A
travessia do Titanic pelo oceano Atlântico ocorreu
sem grandes incidentes pelos dois dias seguintes.
No
dia 12 de abril ele começou a receber avisos de gelo vindos de outras
embarcações.
A primeira mensagem deste tipo foi do
SS La Touraine, que alertava sobre uma névoa densa, uma espessa
camada de gelo na superfície da água e vários icebergs em diferentes
pontos do oceano.
Essa
mensagem foi imediatamente entregue ao capitão Smith.
O navio recebeu várias outras mensagens
de icebergs e campos de gelo por todo o dia seguinte.
Na
parte da tarde, o incêndio que estava ocorrendo em uma de suas reservas de
carvão desde antes da partida de Southampton foi finalmente
apagado.
Esse tipo de incidente não era incomum
em embarcações da época, porém sua intensidade foi rara devido a uma explosão
de gás e pela baixa qualidade do carvão ocasionada por uma greve de
mineiros.
Foram necessários vários homens para
apagar o fogo, que possivelmente pode ter enfraquecido as paredes do
casco.
O
SS Rappahannock enviou às 22h30min mais uma notificação sobre
camadas de gelo grossas e campos de icebergs; o recebimento dessa mensagem foi
confirmado no diário de bordo por um dos oficiais.
Novas mensagens foram recebidas também
durante a tarde e noite de 14 de abril. Diferentemente das anteriores, apenas
alguns desses avisos foram entregues na ponte e Smith não
tomou conhecimento da maioria deles.
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