Propaganda

terça-feira, abril 04, 2023

A Violência Universal


A violência nasceu com o homem e só terá fim com o seu próprio fim. 

Nunca irá faltar motivo para falar de bestialidades e derramamento de sangue. A discórdia as agressões, estão presentes seja em que lugar for do mundo, até mesmo de onde jamais deveria ter existido. 

A igreja, com sua misericórdia advinda de Deus foi uma das responsáveis por um dos maiores absurdos contra a humanidade: A Inquisição. 

Incontáveis milhares de inocentes foram brutalmente torturadas, e queimados vivos em “santas” fogueiras. Seus bens eram saqueados, obrigados a transferir o patrimônio da família para a santa igreja e, mesmo assim morriam miseravelmente queimados. 

O motivo? 

Hoje a instituição Igreja católica, é uma das mais ricas do mundo. Seu império estende-se até mesmo onde ela não é reconhecida. 

Mas a igreja é apenas parte desse tormento, apesar de que toda brutalidade universal tenha saído do seu manual chamado de Bíblia Sagrada. Se duvidar, é só pegar uma “sagrada bíblia”, e ler o Salmo 109. É só uma pequena demonstração.

Parte daí o pouco caso pela vida humana que, contínua tomando rumos assustadores e o vermelho da vida irrigando a terra e germinando o ódio. O homem traz nos gestos, no olhar, em tudo o que faz a marca entalhada da violência. 

Não há motivos para não generalizar. Os fatos estão à vista com muita clareza. Nos jornais, revistas, noticiários nas emissoras de televisão, rádios, e vemos ao vivo muitas vezes estúpidas ações que envolvem o homem. 

No presente estamos enfrentando o terror do Estado Islâmico também, baseado em um livro “divino” que leciona barbaridades e os seguidores cumprem fielmente. O passado virou história, o presente e o futuro também vão ser. 

Não só o homem dos nossos dias, com a cabeça cheia de ambições modernas, é mais violento.

Tudo é proporcional ao seu tempo. Todos foram, são e serão bárbaros. O ódio, a ambição, a busca por maiores espaços, mesmo que tomando os dos mais fracos, é o ingrediente indispensável para a violência. 

Usemos novamente, como parâmetro, a bíblia – por ser um dos livros mais antigos - veremos que, dos 1.189 capítulos desse livro, somente os dois primeiros não nos falam do homem praticando o mau, o terceiro já fala de Adão e Eva os praticando.

Não demora muito, pois já no seguinte, aparece o assassinato de Abel, cometido pelo próprio irmão Caim. De lá para cá, passaram-se muitos séculos, e a história nos mostra que nunca houve trégua nessa guerra infinita. Ao contrário, houve sim, uma modernização nos métodos de matar o semelhante em maior quantidade, qualidade e com mais rapidez. 

Armas sofisticadas, que causam maior terror, que destrói de muito longe, uma dor maior; o aniquilamento perfeito. 

Trocaram-se as fogueiras pela bomba atômica; as arenas infestadas de leões, leopardos e gladiadores; por campos de concentração. 

Não há diferença alguma na mentalidade do homem primitivo, com o homem atual, existe sim, uma maior tecnologia, diferentes preparos na confecção de invasões, que são prévias das guerras. A morte chega mais diplomaticamente, sem muitos senões. 

Na verdade, o homem é um guerreiro nato!

Francisco Silva Sousa

0 Comentários: