Propaganda

quinta-feira, novembro 23, 2023

Joseph Boxhall no cinema


 

Junho de 1958 - O Quarto Oficial do Titanic, Joseph Groves Boxhall, assiste a uma exibição privada de "A Night to Remember" aos 74 anos, pouco depois da conclusão do filme e pouco antes do seu primeiro lançamento público em julho.

O terceiro tripulante com patente mais alta do navio que conseguiu sobreviveu, Boxhall passou a noite do desastre a supervisionando o lançamento de foguetes de sinal a partir da sua ponte com o contramestre George Rowe.

Tentando sinalizar através da lâmpada Morse as luzes da embarcação vistas nas proximidades ao norte, e comandando o bote salva-vidas 2, depois do seu lançamento vinte minutos antes das duas da manhã.

Foi ele quem primeiro sinalizou ao Carpathia na sua chegada ao local da tragédia por meio de sinalizadores verdes acesos do seu barco - e, uma vez a bordo, ele também confirmou ao Capitão Arthur Rostron que o Titanic tinha de fato afundado durante uma breve reunião entre os dois pouco depois das 4.20 AM.

Boxhall também trabalhou como consultor técnico no enredo do filme britânico, e viu-se retratado no papel pelo ator Jack Watling.

No entanto, em particular, ele achou o Titanic um assunto difícil de falar, e manteve uma reticência geral quando chegou àquela noite no mar.

Morreu em 1967 como o último oficial sobrevivente do famoso e trágico navio. Uma visão fascinante, e na verdade é quase impossível imaginar o que pode estar na sua mente aqui.

Foto via BBC Archives/Organização de Rank

0 Comentários: