Propaganda

terça-feira, maio 16, 2023

Semear




"Não digas que o solo é árido, que não chove frequentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é tua função julgar a terra e o tempo. Tua função é semear. (Khalil Gibran)

A sementeira está diretamente ligada à ação de semear, lançar na terra a semente para que a planta germine, cresça e dê fruto.

No entanto, não se planta apenas por semente. Existem plantas que são propagadas vegetativamente, ou seja, uma parte da planta que não é a semente é plantada e pode se desenvolver e completar o seu ciclo.

Exemplo típico é a cana-de-açúcar, em que parte do seu colmo (tipo de caule) é plantada no solo e gera uma planta geneticamente igual. A segunda planta é um clone da planta-mãe. A isso chamamos de propagação assexuada.

Existem três tipos de plantio, são eles:

O plantio convencional (dotado de métodos como a aração e gradagem entre um cultivo e outro),

O plantio direto (método em que se cultiva a cultura em cima da palhada seca da cultura anterior, valendo lembrar que é de suma importância fazer a rotação de culturas nesse tipo de plantio a fim de ecitar ou minimizar ataque de pragas),

O cultivo mínimo (está entre o sistema de plantio direto e o sistema de plantio convencional).

Devemos também semear outras coisas diferentes sementes. Devemos semear amor, carinho, respeito aos nossos familiares, amigos e a qualquer ser vivo. Tudo isso vai nos render frutos deliciosos.

0 Comentários: