Giovanni Strazza nasceu em Milão em 1818, não se sabe o mês nem o dia. Foi um escultor e conferencista italiano.
Ligado aos módulos do neoclassismo acadêmico, ele foi um prolífico
escultor e seu trabalho também revela influências do final do romantismo.
Nascido em uma família
de condições modestas, formou-se na Academia de Belas Artes de Brera. Depois de
se formar, dedicou-se ao estudo de escultura na mesma academia seguindo os
cursos de artes plásticas do escultor Pompeo Marchesi, a partir do qual
ele aprendeu a moldar o barro; depois se mudou para o estúdio do escultor Francesco
Somaini, com quem aprendeu as técnicas com o cinzel.
Uma vez que a sua
"formação escultórica" foi concluída, Strazza mudou-se para
Roma em 1843, onde permaneceu até 1860 quando, após a unificação da
Itália e a posterior reorganização dos institutos de artes plásticas,
aceitou a cadeira de professor de escultura na Academia de Bolonha.
Deixado em Bolonha por
alguns meses, Strazza foi nomeado professor de artes plásticas na Academia
de Brera, onde permaneceu de 1860 até sua morte. No longo período passado em Roma, de 1843 a 1860, Strazza ficou
impressionado e fascinado com a clássica estatuária grega e romana e com a
escultura moderna da época.
Um debate entre o
classicismo e o romantismo, Strazza colocou-se "a meio caminho":
Giovanni Strazza faleceu em Milão no dia 18 de abril de 1875
A Virgem Velada
A escultura dá a ilusão de
ter um pano transparente apesar de ser de mármore puro.
A Virgem Velada é uma
escultura em Mármore de Carrara talhada em Roma pelo escultor Italiano Giovanni
Strazza (1815–1878), retratando o busto de Virgem Maria sob um véu. A data
exata da conclusão da obra é desconhecida, sendo provavelmente do início da
década de 1850.
A escultura foi
transportada para a Colônia de Terra Nova em 1856, conforme registrado em 4 de
dezembro no diário do bispo John Thomas Mullock: "Recebida com segurança
de Roma, uma bela estátua da Santíssima Virgem Maria, em mármore, de Strazza.
O rosto está velado e é
possível ver sua feição e suas características. É uma perfeita obra de
arte." Essa é uma das obras mais extraordinárias já realizadas. O efeito
de transparência é simplesmente fantástico.
A Virgem Velada foi então
mantida no Palácio Episcopal, próximo à Catedral Católica Romana, em St.
John’s, até 1862, quando o Bispo Mullock a presenteou à Madre Maria Madalena
O'Shaughnessy, Madre Superiora do Convento da Apresentação de Maria. O busto
manteve-se, desde então, sob o cuidado das Irmãs da Apresentação, na Cathedral
Square, em St. John's, Terra Nova, Canadá.
Dificuldades da Técnica
O Mármore onde está esculpida
o rosto da Virgem é um dos materiais mais duros do planeta. Além disso a
técnica de escultura em mármore não tem adição.
É uma escultura 100 % feita
por subtração. Por isso, dizem que para esculpir uma figura em mármore, o
escultor pega o bloco e “simplesmente tira dele tudo que não é a imagem”.
Simbolismo
O nacionalismo italiano
estava em ascensão em meados do século XIX. A Virgem Velada de Strazza é um
notável exemplo do movimento de arte nacionalista italiano chamado
Risorgimento.
A imagem da mulher velada
pretendia simbolizar a Itália, assim como Britânia simbolizava a Grã-Bretanha,
Hibernia simbolizava a Irlanda e a Estátua da Liberdade simbolizava os Estados
Unidos.
Pietro Rossi e Raffaelle Monti foram os mais importantes contemporâneos italianos de Strazza, que também esculpiram mulheres veladas.
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