Em fevereiro de 1945, um
duelo incomum ocorreu na costa norueguesa: um submarino de longo alcance da
Marinha Alemã encontrou um submarino da Marinha Real, e debaixo de água, um
duelo mortal seguiu.
Três torpedos britânicos
foram lançados contra o U 864 alemão, mas o quarto torpedo atingiu seu alvo em
cheio. O submarino alemão afundou com 73 homens a bordo e 67 barris de conteúdo
altamente venenoso: mercúrio.
Desde então os destroços e
carga estão a 150 pés de profundidade na ilha de Fedje, perto do porto da
cidade de Bergen.
Em 2003 os restos
desintegrados do U 864 foram descobertos. Logo depois, a área foi declarada uma
zona restrita, que proibiu a pesca. Mas a questão do que fazer com a carga de
mercúrio, até hoje é debatida.
O Governo Norueguês disse
que os destroços do U 864 e mais 47.000 metros quadrados de leito marinho
seriam selados a partir de 2019. No entanto, a decisão final do Parlamento
Norueguês ainda está pendente.
Moradores e organizações
ambientais, no entanto, consideram que a simples cobertura do naufrágio não é
suficiente. Eles exigem que o mercúrio seja removido.
De acordo com o Ministério
dos Transportes, as investigações mostraram que o salvamento é muito arriscado,
pois ameaça romper as embarcações.
A bordo do U 864 estavam 67
barris de mercúrio para o Japão, que seria usado em detonadores.
Além disso, havia planos de
construção para os caças a jato Me 262 e Me 163, partes dos motores das
aeronaves e três engenheiros.
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