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domingo, setembro 22, 2024

Números


 

Já se perguntou como os números foram inventados?

Bom, os números não foram "inventados" por uma única pessoa ou em um único momento. O conceito de números evoluiu ao longo de milhares de anos e foi desenvolvido por várias civilizações antigas.

Os seres humanos começaram a contar usando objetos e marcas em ossos, pedras e outros materiais. Os sistemas numéricos foram progressivamente refinados por culturas antigas como os sumérios, babilônios, egípcios, indianos e gregos.

O sistema de numeração decimal, que usamos hoje, tem raízes na Índia antiga, onde os matemáticos hindus desenvolveram o conceito de zero e a base 10.

Em resumo, os números surgiram como uma necessidade prática de contar e medir, e ao longo do tempo, diferentes civilizações contribuíram para o desenvolvimento dos sistemas numéricos que utilizamos hoje.

Número é um objeto abstrato da matemática usado para descrever quantidades, ordem ou medida. O conceito de número provavelmente foi um dos primeiros conceitos matemáticos assimilados pela humanidade no processo de contagem.

Para isto, os números naturais eram um bom começo. O trabalho dos matemáticos nos levou a conceber outros tipos de números. Os números inteiros são uma extensão dos números naturais que incluem os números inteiros negativos.

Os números racionais, por sua vez, incluem frações de inteiros. Os números reais são todos os números racionais mais os números irracionais. A noção de número e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade.

E a própria vida está impregnada de matemática: grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas, aludem conscientemente ou não a juízos aritméticos e propriedades geométricas.

Sem esquecer que a ciência, a indústria e o comércio nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática. Em todas as épocas da evolução humana, mesmo nas mais atrasadas, encontra-se no homem o sentido do número.

Esta faculdade lhe permite reconhecer que algo muda em uma pequena coleção (por exemplo, seus filhos, ou suas ovelhas) quando, sem seu conhecimento direto, um objeto tenha sido retirado ou acrescentado.

O sentido do número, em sua significação primitiva e no seu papel intuitivo, não se confunde com a capacidade de contar, que exige um fenômeno mental mais complicado. Se contar é um atributo exclusivamente humano, algumas espécies de animais parecem possuir um sentido rudimentar do número.

Assim opinam, pelo menos, observadores competentes dos costumes dos animais. Muitos pássaros têm o sentido do número. Se um ninho contém quatro ovos, pode-se tirar um sem que nada ocorra, mas o pássaro provavelmente abandonará o ninho se faltarem dois ovos. De alguma forma inexplicável, ele pode distinguir dois de três.

O número sem contagem

Apesar disso, ainda que pareça estranho, é possível chegar a uma ideia clara e lógica de número sem recorrer a contagem. Entrando numa sala de cinema, temos diante de nós dois conjuntos: o das poltronas da sala e o dos espectadores.

Sem contar, podemos assegurar se esses dois conjuntos têm ou não igual número de elementos e, se não têm, qual é o de menor número. Com efeito, se cada assento está ocupado e ninguém está de pé, sabemos sem contar que os dois conjuntos têm igual número.

Se todas as cadeiras estão ocupadas e há gente de pé na sala, sabemos sem contar que há mais pessoas que poltronas. Esse conhecimento é possível graças a um procedimento que domina toda a matemática, e que recebeu o nome de correspondência biunívoca.

Esta consiste em atribuir a cada objeto de um conjunto um objeto de outro, e continuar assim até que um ou ambos os conjuntos se esgotem. O princípio de contagem, em muitos povos primitivos, se reduz precisamente a tais associações de ideias.

Eles registram o número de suas ovelhas ou de seus soldados por meio de incisões feitas num pedaço de madeira ou por meio de pedras empilhadas. Temos uma prova desse procedimento na origem da palavra "cálculo", da palavra latina calculus, que significa pedra.

A ideia de correspondência

A correspondência biunívoca resume-se numa operação de "fazer corresponder". Pode-se dizer que a contagem se realiza fazendo corresponder a cada objeto da coleção (conjunto), um número que pertence à sucessão natural: 1,2,3...

A gente aponta para um objeto e diz: um; aponta para outro e diz: dois; e assim sucessivamente até esgotar os objetos da coleção; se o último número pronunciado for oito, dizemos que a coleção tem oito objetos e é um conjunto finito. Mas o homem de hoje, mesmo com conhecimento precário de matemática, começaria a sucessão numérica não pelo um mas por zero, e escreveria 0,1,2,3,4...

A criação de um símbolo para representar o "nada" constitui um dos atos mais audaciosos da história do pensamento. Essa criação é relativamente recente (talvez pelos primeiros séculos da era cristã) e foi devida às exigências da numeração escrita.

O zero não só permite escrever mais simplesmente os números, como também efetuar as operações. Imagine como fazer uma divisão ou multiplicação em números romanos! E no entanto, antes ainda dos romanos, tinha florescido a civilização grega, onde viveram alguns dos maiores matemáticos de todos os tempos; e nossa numeração é muito posterior a todos eles.

Do relativo ao absoluto

Pareceria à primeira vista que o processo de correspondência biunívoca só pode fornecer um meio de relacionar, por comparação, dois conjuntos distintos (como o das ovelhas do rebanho e o das pedras empilhadas), sendo incapaz de criar o número no sentido absoluto da palavra. Contudo, a transição do relativo ao absoluto não é difícil.

Criando conjuntos modelos, tomados do mundo que nos rodeia, e fazendo cada um deles caracterizar um agrupamento possível, a avaliação de um dado conjunto fica reduzida à seleção, entre os conjuntos modelos, daquele que possa ser posto em correspondência biunívoca com o conjunto dado.

Começou assim: as asas de um pássaro podiam simbolizar o número dois, as folhas de um trevo o número três, as patas do cavalo o número quatro, os dedos da mão o número cinco. Evidências de que essa poderia ser a origem dos números se encontram em vários idiomas primitivos.

É claro que uma vez criado e adotado, o número se desliga do objeto que o representava originalmente, a conexão entre os dois é esquecida e o número passa por sua vez a ser um modelo ou um símbolo.

À medida que o homem foi aprendendo a servir-se cada vez mais da linguagem, o som das palavras que exprimiam os primeiros números foi substituindo as imagens para as quais foi criado. Assim os modelos concretos iniciais tomaram a forma abstrata dos nomes dos números.

É impossível saber a idade dessa linguagem numérica falada, mas sem dúvida ela precedeu de vários milhões de anos a aparição da escrita. Todos os vestígios da significação inicial das palavras que designam os números foram perdidos, com a possível exceção de cinco (que em várias línguas queria dizer mão, ou mão estendida).

A explicação para isso é que, enquanto os nomes dos números se mantiveram invariáveis desde os dias de sua criação, revelando notável estabilidade e semelhança em todos os grupos linguísticos, os nomes dos objetos concretos que lhes deram nascimento sofreram uma metamorfose completa.

sábado, setembro 21, 2024

Parasitismo


 

Parasitismo é uma relação de alto grau de proximidade entre dois seres vivos, na qual um organismo vive dentro de ou sobre outro, com o parasita tendo um metabolismo dependente de e podendo causar danos no hospedeiro. 

No entanto, o grau de prejuízo ao hospedeiro é muito variável, de acordo com o ambiente em que os dois organismos interagentes se encontram e quais são as espécies em questão. 

É importante salientar que a sobrevivência do hospedeiro interessa o parasita, o qual depende dele de alguma forma. Logo, a morte do hospedeiro representaria a morte do parasita também.

Porém, é possível que dependendo da fase de vida em que se encontra o organismo parasita, este consiga se reproduzir antes da morte de seu hospedeiro e, assim, perpetuar a espécie, como ocorre com Plasmodium.

Existem diferentes estratégias de parasitismo, de acordo com o grau de proximidade entre as duas espécies e a interação entre elas. A princípio, uma distinção pode ser realizada entre endo- e ectoparasitas, respectivamente correspondentes àqueles que vivem dentro do corpo do hospedeiro ou somente em sua superfície.

Quando os parasitas colonizam um hospedeiro, diz-se que este abriga uma infecção. Somente se a infecção ocasiona sintomas claramente prejudiciais ao hospedeiro pode-se dizer que este tem uma doença. Patógeno é o termo que pode ser aplicado a qualquer parasito que provoca uma doença (ou seja, ele é patogênico).

De um ponto de vista ecológico, o parasitismo, assim como a predação, é uma relação na qual um organismo é beneficiado às custas de outro, que passa a ser tratado como um recurso.

Desta forma, o parasita aumenta sua própria aptidão enquanto reduz a do hospedeiro, seja por roubo de recursos, seja pelo uso de um organismo como hospedeiro intermediário/secundário até que atinjam o outro hospedeiro definitivo/primário.

No entanto, as principais diferenças entre esta relação ecológica e a predação incluem o fato de os parasitas tenderem a ser muito menores que seus hospedeiros, além de não os matarem e viverem dentro de ou sobre outro organismo por períodos de tempo estendidos. 

No geral, é comum que parasitas sejam altamente especializados e, especialmente em animais, reproduzem em taxas maiores que seus hospedeiros. Exemplos disso incluem pulgas e tênias que parasitam vertebrados.

Vale ressaltar que está interação ecológica, presente nos mais diversos filos e grandes grupos de seres vivos, pode ser interpretada com saprofítica ou até mesmo tornar-se mutualística, de acordo com os seres em questão, o ambiente em que habitam e o contexto em que ocorre tal relação.

É muito comum que o ser humano seja hospedeiro de parasitas, sejam eles vírus, bactérias, protozoários (como Plasmodium) até invertebrados diversos (tênias, lombrigas, carrapatos, etc.). Como parasitas podem interagir com muitas espécies, é comum que sejam vetores de patógenos, por exemplo Aedes aegypti, transmissor de diversos vírus causadores de doenças em humanos.

Em termos científicos, apesar da medicina já tratar destes seres, a parasitologia como área propriamente dita surgiu e se desenvolveu ao longo do século XIX. Culturalmente, o termo "parasita" é tratado como tendo conotações negativas.


Prefiro...



Prefiro viver menos fazendo o que gosto do que viver muito fazendo o que os outros querem ou do que eles gostam.   

A mim não importa quantidade e sim a qualidade   de vida que vou ter. Nisso se inclui não me abster de fazer o que me é aprazível!

Francisco Silva Sousa - Foto: Pixabay

Preferência Temporal

Em economia, "preferência temporal" é a verdade constante e fundamental de que os indivíduos preferem que suas necessidades sejam satisfeitas no intervalo de tempo mais curto possível. 

Visão Geral

Os indivíduos estão sujeitos à passagem do tempo. Suas existências são finitas, seus corpos e mentes decaem. O tempo, portanto, é um fator escasso e, como tal, os indivíduos precisam economizá-lo. 

É dessa escassez, da necessidade imperiosa de economizar o tempo, que se origina a preferência temporal. Ceteris paribus, a satisfação presente tem preferência sobre a satisfação futura e bens no presente são preferidos a bens no futuro.

Adicionalmente, a própria natureza humana impõe limites ao adiamento da satisfação de necessidades.

Satisfazer aquelas mais imediatas, como a da manutenção da própria vida e saúde, por exemplo, antecede e é um pré-requisito para a satisfação daquelas menos urgentes, futuras. Em outros termos, a espera constitui-se numa desutilidade.

É interessante notar que, na ausência da preferência temporal, as pessoas jamais teriam porque consumir. Dariam ao almoço que será servido somente daqui a dez anos o mesmo valor da refeição disponível hoje.

E, passados esses dez anos, tampouco encontrariam razão para desfrutar dos alimentos, que mais uma vez lhes pareceriam ter o mesmo valor de prato semelhante a ser servido no futuro ainda mais distante.

Não fosse pela preferência temporal, portanto, o consumo inexistiria e, consequentemente, toda produção, que tem como fim último produzir bens de consumo, cessaria.

Termos

A preferência temporal guarda relação com as noções de produção indireta e de juro. A única razão pela qual os indivíduos adotam processos mais longos de produção (produção indireta) é porque esperam obter desses processos um incremento em sua satisfação que compense a desutilidade da espera. 

O “desvio”, o maior período de tempo requerido pela produção indireta, requer a constituição de um fundo de subsistência, que só pode vir da abstinência do consumo no presente, do sacrifício da satisfação imediata.

Esse sacrifício é feito em função da expectativa de maior ou melhor produção futura. Para Böhm-Bawerk, esse “é o ponto essencial e central da teoria do juro”, ou seja, o juro é o acréscimo de satisfação demandado pelos indivíduos em troca da espera.

sexta-feira, setembro 20, 2024

Diamond Head - Havaí


 

Diamond Head é uma cratera e antigo cone vulcânico de tufo localizado na ilha havaiana de O’ahu, conhecido pelos havaianos como Lēʻahi. O nome havaiano é provavelmente derivado de lae (arcada, promontório) com ʻahi (atum) por causa do formato da linha de orientação que se assemelha ao formato da nadadeira dorsal de um atum. 

Seu nome em inglês Diamond Head (Cabeça de Diamante) foi dado por marinheiros britânicos no século XIX, que pensaram ter descoberto diamantes nas encostas da cratera. Esses "diamantes" eram, na verdade, cristais de calcita brilhantes que não tinham valor.

Diamond Head faz parte do sistema de cones, aberturas e seus fluxos de erupção associados que são conhecidos coletivamente pelos geólogos como Série Vulcânica de Honolulu. Erupções do vulcão Ko’olau que ocorreram muito depois do vulcão se formar e ter adormecido.

Há cerca de cem mil anos, quando lava derretida fluiu para as águas frias do Pacífico, criando uma violenta explosão de vapor, a cratera foi formada, o que contribuiu também para a formação da ilha.

Cinzas e pedaços de recife de calcário voaram para o ar, depois assentaram-se e endureceram num cone de tufo de 760 pés no seu ponto mais alto e em uma cratera de 350 acres no seu interior. 

As erupções combinadas de Diamond Head, da Cratera Punchbowl, Red Hil e Tantalus precipitaram cinzas e material de fundação para preencher a área entre essas crateras onde Honolulu está hoje. Esses eventos eruptivos criaram muitos dos marcos mais conhecidos de Oʻahu além da Diamond Head, como os citados acima.

Diamond Head, como o resto da Série Vulcânica de Honolulu, é muito mais jovem do que a massa principal da cordilheira Koʻolau. Enquanto a cordilheira Koʻolau tem cerca de 2,6 milhões de anos, Diamond Head tem cerca de 500 000 a 400 000 anos.

Conhecida como Lēʻahi em havaiano, a montanha em 1825 recebeu o nome de Kaimana-Hila, literalmente Diamond Hill (Colina Diamante), por marinheiros britânicos que descobriram cristais de calcita vulcânica cintilantes na areia e os confundiram com diamantes. Isso se reflete em outro nome local, Kaimana Hila.

O nome mais tarde se tornou Diamond Head, com head sendo encurtado de headland (promontório). Diamond Head faz parte da cordilheira Ko'olau. Ko'olau foi um vulcão que começou a entrar em erupção abaixo do nível do mar há cerca de 2,6 milhões de anos.




Houve uma breve dormência de cerca de um milhão de anos e, em seguida, o vulcão entrou em erupção novamente criando aberturas que se tornaram marcos conhecidos como a cratera Punchbowl, Koko Head, baía de Hanauma e Diamond Head.

Diamond Head é o mais jovem desses marcos históricos, datando de cerca de 200 000 anos. As aberturas estão extintas e Diamond Head está dormente há cerca de 150 000 anos.

Acredita-se que Diamond Head seja monogenético, o que significa que a erupção ocorre apenas uma vez. Portanto, os geólogos acreditam que Diamond Head nunca mais entrará em erupção.

Com o passar dos anos, Le'ahi teve muitos usos. Os reis de Oahu tinham suas residências principais nas proximidades e costumavam descer de trenó (holua) pelas encostas de Diamond Head como um passatempo. Um telégrafo de sinal marinho também foi mantido na crista na parte traseira do Diamond Head, que sinalizava todos os navios que se aproximavam ou passavam pelo porto de Honolulu.

Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a cratera foi transformada em uma elaborada fortaleza. Em 1904, o Governo Federal dos EUA adquiriu a cratera Diamond Head para ser utilizada para fins militares.

Foi escavado um túnel no lado norte da cratera que dava acesso ao interior. A construção da trilha para caminhadas e do búnquer da Estação de Controle de Incêndios começaram em 1908. A Estação de Controle de Incêndios é o búnquer principal constituído por quatro níveis localizados no topo da cratera.

Nos anos seguintes, estações de bateria, casamatas, armas antiaéreas e postos de holofotes foram construídas ao redor da base da cratera que continha a artilharia e outras armas militares.

De dentro das salas de plotagem da Estação de Controle de Incêndios, os homens seriam capazes de se comunicar com as estações de bateria para disparar a artilharia exatamente onde necessário.

As localizações fortificadas tornaram-se uma atração turística popular. Hoje, partes da cratera são utilizadas como Centro Operacional de Emergência da Defesa Civil, pela Administração Federal de Aviação e pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Turismo

Diamond Head foi designado um Monumento Estadual em 1962 e um Marco Natural Nacional em 1968. Construído em 1908 como parte do sistema de defesa costeira do exército, uma trilha de 12/16 quilômetros sobe 182 metros desde o chão da cratera até ao seu cume.

A caminhada pela trilha é uma atividade popular devido à recompensa no topo: uma vista do oceano e da costa que se estende desde Koko Head, a leste, até Waianae, a oeste. São cobradas taxas de entrada nominais aos visitantes.

A trilha que leva à Estação de Controle de Incêndios começou a se tornar popular entre turistas e moradores locais. Até o momento, qualquer pessoa poderia acessar a cratera durante seu horário normal de funcionamento e caminhar pela trilha de graça.

No final da década de 1990, a Divisão de Parques Estaduais do Havai começou a sofrer cortes no orçamento. E então a cobrança de um dólar por pessoa começou em janeiro de 2000. Mais tarde naquele ano, uma cabine de pedágio foi construída e um empreiteiro foi contratado para cobrar as taxas. 

A cratera fica aberta das 6h às 18h todos os dias do ano. Aproximadamente 2 000 pessoas visitam a cratera por dia. Tem uma vista magnífica de 360 graus do topo. Durante as décadas de 1960 e 1970, a cratera foi usada para realizar concertos em festivais.

Os shows foram durante o dia e incluíram várias bandas locais, bem como bandas do Estados Unidos contíguos. A média de participação foi de cerca de 12 000 pessoas, mas rapidamente cresceu para cerca de 75 000 em cada evento. À medida que sua popularidade cresceu, tornou-se mais comercializado, e os festivais foram interrompidos no final da década.


Apollo 1. - A tragedia


 

A tragédia da Apollo 1 aconteceu em 27 de janeiro de 1967, durante um teste pré-voo na plataforma de lançamento em Cabo Kennedy. A missão, que seria o primeiro voo tripulado do programa Apollo, estava programada para ser lançada em 21 de fevereiro de 1967.

Os astronautas Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee perderam suas vidas quando um incêndio varreu o módulo de comando.

No dia do incêndio, a visibilidade no White Room (sala ao lado do módulo de comando na plataforma de lançamento) era praticamente inexistente, e era necessário trabalhar praticamente pelo tato, já que a observação visual era limitada a poucos centímetros.

Uma equipe de cinco pessoas participou da abertura das três escotilhas do módulo de comando para tentar salvar a tripulação. Essas operações foram extremamente desafiadoras devido ao calor intenso, fumaça densa e a dificuldade em abrir as escotilhas.

O incêndio começou provavelmente na parte inferior dianteira do compartimento de equipamentos à esquerda do piloto comandante e rapidamente se espalhou, intensificado por materiais inflamáveis como fitas de Velcro.




O aumento rápido da temperatura e da pressão da cabine levou à ruptura do módulo de comando, tornando o resgate impossível e resultando na perda fatal da tripulação.

Este trágico evento foi um momento crucial na história da exploração espacial, levando a importantes mudanças de segurança e design nas missões subsequentes da Apollo.

A cabine da espaçonave foi pressurizada com uma mistura 60/40 de oxigênio/nitrogênio; todos os materiais inflamáveis foram removidos; e foi instalada uma nova escotilha de peça única que poderia ser aberta em segundos com um empurrão do dedo mindinho de um astronauta.

O encanamento de alumínio foi substituído por aço inoxidável; os tubos de refrigeração foram blindados com epóxi de alta resistência; feixes de fios foram envoltos em metal.

O nylon foi substituído por Teflon retardante de fogo e o papel foi minimizado, incluindo material de leitura. “Nada de livros ou revistas”, escreveu Wally Schirra, que comandou a Apollo 7 em outubro de 1968. “Nem poderíamos levar nada feito de papel para brincar, como cartas ou quebra-cabeças”.

O incêndio da Apollo continua sendo um dos momentos mais sombrios da América. Surgiu de uma febre insaciável de 'vá' e da priorização perversa do cronograma em detrimento da segurança, uma lição cruel que seria repetida durante o desastre do Challenger em 28 de janeiro de 1986 e o desastre do Columbia em 1º de fevereiro de 2003.

Mas se um grão de otimismo pudesse ser resgatado da Apollo 1, seria o seguinte: sem o sacrifício de Grissom, White e Chaffee, é altamente improvável que o EUA pudesse ter alcançado a Lua com segurança. E isso, certamente, é um legado do qual eles podem se orgulhar.



quinta-feira, setembro 19, 2024

A Seda



A seda é uma fibra proteica natural obtida a partir dos casulos de lagartas de certas mariposas e do bicho-da-seda (Bombyx mori), usada na indústria têxtil. Sendo uma das matérias-primas mais caras.

A fibra de seda é um filamento contínuo de proteína produzido pelas lagartas, de certos tipos de mariposas, que expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina), os quais se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.

A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz.

Em 3600 a.C., a seda tem sua primeira aparição na China. Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2700 a.C. Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá.

Depois de experimentar algumas vezes, ela, finalmente, conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido. A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época.

A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3 000 anos após sua descoberta pelos chineses.

Obtenção

O bicho-da-seda é criado aos milhões. Após trinta dias se alimentando apenas de folhas de amoreira, o bicho-da-seda tece o seu casulo e, dentro dele, se transforma em crisálida.

O processo de tecelagem da seda continua o mesmo nos dias de hoje. Na sericicultura, os casulos são mergulhados em água quente para libertar os filamentos da substância chamada sericina da seda, matando a larva do bicho-da- seda.

A substância, ao ser retirada dos fios, deixa estes com a cor brilhante característica da seda. Os filamentos são combinados para formar fios, que são enrolados e finalmente secos.

Cada casulo pode render de 458 a mil metros de seda, sendo cada casulo composto por apenas um longo fio. Cerca de cinco quilogramas de casulos são necessários para produzir um quilograma de seda em bruto.

O Paraná participa com 84% da produção brasileira de casulos de bicho-da-seda, uma atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais, com área média de 2,5 ha e predominância do trabalho familiar no programa "Vale da Seda".

A sericicultura paranaense é desenvolvida em 161 municípios, com 1 867 famílias que cultivam uma área de 3 969 hectares de amoreiras, numa produção de 2 466 toneladas de casulos conforme dados da safra de 2016/2017. 


John Wilkes Booth



 

John Wilkes Booth foi um ator e simpatizante confederado mais conhecido por assassinar o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, em 14 de abril de 1865.

Booth nasceu em 10 de maio de 1838, em uma proeminente família de atores teatrais em Maryland. Ele cresceu em uma época de intensos conflitos políticos nos Estados Unidos, principalmente em torno da escravidão e da Guerra Civil Americana.

Booth era um firme defensor dos estados escravistas do sul e se opôs fortemente à abolição da escravidão. Durante a Guerra Civil, ele manifestou suas opiniões pró-sul publicamente e culpava Lincoln pela derrota da Confederação e pelo fim da escravidão.

Ele acreditava que, ao matar Lincoln, poderia ressuscitar o espírito da Confederação e causar uma revolta no Norte. Na noite do assassinato, Booth entrou no camarote presidencial no teatro Ford, em Washington, D.C., durante uma apresentação da peça Our American Cousin.

Ele atirou em Lincoln na parte de trás da cabeça com um revólver Derringer de calibre .44. Após o disparo, Booth gritou “Sic semper tyrannis” (“Assim sempre aos tiranos”, frase associada ao assassinato de Júlio César) e pulou do camarote para o palco, machucando sua perna durante a fuga.

Depois do assassinato, Booth conseguiu escapar da cidade e foi caçado por doze dias antes de ser localizado em uma fazenda na Virgínia. Ao ser cercado por soldados federais, Booth recusou-se a se render e foi baleado e morto em 26 de abril de 1865.

O assassinato de Lincoln teve enormes repercussões para o país. Booth, que esperava ser visto como um herói, foi condenado pela história como um traidor e assassino.

Sua ação contribuiu para um período ainda mais turbulento durante a Reconstrução dos Estados Unidos, à medida que o país tentava se recuperar da Guerra Civil.

quarta-feira, setembro 18, 2024

Romell Broom


 

Romell Broom foi um cidadão americano nascido no dia 04 de junho de 1956. Preso por assassinato, sequestro e estupro. Foi condenado em 1984 pelo rapto e morte de Tryna Middleton de 14 anos que estava indo a um jogo de futebol americano em East Cleveland (Ohio).

Em 2003 Bromm recebeu uma oferta do estado de Ohio para realizar um teste de DNA para provar sua inocência, no entanto, o resultado não o inocentou. 

A audiência de clemência conclui que "o resultado do DNA não indica uma combinação exata, porém indica a probabilidade de Broom não ser o doador é de 1 em 2.3 milhões.

Cabe ressaltar que oito ou nove homens negros no país teriam o mesmo perfil." Broom pediu um novo teste de DNA independente e uma mudança de equipe de advogados.

Broom também possui condenações por roubo, roubo qualificado e quatro sequestros de crianças do sexo masculino. Ele também possui uma condenação em separado pelo estupro de uma menina.

Execução abortada

A execução de Broom estava agendada para o dia 15 de setembro de 2009. Entretanto, a equipe responsável por conduzir a execução tentou por duas horas estabilizar um acesso intravenoso por onde seria administrada a injeção letal, antes do governador de Ohio, Ted Strickland autorizasse o adiamento por uma semana a execução. 

Os advogados de Broom argumentam que a primeira tentativa de execução foi uma punição cruel e incomum e que executá-lo significaria que seu depoimento seria perdido, prejudicando assim a ação judicial que questiona a constitucionalidade do procedimento da injeção letal em Ohio. 

O juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Gregory L. Frost, marcou para 30 de novembro de 2009 a audiência e desde fevereiro de 2011 Broom aguarda o resultado de um recurso. 

A Anistia Internacional iniciou uma campanha para informar ao público sobre a falha na tentativa de execução. Também existe um documentário sobre o caso chamado: "The Second Execution of Romell Broom" de Michael Verhoeyen e o próprio Romell Broom conta sua história através do e-book "Survivor on Death Row”.

Broom morreu em 28 de dezembro de 2020, aos 64 anos.

Embriaga-te



Devemos andar sempre bêbedos. Tudo se resume nisto: é a única solução. Para não sentires o tremendo fardo do Tempo que te despedaça os ombros e te verga para a terra, deves embriagar-te sem cessar.

Mas com quê? Com vinho, com poesia ou com a virtude, a teu gosto. Mas embriaga-te.

E se alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre as verdes ervas duma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gemeu, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala, pergunta-lhes que horas são: "

São horas de te embriagares! Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia, ou com a virtude, a teu gosto.

Charles Baudelaire