Propaganda

sexta-feira, dezembro 09, 2022

Sem Lógica




"Qual a lógica de um deus todo poderoso e onisciente, que teria criado seres humanos imperfeitos para depois culpá-los pelos seus próprios erros?"

(Gene Roddenberry)

Eugene Wesley Roddenberry nasceu em El Paso, Texas nos Estados Unidos no dia 19 de agosto de 1921. Foi um roteirista e produtor de televisão norte americano. É mais conhecido ser o criador da série de ficção científica Star Trek e suas séries derivas Star Trek: The Animated Series e Star Trek: The Next Generation.

Roddenberry cresceu em Los Angeles, onde seu pai era policial. Roddenberry voou em 89 missões pelas Forças Aéreas do Exército durante a Segunda Guerra Mundial, e depois da guerra trabalhou como piloto comercial.

Posteriormente ele seguiu os passos de seu pai, entrando para o Departamento de Polícia de Los Angeles para sustentar a família. Ao mesmo tempo, começou a escrever roteiros para a televisão.

Como roteirista autônomo, Roddenberry escreveu para séries como Highway Patrol e Have Gun – Will Travel antes de criar e produzir seu próprio programa, The Lieutenant. Em 1964, ele criou Star Trek, que estreou dois anos depois, em 1966, e teve três temporadas antes de ser cancelada.

Ele trabalhou em outros projetos, incluindo uma série de pilotos de televisão fracassados. Nas reprises de Star Trek, a popularidade da série cresceu, e Roddenberry continuou a produzir os filmes da franquia e a série Star Trek: The Next Generation que estreou em 1987, até sua morte em 1991.

Inicialmente, ele era um participante ativo na produção, mas a saúde debilitada o fez se afastar da série. Em 1985m ele se tornou o primeiro roteirista de TV a receber uma estrela na Calçada da Fama e depois teve seu nome inserido no Hall da Fama da Ficção científica e da Academia de Artes &7 Ciências Televisivas.

Anos após sua morte, Roddenberry foi um dos primeiros seres humanos a ter suas cinzas levadas ao espaço. A popularidade do universo de Star Trek inspira livros, filmes, quadrinhos, vídeo games e filmes feitos por fãs até hoje.

No final dos anos 1980, Roddenberry começou a sofrer com os primeiros sintomas de doença vascular cerebral e encefalopatia, resultado de anos de abuso de álcool e sedativos muito usados nos anos 1970 como metaqualona, além de drogas ilícitas como cocaína, que ele usou regularmente nos sets de filmagem de Star Trek: The Motion Picture

Durante a carreira, ele fez uso contínuo de estimulantes para poder trabalhar durante a noite em roteiros, como anfetaminas e efeito de tais substâncias foram agravados devido à diabetes tipo 2, hipertensão arterial e pelos sedativos prescritos por médicos.

Em setembro de 1989, Roddenberry teve um AVC em sua casa em Tallahassee, na Flórida e depois disso sua saúde piorou consideravelmente, fazendo com que ele dependesse de uma cadeira de rodas.

Seu braço direito ficou paralisado depois de um outro AVC, em outubro de 1991, causando-lhe dor crônica atrofia muscular. Ele também teve dificuldades de enxergar com o olho direito e falar frases inteiras ficou bem difícil.

Às 14hs de 24 de outubro de 1991, ele tinha uma consulta com seu médico, Dr. Ronald Rich, em Santa Mônica. Enquanto estava no elevador, assim que as portas se abriram no 5º andar, Roddenberry começou a ter falta de ar e foi levado às pressas até o consultório do médico, que o deitou em uma maca, enquanto uma enfermeira lhe ministrava oxigênio.

Ele teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no consultório minutos depois. Paramédicos ainda tentaram uma ressuscitação cardiopulmonar e o levaram para o pronto-socorro do Centro Médico da Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde a morte foi declarada.

0 Comentários: