Propaganda

quarta-feira, março 29, 2023

Vivencias

As vivências da infância são fundamentais na construção da personalidade e formação do caráter de todos. É nessa fase que captamos, muitas vezes sem nem saber, valores importantes, que determinarão nossas escolhas para o resto da vida.

Muitas vezes a pessoa nem imagina, mas age de tal maneira, devido a traumas de infância.

Quando sofremos um abuso ainda criança, não esquecemos o que passamos e sentimos, apenas reprimimos essas lembranças traumáticas em nosso inconsciente. Por isso, ao contrário do que diz o ditado popular, que o tempo cura tudo, o tempo por si só não cura traumas de infância.

Vivências traumáticas na infância, como a perda de vínculos afetivos devido à morte de pais ou de irmãos ou, ainda, a privação de um ou de ambos os pais por separação ou abandono constituem importantes fatores associados à depressão na vida adulta.

Abusos físicos e psicológicos fazem com que a pessoa tenha receio de se aproximar dos outros e, por consequência, sofrer novamente.

Nem todo mundo relaciona essa dificuldade com alguma questão do passado. Por isso, é importante buscar ajuda profissional.

É importante para nós, adultos, termos a coragem de olhar para nossos primeiros anos de vida na busca da verdade do que vivenciamos, sentimos, e na maioria das vezes, reprimimos.

Junto com o terapeuta, o indivíduo vai encontrar caminhos para redescobrir sua força, sua energia e sua vontade de viver. Para isso, é necessário que o trauma seja revivido não só com lembranças, mas com emoções e afetos correspondentes. É preciso que o sujeito retorne àquele lugar doloroso, mas encontre segurança no meio do caos não elaborado anteriormente.

A terapia vai fazer com que o indivíduo organize aquilo que ficou fragmentado no decorrer da vida. As lacunas do viver serão preenchidas por pensamentos de confiança, tranquilidade, força e ousadia para se colocar no mundo de forma ativa e positiva. Essa força será sentida no corpo e na mente.

Texto: Pensamento Líquido

Ilustração: Joey Guidone

 


0 Comentários: