Em 1776 a.C. O rei Hamurabi do Império Babilônico criou o "Código de Hamurabi" que tinha por objetivo apresentá-lo como um rei justo a futuras gerações.
O código de Hamurabi era um conjunto de leis e decisões judiciais que vigorou por centenas de anos, mesmo após a sua morte. Entretanto, quero ressaltar o fato de o rei Hamurabi ditar que o conjunto de leis que ele implementou foi lhe entregue pelos deuses e continham princípios eternos e universais de justiça.
Ao fim do conjunto de leis do seu código estava escrito: "Essas são as justas leis que Hamurabi, o rei sábio, estabeleceu e, por meio delas, conduziu a terra no caminho da verdade e da retidão [...] eu sou Hamurabi, rei nobre. Não me eximi da minha responsabilidade para com a humanidade, entregue a meus cuidados pelo rei Enlil, e de cuja condução Deus Marduk me encarregou."
Ao longo da história humana, o homem sempre usou a "vontade de Deus" como ferramenta de dominação sobre os outros e para poder realizar a própria vontade sem muitos impedimentos, já que ele é o "representante" do TODO PODEROSO.
Consegue perceber similaridades entre o código de Hamurabi e os atuais governos humanos?
Alessander Raker Stehling
0 Comentários:
Postar um comentário