Propaganda

quarta-feira, janeiro 25, 2023

Submarino Alemão

Em fevereiro de 1945, um duelo incomum ocorreu na costa norueguesa: um submarino de longo alcance da Marinha Alemã encontrou um submarino da Marinha Real, e debaixo de água, um duelo mortal seguiu.

Três torpedos britânicos foram lançados contra o U 864 alemão, mas o quarto torpedo atingiu seu alvo em cheio. O submarino alemão afundou com 73 homens a bordo e 67 barris de conteúdo altamente venenoso: mercúrio.

Desde então os destroços e carga estão a 150 pés de profundidade na ilha de Fedje, perto do porto da cidade de Bergen.

Em 2003 os restos desintegrados do U 864 foram descobertos. Logo depois, a área foi declarada uma zona restrita, que proibiu a pesca. Mas a questão do que fazer com a carga de mercúrio, até hoje é debatida.

O Governo Norueguês disse que os destroços do U 864 e mais 47.000 metros quadrados de leito marinho seriam selados a partir de 2019. No entanto, a decisão final do Parlamento Norueguês ainda está pendente.

Moradores e organizações ambientais, no entanto, consideram que a simples cobertura do naufrágio não é suficiente. Eles exigem que o mercúrio seja removido.

De acordo com o Ministério dos Transportes, as investigações mostraram que o salvamento é muito arriscado, pois ameaça romper as embarcações.

A bordo do U 864 estavam 67 barris de mercúrio para o Japão, que seria usado em detonadores.

Além disso, havia planos de construção para os caças a jato Me 262 e Me 163, partes dos motores das aeronaves e três engenheiros.



 

0 Comentários: