Propaganda

quarta-feira, abril 12, 2023

Joseph Goebbels - O Propagandista Nazista

Joseph Goebbels - O Propagandista Nazista

Paul Joseph Goebbels nasceu no dia 29 de outubro de 1897 em Rheydt uma cidade da Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen) incorporada na conurbação de Mönchengladbach. Localiza-se próxima da fronteira com os Países Baixos.

Político alemão e Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista entre 1933 a 1945. Um associado e devoto apoiador de Adolf Hitler, ficou conhecido pelas suas capacidades oratórias em público e pelo seu profundo e fanático antissemitismo, e sua crença na conspiração internacional judaica que o levou a apoiar o extermínio dos judeus no Holocausto.

Goebbels, que ambicionava ser escritor, obteve o grau de Doutor em Filosofia pela Universidade de Heidelberg em 1921. Em 1924, aderiu ao Partido Nazi, onde trabalhou com Gregor Strasser na sua delegação do Norte.

Em 1926, foi nomeado Gauleiter (líder distrital) por Berlim, onde começou a interessar-se pela utilização da propaganda para promover o partido e o seu programa.

Após a chegada ao poder dos nazis em 1933, o Ministério da Propaganda de Goebbels rapidamente conseguiu o controle absoluto da imprensa, arte e informação na Alemanha.

Era um particular adepto em usar a recente rádio e os filmes para fins de propaganda. Os temas centrais eram o antissemitismo, ataques ao bolchevismo e, após o início da Segunda Guerra Mundial, a tentativa de moldar a moral.

Em 1943, Goebbels começou a pressionar Hitler para que este introduzisse medidas que levassem a uma “guerra total”, incluindo o encerramento de negócios não essenciais ao esforço de guerra, recrutamento de mulheres para a força de trabalho e o alargamento do recrutamento militar àqueles que, até ali, estavam isentos de tal serviço na Wehrmacht.

Em 23 de julho de 1944, Hitler nomeou-o Plenipotenciário do Reich para a Guerra Total. Goebbels tomou várias medidas, malsucedidas, para aumentar o número de pessoas disponíveis para a produção de armamento e para a Wehrmacht.

À medida que a guerra se aproximava do fim e que a Alemanha Nazista se encontrava perante a derrota, Magda Goebbels e os seus filhos juntaram-se a ele em Berlim, indo para o Vorbunker, parte do complexo de bunkers de Hitler, em 22 de abril de 1945. Hitler suicidou-se em 30 de abril.

De acordo com seu testamento, Goebbels era o seu sucessor como Chanceler da Alemanha; este, apenas esteve um dia no seu novo cargo. No dia seguinte, (01 de maio de 1945), Goebbels e a sua mulher suicidaram-se, depois de terem matado os seus seis filhos com cianeto.

 


0 Comentários: