Propaganda

terça-feira, junho 27, 2023

A Confissão - O Filme com Michael Caine


The Statement no Brasil A Confissão é um filme produzido em 2003, dirigido por Norman Jewison e estrelado por Michael Caine (Pierre Brossard), Tilda Swinton (Anne-Marie Levy), Jeremy Northam (Coronel Roux) Alan Bates (Armand Bertier) Charlotte Rampling (Nicole) Ciarán Hindes (Pochon) Matt Craven (David Manenbaum), esses foram os principais atores.

O roteiro do drama e suspense é inspirado na história verdadeira de Paul Touvier, um policial da França de Vichy, que foi acusado de crimes contra a humanidade cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, como policial integrante da Milicia Francesa e colaborador dos nazistas que ocupavam a França, Touvier capturou e ordenou a execução de sete judeus em retaliação ao assassinato de um ministro do governo de Vichy pelo Maquis, a resistência francesa.

Durante décadas após a guerra, ele conseguiu escapar da prisão e do julgamento graças a uma intrincada teia de proteção feita por seguidores de um bispo excomungado pela Igreja Católica.

Foi finalmente preso em 1989, dentro de um priorado em Nice, sul da França, e condenado à prisão perpétua em 1994. Morreu na prisão em 1996.

Este foi o último filme do ator Alan Bates e do diretor Norman Jewison, que dirigiu filmes aclamados como No Calor da Noite.

Logo em seu início é mostrado um homem procurando o personagem de Michael Caine, com sua fotografia em mãos. Quem está ao lado de Caine na foto é o diretor Norman Jewison, caracterizado como um padre.

Enredo 

Pierre Brossard (Michael Caine), um policial colaborador dos nazistas, prende e fuzila sete judeus franceses numa pequena cidade do interior da França, em junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra e a libertação do país, condenado à morte in absentia e escondido durante décadas, por uma teia de proteção da Igreja e de altos integrantes do escalão governamental ex-colaboracionistas como ele, começa a sofrer tentativas de assassinato, em princípio imputados a grupos judeus de caçadores de nazistas.

A juíza Levy (Tilda Swinton) e o coronel Roux (Jeremy Northam) da inteligência do exército francês, tentam encontrá-lo antes que seja assassinado, pois acreditam que na verdade os atentados são praticados a mando de integrantes do alto escalão do governo, de passado comprometedor durante a guerra, que pretendem silenciá-lo.

Não consegue, pois, depois de várias tentativas frustradas, armaram uma trama e um dos próprios articuladores do plano, consegue mata-lo. Quando o coronel chega ao local ainda o encontra com vida, mas morre em seguida.

0 Comentários: