Propaganda

quinta-feira, setembro 24, 2026

O Som que a igreja chamou de diabo


 

Na história da humanidade, poucas coisas despertaram tanto fascínio quanto o som. Antes de existirem laboratórios, equipamentos eletrônicos e estudos sobre o funcionamento do cérebro, o ser humano já percebia que determinadas músicas podiam acalmar, emocionar, provocar medo ou conduzir multidões.

Na Europa medieval, a música também estava profundamente ligada à religião. Foi nesse contexto que surgiu uma expressão que atravessaria séculos: Diabolus in Musica – o Diabo na Música.

O nome estava associado ao trítono, um intervalo musical considerado dissonante e particularmente difícil de cantar na tradição musical medieval. Seu som provocava uma sensação de tensão que contrastava com a ideia de harmonia buscada pela música religiosa.

Mas, com o passar dos séculos, a história ganhou novos contornos. Surgiram narrativas segundo as quais a Igreja teria escondido conhecimentos sobre frequências capazes de curar o corpo, estimular a glândula pineal, alterar hormônios ou até reparar o DNA.

Também se espalhou a ideia de que determinadas frequências antigas seriam benéficas, que a afinação moderna de 440 Hz teria sido criada deliberadamente para produzir ansiedade e submissão.

A história é fascinante. Mas existe um problema: não há evidências históricas ou científicas sólidas que sustentem essas afirmações. E talvez seja justamente aí que a história se torne mais interessante.

Porque o ser humano sempre teve uma tendência a transformar aquilo que não compreende em mistério – e aquilo que teme, em poder oculto. A música realmente pode alterar nosso estado emocional. Pode provocar lembranças, acalmar, estimular, entristecer e até produzir respostas físicas. Isso não exige uma conspiração.

Exige apenas compreender a complexidade do cérebro humano. O verdadeiro questionamento, portanto, talvez não seja: “Que frequência esconderam de nós?”

Mas:

“Por que acreditamos tão facilmente que alguém escondeu de nós uma verdade capaz de transformar nossa existência?”

Durante séculos, a religião explicou aquilo que a ciência ainda não conseguia explicar. Hoje, algumas pessoas fazem exatamente o contrário: rejeitam antigas explicações religiosas, mas criam novas explicações igualmente extraordinárias – apenas revestidas de palavras como “frequência”, “energia”, “DNA” e “vibração”.

Mudam os personagens. Muda o vocabulário. Mas o mecanismo humano permanece. Queremos acreditar que existe uma verdade secreta escondida atrás da realidade.

Talvez o maior desafio não seja descobrir uma frequência proibida. Talvez seja aprender a distinguir mistério de evidência, crença de conhecimento e narrativa de verdade.

E talvez o verdadeiro “Diabo na Música” nunca tenha estado em uma nota. Talvez tenha estado naquilo que o medo, a fé e a imaginação humana conseguiram colocar dentro dela.

0 Comentários: