Propaganda

quarta-feira, outubro 05, 2022

Hatie McDaniel - Atriz Negra Vencedora do Óscar em E o Vento Levou

Hatie McDaniel - Atriz Negra Vencedora do Óscar em E o Vento Levou - Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a conquistar um Oscar, em 1940. Ela recebeu o prêmio por seu papel no filme "E o vento levou...", mas o hotel em que a cerimônia estava sendo realizada não permitia a entrada de negros.

Hattie acabou conseguindo entrar, após insistência de algum dos produtores do filme, no entanto teve que ficar em um salão no fundo, enquanto todos os seus colegas de elenco participavam da comemoração.

Ela também foi proibida de ir à estreia do filme em que atuou. A mulher era sempre destinada a papéis de empregadas ou serviçais e por esse motivo não tinha a empatia de algumas pessoas negras, que diziam que a atriz se sujeitava aos estereótipos de Hollywood.

Hattie sempre respondia: “Prefiro interpretar uma criada por 700 dólares a ser uma por 7.” Mas, ela morreu sem dinheiro. Por conta da intensa segregação racial no meio artístico, a atriz não conseguiu muitos papéis relevantes.

Em seu testamento, ela pediu para que seu Oscar fosse doado à Universidade Howard e isso não foi feito.

Até hoje não se sabe o paradeiro do prêmio. Além disso, Hattie também havia solicitado que fosse enterrada no cemitério Hollywood Forever, porém o local não enterrava negros e até após a morte, a mulher sofreu com o preconceito intenso existente no país.

A História Esquecida

Fatos Desconhecidos



 

0 Comentários: