Propaganda

quinta-feira, maio 18, 2023

Autoestima


 


Autoestima - Jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todo amor é amor próprio. Pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá que não ama a eles: ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você! Você ama o desejo, não o desejado.

(Friedrich Nietzsche)

Autoestima é a avaliação subjetiva que um indivíduo faz de si mesmo como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. A autoestima envolve tanto crenças autos significantes (por exemplo: "eu sou competente/incompetente", "eu sou querido/odiado") como emoções autos significantes associadas (por exemplo: triunfo/desespero, orgulho/vergonha).

Também encontra expressão no comportamento (por exemplo: assertividade/temeridade, confiança/cautela). 

Entende-se por autoestima, em psicologia, a avaliação que a pessoa faz de si mesma expressando uma atitude de aprovação ou de repulsa bem como a suas capacidades e valor, tanto para si como para o meio em que vive. 

Os psicólogos consideram a autoestima uma característica duradoura da personalidade, embora também existam variações normais de curto prazo. 

É, contudo, um termo controverso entre académicos devido a alguns acreditarem que o conceito não existe e é melhor medido pelos níveis de traços de extraversão e introversão.

0 Comentários: