Propaganda

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

segunda-feira, setembro 02, 2024

A libélula


 

A libélula é um inseto alado pertencente à subordem Anisoptera. É considerado um dos primeiros insetos a surgir na Terra.

Características

Como características, contam-se o corpo fusiforme, com o abdômen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libélulas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas.

Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagoa temporárias), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos.

As larvas de libélula (chamadas "ninfas") são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insetos, mas também de girinos e peixes juvenis.

As libélulas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação. Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem. São insetos carnívoros.

Temidas por uns, admiradas por outros e estudadas por muitos, as libélulas adultas caçam à base do seu sentido de visão extremamente apurado. Os seus olhos são compostos por milhares de facetas (até 30 000) e conferem-lhes um campo visual de 360 graus.

As libélulas medem entre 2 e 19 cm de envergadura e as espécies mais rápidas podem voar a cerca de 85 km/h. Uma de suas características é que, mesmo possuindo seis pernas, praticamente não consegue andar com elas.

O grupo surgiu no Paleozoico, sendo bastante abundantes no período Carbônico, e conserva até aos dias de hoje as mesmas características gerais. As maiores libélulas de sempre pertencem ao género Meganeura, floresceu no Pérmico, e podiam atingir envergadura de 70 a 75 cm.

Seu tempo de vida pode chegar a 5 anos. No Brasil, existem cerca de 1 200 espécies de um total 5 000 existentes no mundo. É predadora de insetos, inclusive do Aedes aegypti, e até de pequenos peixes.

Em um único dia, pode consumir outros insetos voadores até a marca de 14% do seu próprio pesoː pode consumir cerca de 600 deles num único período de 24 horas.

No Brasil, é conhecida também pelos nomes: corta-água, ziguezague, lava-bunda, ziguezigue, e outros mais. Numa lista extensa, de mais de 100 sinônimos, entre nomes simples, primitivos, derivados, compostos, justapostos etc.

Segundo a lenda xamânica, a libélula era um pequeno dragão dotado de ciência e magia, que à noite difundia luz própria com sua respiração de fogo. Para se livrar de coiotes, transformou-se em uma libélula e não conseguiu mais retornar à forma antiga, perdendo seus poderes.


Os Misteriosos Minoicas


 

A civilização Minoica, também conhecida como Cretense, é uma das mais fascinantes e enigmáticas da história antiga. Desenvolvendo-se na ilha de Creta, a maior do Mar Egeu, entre os séculos XX e XV a.C., está civilização é considerada a primeira avançada da Europa, marcando o início da Idade do Bronze na região.

Os Minoicos eram conhecidos por sua habilidade na navegação e comércio marítimo, estabelecendo rotas comerciais que se estendiam por todo o Mediterrâneo.

Eles trocavam mercadorias como cerâmica, metais preciosos e artefatos de bronze, que eram altamente valorizados por outras culturas da época1. A economia Minoica era baseada no comércio exterior, e eles desenvolveram sistemas de pesos e medidas, além de um sistema de escrita hieroglífica, indicando um alto nível de organização e cultura.

A arte Minoica é especialmente notável, com seus afrescos vibrantes e coloridos, cerâmica finamente trabalhada e joias elaboradas. Os afrescos de Knossos, por exemplo, revelam uma sociedade que valorizava a natureza, a festividade e os esportes, como o famoso touro saltando.

Essas obras de arte fornecem uma janela para a vida cotidiana dos Minoicos, mostrando um povo que celebrava a beleza e a alegria. Knossos, o maior sítio arqueológico Minoico, era um complexo palaciano que servia como centro político, religioso e econômico.

Este palácio não era apenas uma residência real, mas também um local de armazenamento de alimentos, oficina de artesanato e santuário religioso. A arquitetura avançada do palácio, com seus corredores labirínticos e sistemas de drenagem sofisticados, reflete a engenhosidade e o poder da civilização Minoica.

O fim da civilização Minoica ainda é um mistério. Por volta de 1450 a.C., os palácios Minoicos foram destruídos, e acredita-se que uma série de desastres naturais, como terremotos e a erupção do vulcão Thera, podem ter contribuído para o declínio.

Além disso, a invasão dos Micênicos do continente grego pode ter sido um fator determinante na queda de Knossos e no fim da predominância Minoica. A civilização Minoica deixou um legado duradouro, influenciando as culturas subsequentes da Grécia Antiga e além.

Seus avanços na arte, arquitetura, comércio e organização social estabeleceram as bases para o desenvolvimento de civilizações futuras no Mediterrâneo. (Estudos Históricos)

domingo, setembro 01, 2024

Canal de Corinto



O canal de Corinto é uma travessia que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6,3 km de comprimento, e foi construído entre os anos de 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar a volta em cerca de 400 km, em torno do Peloponeso.

Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreito para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente.

A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, em uma tentativa realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a seis mil escravos escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

Fazer um canal com essa dimensão cavando com pás, nos dá a dimensão da inteligência de um imperador romano que se achava uma divindade. 


Um cruzeiro atravessando o estreito Canal de Corinto, Grécia, e evitando a volta de cerca de 400 km em torno da Península do Peloponeso.


 

Charles Bukowski


Henry Charles Bukowski Jr nasceu em Andernach, Alemanha em 16 de agosto de 1920. Foi um poeta, contista e romancista estadunidense nascido na Alemanha. 

Sua obra, de caráter inicialmente obsceno e estilo totalmente coloquial, com descrições de trabalhos braçais, porres e relacionamentos baratos, fascinaram geração que buscavam uma obra com a qual pudessem se identificar.

Filho do soldado teuto-americano Heinrich Bukowski e de Katharina (nascida Fett), aos três anos mudou-se para os Estados Unidos com seus pais. Foram inicialmente para Baltimore em 1923, depois para o subúrbio de Los Angeles.

Com um pai extremamente autoritário e frustrado e uma mãe submissa, sofria frequentemente, abusos físicos e psicodélicos por parte de seu pai. Seus pais se conheceram em Andernach, na Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial.

Na adolescência, surgiram inflamações que cobriram o rosto e toda a parte superior do corpo, fazendo-o submeter-se a tratamentos médicos no hospital público de sua cidade. Na escola, a situação também não era das melhores, tendo poucos amigos e sendo, sempre, o penúltimo a ser escolhido para o time de beisebol.

Por causa do tratamento médico, abandonou temporariamente a escola, voltando somente um ano depois. Neste meio tempo, descobriu duas coisas que o ajudaram a tornar a sua vida suportável: o álcool e os livros.

Em 1939, começa a cursar jornalismo pela Los Angeles City college, ganha uma máquina de escrever de seu pai e logo se põe a escrever. Mas, por causa de seus escritos e contos, seu pai o expulsa de casa. Morando em pensões e sem emprego, desiste da faculdade de jornalismo.

Com problemas com o alcoolismo, trabalhou em empregos temporários em várias cidades americanas como faxineiro, frentista e motorista de caminhão. 

Em 1952, consegue um emprego de carteiro. Com uma vida errante, bebe em excesso e escreve alucinadamente. Enviou seus trabalhos para as mais diversas editoras literárias independentes dos estados Unidos, mas eles, quase sempre, eram recusados.

A editora da revista Harlequin, Barbara Frye, no entanto, estava convencida de que Bukowski era um gênio. Começaram a se corresponder e, em determinado momento, Frye declarou que nenhum homem nunca se casaria com ela. Bukowski respondeu simplesmente: "Eu me casarei". 

Casaram-se logo depois de se conhecerem pessoalmente. Mas, tão rápido quanto se conheceram, separaram-se.

Depois do divórcio, conhece Frances Smith, com quem teve uma filha, Marina Louise Bukowski. Até este momento, Charles Bukowski era, apenas, um poeta iniciante. 

Mas, em 1971, surge a imagem de Bukowski que o tornaria famosoː o seu alterego Henry Chinaski, em Cartas na Rua (Post Office).

Chinaski o acompanha em todos seus romances e só não é protagonista em Pulp. Sua obra surtiu tanto efeito que alguns de seus contos e romances acabaram sendo adaptados para o cinema por alguns diretores. 

Inclusive, o próprio Bukowski recebeu diversos convites para escrever argumentos, apesar de assumir que nunca gostou muito de filmes.

Bukowski morreu de pneumonia, decorrente de um tratamento de leucemia aos 73 anos, em 9 de março de 1994, na cidade de San Pedro, Califórnia, pouco depois de terminar Pulp. Em seu túmulo, se lê "Don't Try", "Não Tente" em português.

Com o tempo, apareceram alguns herdeiros seus na literatura, principalmente na questão do estilo violento e despudorado de sua linguagem, e que acabou inclusive tendo desdobramentos no cinema.

Mas poucos são aqueles que, como ele, vivenciaram e permaneceram com naturalidade na sarjeta, fazendo dela sua fonte de inspiração. De todo aquele inferno imundo e fedido, Bukowski fez o seu paraíso.


Obra de Charles Bukowski

Charles Bukowski teve, como principais influências, Fiódor Dostoiévski, pelo pessimismo, e Ernest Hemingway, pelas frases curtas, jeito simples de escrever. Com o escritor russo, aprendeu a frase "Quem não quer matar seu pai".

O escritor Henry Miller foi uma das grandes influências de Bukowski, principalmente sua obra O Trópico de Câncer. Bukowski escreve uma vez para Miller, a quem admirava muito, e tentou marcar um encontro com o escritor. 

Miller recusou e, não só isso, censurou-o por beber muito - dizendo que a bebida é um modo de matar a criatividade.

Já o estilo "pondo no papel uma linha atrás da outra" que Bukowski aderiu à sua obra, teve influência direta de John Fante. 

É possível encontrar contos em que Bukowski fala de sua admiração quase divina por Fante, como também seu encontro com o escritor. Os dois se conheceram antes de Fante morrer de diabetes.

A cidade de Los Angeles foi a sua principal fonte de inspiração, tratando de histórias com temas simples, misturando, por exemplo, corridas de cavalo, prostitutas e música clássica..

Dono de um estilo de caráter extremamente autobiografia, Bukowski sonhou a vida inteira em ser reconhecido pelo seu trabalho como escritor. 

De estilo agressivo e inconformado e, na maioria das vezes, ébrio, sentava em sua máquina de escrever e, com uma sutileza surpreendente, deixava fluir seus pensamentos sem censura alguma. 

Bukowski vivia em um mundo atormentado e distorcido, totalmente fora dos padrões impostos pela sociedade de sua época. O escritor nunca fez questão de esconder que seus trabalhos eram, quase sempre, autobiográficos. 

E sua falta de discrição era tão grande que, durante toda vida, teve de lidar com a quebra de laços de amizade. Ele citava, sem qualquer preocupação, nomes e, quando muito inspirado, fazia duras críticas às pessoas que o cercavam. 

Repulsa, nojo, ódio, amor, paixão e melancolia. Esses são alguns dos sentimentos que mais inspiraram Charles Bukowski, que passou a vida nos becos dos Estados Unidos, na composição de toda sua obra. Cada poesia, cada romance e cada conto do escritor traz um pouco da vida do "Velho Safado", como ficou conhecido no mundo inteiro.

Bukowski tem sido erroneamente identificado com a Geração Beat, por certos temas e estilo correlatos, mas sua vida e obra nunca mostraram essa inclinação. Jim Christy, autor do livro The Buk Book, disse em uma vez que "ele havia sido um vagabundo, um imprestável, um proletário, um bêbado; bem, que fosse. 

Claro, outros trabalharam o mesmo território, mas o que diferenciava Bukowski do resto deles – os Knut Hamsun, Jack London, Maxim Gorky e Jim Tully - era que Bukowski era engraçado." Trabalhando esta imagem, Bukowski conseguiu criar um mito ao seu redor.

Bukowski está presente em álbuns, musicais e letras de muitas bandas, entre as quais: Guns N Roses ("Nightrain"), U2 ("Dirty Day"), Red Hot Chili Peppers ("Mellowship Slinky in B Major"), Tom Waits ("Frank's Wild Years"), Anthrax, Apollo 440, (uma das bandas de começo de carreira de Eddie Vedder, vocalista da banda Pearl Jam), entre muitas outras. O filósofo francês Jean-Paul Sartre teria se referido a Bukowski como - "O maior poeta da América". 

Tal comentário, que se transformou em um dos mais famosos sobre a obra de Bukowski, é quase certo ser uma mentira inventada pelo próprio Bukowski. Não existe nenhum registro que confirma tal comentário. Grandes especialistas em Sartre desmentem tal demonstração de prestigio. 

Do mesmo modo ocorreu sobre o interesse de Jean Genet sobre suas obras e a crítica, publicada em uma edição alemã de Notas de desesperada para aumentar as vendas na Europa, inventada pelo tradutor Carl Weissner.

sábado, agosto 31, 2024

Charlton Heston


 

Charlton Heston, nome artístico de John Charles Carter, nasceu em Evanston, Illinois no dia 4 de outubro de 1923. Foi um ator e ativista político norte-americano notabilizado no cinema por papéis heroicos em superproduções da era de ouro de Hollywood.

Interpretou Moisés em Os Dez Mandamentos, Judah Ben-Hur de Ben-Hur, George Taylor de Planeta dos Macacos, o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo e Robert Neville em A Última Esperança da Terra.

Charlton Heston, viu seus pais se divorciarem quando tinha dez anos; com o segundo casamento de sua mãe com Chester Heston, a família se mudou para um subúrbio de Chicago e ele adotou o nome do padrasto.

Na escola secundária, Charlton se envolveu com a cadeira de artes dramáticas e teve um resultado tão bom que recebeu uma bolsa em drama para cursar a universidade.

Em 1944 deixou os estudos e se alistou na força aérea do exército, onde serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas durante a Segunda Guerra Mundial. Atingiu a patente de sargento, e se casou com uma colega de faculdade.

Após a guerra, o casal voltou para Nova Iorque onde ele iniciou uma carreira de ator em teatro e começou a aparecer em papéis históricos como Macbeth e Marco Antônio & Cleópatra.

Já usando o prenome de Charlton, ele fez seu primeiro papel no cinema em Dark City, em 1950, recebendo reconhecimento por sua atuação e chamando a atenção para seu porte.

Morreu em 5 de abril de 2008 em sua residência de Beverly Hills, em Los Angeles, aos 84 anos. Sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do Mal de Alzheimer.

Grandes estrelas de Hollywood como a sua amiga Olivia de Havilland, o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, Keith Carradine, dentre outros, compareceram a seu funeral para dar-lhe o último adeus. 

Encontra-se sepultado no Saint Matthew's Episcopal Church Columbarium, Pacific Palisades, Condado de Los Angeles, Califórnia nos estados Unidos.

Carreira no cinema

Em 1952, o filme O Maior Espetáculo da Terra, superprodução de Cecil B. DeMille ambientada no mundo do circo, transformou Heston numa estrela de primeira grandeza do cinema.

A partir dali seu porte ereto, sua altura e o perfil musculoso, lhe dariam os papéis mais simbólicos nas superproduções dos anos 50 do cinema norte-americano.

Os Dez Mandamentos (filme de 1956), marcou sua imagem como Moisés e a partir dele todos os grandes papéis heroicos e históricos encontraram Heston para representá-los.

Nos anos 50 e 60, ele filmou sucessos como 55 Dias em Pequim, El Cid, Agonia e Êxtase e Bem-Hur (1959), entre outros, recebendo o Oscar de melhor ator pelo último, um dos onze recebidos pelo filme, que se manteve solitariamente como o mais premiado pela Academia em todos os tempos até ser igualado em 1997 por Titanic e em 2003 por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

Em 1958, num trabalho diferente dos papéis históricos pelo qual ficaria marcado, fez um dos mais elogiados filmes de Orson Welles, A Marca da Maldade, mostrando sua capacidade de trabalhos mais artísticos em filmes menores.

A virada dos anos 60 para os 70 veria os últimos sucessos de público, e alguns de crítica, de Heston, já então quase um cinquentão e com a imagem ligada aos anos 50, numa época em que a contracultura e uma nova linguagem tomavam conta do cinema, trazendo com ela atores mais jovens para os principais filmes como Warren Beatty, Dustin Hoffman, Robert Redford.

Filmes de ficção cientifica e de grandes desastres, então em moda no cinema, ainda mantiveram Heston junto do topo nesta época: O Planeta dos Macacos (1968), A Última Esperança da Terra (1971), No Mundo de 2020 (1972) e Terremoto (1974).

A partir daí os grandes papéis começaram a escassear e Heston passou a trabalhar em papéis coadjuvante/secundários e pequenas aparições.

Sua imensa popularidade nos Estados Unidos, porém não diminuiu, e ele fez diversos papéis nos anos seguintes em filmes para TV e atuou em diversos filmes como narrador, sendo uma das vozes mais requisitadas do cinema.

Em 2001, fez sua mais notada participação em muitos anos, na refilmagem de O Planeta dos Macacos, de Tim Burton, como um velho macaco pai do vilão do novo filme.

Gloria, a Mulher - Um Filme de Drama


 

Gloria, a Mulher - Um Filme de Drama - Gloria, a Mulher é um filme de drama, suspense dos Estados Unidos de 1999 com duração de 107 minutos, dirigido por Sidney Lumet e tendo como atores principais Sharon Stone, Jeremy Northan, George C. Scott, Jean-Luke Figueroa, Mike Starr, Sarita Choudhury.

Acostumada a viver dos golpes que aplica nas ruas, Glória é namorada de um gângster e acaba se envolvendo no submundo do crime após ser acusada de assassinato.

Ao sair da cadeia, depois de três anos ela descobre que seu ex-namorado está prestes a matar um garoto de sete anos que teve a família assassinada pela máfia e que tem em seu poder um disquete que compromete toda a gangue.

Ela decide fazer o que for possível para proteger o menino. Porém, seus problemas estão apenas começando e ficar com o garoto pode ser pior do que ela imaginava, já que ele guarda um importante livro da máfia

Embora Gloria seja uma mulher durona, durante a fuga, aflora uma relação complicada de afeto, carinho e cumplicidade. Agora ela fará de tudo, até mesmo arriscar sua própria vida para proteger esse garoto órfão.

No final, ela deixa o garoto em uma instituição da igreja que cuida de crianças e sai sem se despedir, mas não resiste e volta e lava o menino e irá cuidar dele.

sexta-feira, agosto 30, 2024

Laborioso

 

O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa.

Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa. 

De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.

Mais tarde, em 1967, com Kenneth E. Knight, e, em 1970, com Peter Drucker, foi introduzida ao empreendedorismo a ideia da necessidade de arriscar em algum negócio para montar uma organização.

Já em 1985, com Gifford Pinchot III, foi introduzido o conceito de intraempreendedor, ou seja, uma pessoa empreendedora, mas que trabalha dentro de uma organização. Para Frank (1967) e Peter Drucker (1970), o empreendedorismo refere-se a assumir riscos.

Schumpeter amplia o conceito, afirmando que "o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologia".

Assim, os empreendedores "não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em constante transformação e crescimento." (CHIAVENATO, 2007, p.18).

O empreendedor depende intelectualmente da valoração subjetiva, como aparece em Hunt (2002) quando ele defende que, em virtude da fragmentação nos gostos dos consumidores e em virtude da constante mudança nestes gostos. 

É muito raro ver algumas indústrias com ofertas de fato homogêneas já que a maioria das indústrias sofre com muita fragmentação, o que, por si só, abre as portas para a inovação sob responsabilidade do empreendedor.

A competição como um processo de descoberta (Hayek, 1948) faz com que as empresas aprendam pouco a pouco o que agrada e o que não agrada.

Klein (2008), seguindo a visão de Cantillon-Knight-Mises do empreendedorismo como julgamento, aponta que oportunidades também são subjetivas e existem apenas na mente de quem decide, daí pode-se inferir que a visão de Kirzner (1979) do empreendedor como “alerdemota para oportunidades” é incompleta, nem todas as oportunidades existem para serem descobertas, nas palavras de Bylund (2011):

o empreendedor imagina oportunidades e, dependendo do seu julgamento e do cálculo econômico de preços futuros antecipados, escolhe agir para tentar transformar em realidade o lucro anteriormente imaginado

Para inovar o empreendedor precisa de recursos, estes estão espalhados na economia e podem até mesmo não existir perfeitamente ainda, é também papel do empreendedor agir para alocar todos os recursos necessários de forma a buscar os resultados desejados.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. 

Segundo ele, "empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal".

Laborioso - "Se um homem, por amor aos bosques, caminha por eles metade de cada dia, corre o risco de ser visto como um vadio; mas se passa o dia inteiro como especulador, derrubando esses bosques e tornando a terra devastada antes do tempo, é considerado um cidadão laborioso e empreendedor. Como se uma cidade não tivesse interesse algum por uma floresta, a não ser o de derrubá-la!"

Thoreau - Foto: Pixabay

Sumidouro de Kizoer


 

Kızören Sinkhole, também conhecido como Kızören Obruk ou Lago Kızören é um sumidouro que contém um lago cársico perto de Konya, na histórica vilayet de Konya, no centro da Turquia. 

Kızören Obruğu está situado no centro das estepes da Anatólia Central, 65 km a nordeste da cidade de Konya. Em turco, a palavra obruk significa uma depressão vertical ou poço em uma paisagem cárstica que foi formada por carstificação em duas direções.

Para baixo (da superfície para o solo por infiltração através de pequenas fissuras e juntas) e para cima (das cavidades cársticas subterrâneas em direção a superfície por evaporação através de pequenas fissuras e juntas). 

O termo obruk é usado para descrever os raros lagos cársticos encontrados exclusivamente no distrito de Konya, na Turquia. Kızören Obruğu tem 180 m de comprimento, 150 m de largura e até 145 m de profundidade. 

Durante muito tempo acreditou-se que as águas do lago estavam paradas, mas agora sabe-se que a água flui lentamente de um lago para outro, por baixo. Localizada a uma altitude de 1.030 m, Kızören Obruğu é a única fonte de água doce para uso humano nas proximidades.

O Instituto Estadual de Águas (DSI) instalou uma bomba no obruk para fornecer água potável para a comunidade local.

Assentamentos e estruturas

A região de Konya era habitada antes de 7.500 AC. Uma das maiores e mais antigas comunidades neolíticas conhecidas, o assentamento de Catalhoyuk, onde a agricultura foi praticada pela primeira vez.

Está situado a 50 km a sudeste de Konya. Embora apenas parcialmente escavado, o assentamento cobre uma área de 15 acres e apresenta evidências de sofisticado planejamento urbano, arte e edifícios cerimoniais.

A atividade humana ao redor do lago data da época do Império Seljúcida. Sendo a única fonte de água da zona, deu nome ao povoado que se situa nas proximidades do lago: a aldeia de Obruk.

As ruínas de uma pousada, a Obruk Han, estão situadas a 30 m do lago. O caravançarai foi provavelmente construído durante na era bizantina (c.1245–1250 d.C.) e permaneceu em operação sob o domínio otomano. 

As dimensões do edifício são indicativas da importância do local como palco da Rota da Seda. É um sitio Ramsar. O sumidouro continua a atrair turismo nacional e internacional por ser atualmente o maior sumidouro da Turquia.

quinta-feira, agosto 29, 2024

Farkhunda Malikzada


 

Farkhunda Malikzada, comumente referida como Farkhunda, era uma mulher de 27 anos que foi linchada publicamente por uma multidão em Cabul, capital do Afeganistão, em 19 de março de 2015.

Uma grande multidão se formou nas ruas ao seu redor dizendo que ela havia queimado o Alcorão, e por isso, seus acusadores anunciaram que ela deveria ser enviada imediatamente para o inferno.

Farkhunda foi espancada e morta depois de supostamente discutir com um mulá que a acusou falsamente de queimar o Alcorão. Investigações policiais posteriores revelaram que ela não o havia feito. 

Seu assassinato levou a 49 prisões; três homens receberam penas de prisão de vinte anos, outros oito homens receberam penas de 16 anos, um menor recebeu uma pena de dez anos e onze agentes da polícia receberam penas de prisão de um ano por não a terem protegido. 

O seu assassinato e os protestos subsequentes serviram para chamar a atenção para os direitos das mulheres no Afeganistão. Um memorial para ela foi construído em Cabul com o apoio do Partido de Solidariedade do Afeganistão.

Como muitos no Afeganistão, Farkhunda era um muçulmano praticante que usava véu. No momento do ataque, ela tinha acabado de terminar a licenciatura em estudos religiosos e preparava-se para assumir um cargo de professora. Seu nome significa "auspicioso" e "júbilo" em persa.

O Ataque

Farkhunda já havia discutido com o mulá Zainuddin em frente à mesquita Shah-Do Shamshira onde ela trabalhava como professora religiosa, sobre a prática dele de vender amuletos. 

Durante esta discussão, Zainuddin supostamente a acusou de queimar o Alcorão. Ela respondeu: “Eu sou muçulmano e os muçulmanos não queimam o Alcorão!” Centenas de radicais furiosos reuniram-se no santuário ao ouvirem a acusação do mulá. 

A polícia chegou e tentou levar Farkhunda a um prédio da delegacia local a um quilômetro de distância, mas ela recusou, pedindo que uma policial feminina a acompanhasse. A multidão conseguiu arrastar Farkhunda para a rua, onde a derrubaram no chão e começaram a espancá-la e chutá-la. 

Mais policiais chegaram, disparando tiros de advertência para o ar e dispersando temporariamente a multidão. Eles a levaram para a mesquita Shah-Do Shamshira na tentativa de protegê-la. 

À medida que a multidão crescia e rumores de que ela estava trabalhando com americanos começaram a circular, a multidão tentou invadir o santuário. A polícia içou-a até ao telhado do edifício numa tentativa de resgatá-la da multidão, mas Farkhunda, atingida por pedras e tábuas atiradas pela multidão, escorregou subitamente e caiu no meio da multidão.

Arrastaram Farkhunda para a rua e espancou-a e pisoteou-a. Ela foi espancada com paus e pedras fora da mesquita, depois colocada na rua e atropelada por um carro, arrastando seu corpo por quase 100 m. 

A polícia não ofereceu resistência e direcionou o tráfego ao redor do local. A multidão então arrastou seu corpo para a margem próxima do rio Cabul, revezando-se para apedrejá-la e incendiá-la. 

Seu corpo estava encharcado de sangue e não queimava, então a multidão arrancou peças de suas próprias roupas para acender e manter o fogo. Gritaram o Takbir durante o linchamento, inclusive depois de terem certeza de que Farkhunda estava morta. 

Os pais de Farkhunda disseram que o assassinato foi instigado pelo mulá com quem Farkhunda conversava. De acordo com o Tolo News ele a acusou em voz alta de queimar o Alcorão “para salvar seu emprego e sua vida”. 

Uma testemunha ocular disse que a multidão gritava slogans antiamericanos e antidemocráticos enquanto espancava Farkhunda. As pessoas foram vistas em vídeo acusando-a de trabalhar com americanos e de ser funcionária da embaixada francesa.