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terça-feira, maio 16, 2023

Robert Hichens - Titanic

 

Robert Hichens - Titanic - Robert Hichens nasceu em 16 de setembro de 1882 e faleceu em 23 de setembro de 1940. Foi um marinheiro britânico que era parte da equipe de convés a bordo do RMS Titanic durante o naufrágio do navio em sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912.

Hichens era um dos seis quartéis-mestres a bordo da embarcação e estava no leme quando o Titanic atingiu o iceberg.

Titanic

Hichens ganhou notoriedade após o desastre porque ele conduzia o Bote 6, no qual estava no comando.

Passageiros o acusaram de se recusar a voltar para o local do naufrágio para resgatar as pessoas da água após o navio ter afundado, de que ele teria chamado as pessoas na água de "rígidos" e que ele constantemente criticava aqueles nos remos enquanto ele operava o leme. 

Hichens foi posteriormente testemunhar no inquérito americano sobre o desastre e afirmou nunca ter usado a palavra "rígidos" e que ele tinha outras palavras para descrever os corpos.

Também declararia ter recebido ordens diretas do Segundo Oficial Charles Lightoller e do Capitão Edward Smith para remar para onde uma luz pudesse ser vista (um vapor eles pensaram), descarregar os passageiros e retornar.

Mais tarde foi alegado que ele se queixou de que o bote salva-vidas iria ficar à deriva por dias antes que qualquer resgate viesse.

Quando o RMS Carpathia chegou para resgatar os sobreviventes do Titanic ele teria dito que o navio não estava lá para os resgatar, mas para pegar os corpos dos mortos. Neste momento, as outras pessoas no bote salva-vidas perderam a paciência com Hichens. 

Apesar dos protestos de Hichens, a milionária de Denver Margaret “Molly” Brown pediu aos outros passageiros para remarem para se manterem aquecidos.

Após uma última tentativa de Hichens em manter o controle do bote, Brown ameaçou jogá-lo no mar. Estes eventos foram posteriormente retratados na peça musical da Broadway e filme The Unsinkable Molly Brown. 

Durante o inquérito americano sobre o desastre, Hichens negou os relatos dos passageiros e tripulação no bote salva-vidas número 6.

Ele estava inicialmente preocupado com a sucção do Titanic e mais tarde pelo fato de estar a uma milha de distância do naufrágio, sem compasso e na completa escuridão, eles não tinham como retornar ao navio atingido.

Morte

Em 23 de setembro de 1940 Hichens morreu aos 58 anos de idade de ataque cardíaco a bordo do navio SS English Trader, enquanto estava ancorado na costa de Aberdeen, Escócia. Seu corpo foi enterrado na Seção 10, Cova 244 do Trinity Cemetery em Aberdeen.

Representações na fixação

A conduta de Hichens foi apresentada no sucesso de 1997, Titanic, que foi representado por Paul Brightwell. Ele foi representado como um homem alto e magro com um sotaque cockney, quando na verdade ele tinha 1,70 m., tinha uma compleição robusta e falava com sotaque da Cornualha.

Ele é também retratado dizendo "shut that hole in your face" ('cale este buraco em seu rosto') para Molly Brown, mas de fato estas palavras foram ditas pelo tripulante no bote salva-vidas.

A conduta de Hichens também relatada na mini série de 1996 Titanic, representado por Martin Evans. Hichens é mostrado dizendo aos sobreviventes em seu bote salva-vidas que "calem o bico" quando ficam entusiasmados com o aparecimento de um brilho de um navio no horizonte.

Hichens protesta fortemente quando Molly Brown começa a encorajar as outras mulheres a se dirigirem para a luz, e ela ameaça lançar Hichens ao mar. Esta descrição é mais precisa do que no blockbuster de 1997.

A atitude negativa de Hichens foi retratado no romance de 1998 de Diane Hoh Titanic: The Long Nigth, que reconta sua conduta bem como a de Molly Brown, do ponto de vista de Elizabeth Farr, uma passageira ficcional do bote salva-vidas.

Molly Brown exorta os passageiros do bote salva-vidas a começar a remar para se aquecer e Hichens protesta, declarando que ele estava comandando o bote salva-vidas; ele faz um movimento para detê-la. "Vou te jogar no mar se você interferir ", ela lhe diz neste mesmo relato.

Em setembro de 2010, o nome de Hichens foi trazido de volta ao centro das atenções por Louise Patten, neta do mais alto oficial para ter sobrevivido ao desastre Titanic, o segundo oficial Charles Lightoller.

Nas entrevistas à imprensa decorrentes da publicação de seu último romance, Good as Gold (na qual ela trabalhou a história da catástrofe), Patten relata que um erro "direto" de direção por Hichens, provocado pelo seu não entendimento do comando do leme, causou a colisão do Titanic com um iceberg em 1912. 

A alegação de Patten que Hichens causou o desastre virando o leme do navio na direção errada não é apoiada pelos depoimentos nos inquéritos britânicos e norte-americanos, que estabeleceram que o segundo oficial de guarda, Sexto Oficial James Moody, estava atrás de Hichens, supervisionando suas ações, e ele confirmou ao Primeiro Oficial William Murdoch que a ordem tinha sido executada corretamente.

 A reivindicação também foi contestada pela bisneta de Hichens no Channel 4 News. Sally Nilsson explicou que Hichens era um quartel-mestre bem treinado com anos de experiência na direção de grandes embarcações. Ele tinha sido responsável em sua visão por conduzir o Titanic por quatro dias antes da colisão e não teria feito um erro tão flagrante.

Quanto às ordens de direção, em 1912 eram as seguintes: havia apenas uma maneira de dar ordens de direção. A ordem sempre era dada com referência ao leme. Para ir a bombordo o Oficial ordenava estibordo. Se o leme ia para bombordo o navio virava para estibordo.

Esta era uma sobra dos velhos tempos quando os navios eram conduzidos com lemes e remos. A mudança nas ordens da direção não ocorrera até os anos 1930. A biografia de Sally Nilsson sobre a vida de Robert Hichens foi publicada em 2011.

Hichens também aparece na peça Iceberg – Right Ahead! de Chris Burgess que estreou em 22 de março de 2012 no Upstairs at the Getehouse. Nesta produção ele foi interpretado por Liam Mulvey.

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