The Savage God:
"Disseram-me que toda uma geração de garotas alemãs modelou sua aparência
nela".
De
acordo com Hans Hesse da Universidade de Sussex, Alvarez relata, "a Inconnue tornou-se
o ideal erótico do período, como Bardot foi para os anos 1950.
Ele
acha que atrizes alemãs como Elisabeth Bergner se inspiraram nela. Ela foi
finalmente deslocada como paradigma por Greta Garbo.
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