Propaganda

sábado, dezembro 24, 2022

Sutileza

Uma coisa que me causa admiração é a habilidade de pessoas inteligentes para desarmar diplomaticamente, seres arrogantes. Indivíduo que procuram macular a imagem de outros pelo simples prazer de degradar e enfraquecer sua credibilidade.

É comum depararmos com pessoas desse tipo em todos os setores da vida cotidiana. Sejam nos meios artísticos, políticos, literários, acadêmicos, classes profissionais e até mesmo nas amizades. Em qualquer que seja o meio, é humilhante a atitude dessas desrespeitosas criaturas.

Chamar a atenção de pessoas – mesmo esses sendo “subordinados” – aos berros, diante de outras pessoas, não demonstra poder, sim, truculência e falta de instrução.

Quando vejo alguém que consegue com calma, controle e agilidade desbancar esses broncos, sinto um prazer indescritível. Fico imaginando o que pode ficar na cabeça do ser infeliz que falou sem fundamento e que acaba pagando um mico. 

Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, discursava na Câmara quando uma deputada o interrompeu furiosa dizendo para Churchill:

- Se o senhor fosse meu marido, eu colocaria veneno no seu café.

Churchill respondeu de imediato:

- Minha senhora, se eu fosse o seu marido, com certeza eu tomaria o café.

Não poderia haver resposta mais brilhante!


Francisco Silva Sousa – Foto: Pixabay


0 Comentários: