É muito melhor arriscar
coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do
que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,
porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.
(Theodore Roosevelt)
Aventura, significa
literalmente o que vem pela frente. Participar de uma atividade de aventura
significa estar preparado para o que vier. A atividade de aventura, portanto
não pode ser confundida com atividade radical, pelo simples fato de a Aventura
se realizar todo o controle dos riscos existentes, enquanto na atividade
radical os riscos não são controláveis.
Por exemplo,
realizar um rapel em uma cachoeira exige todo o aparato de segurança e o
controle dos riscos envolvidos, já realizar manobras em um skate não
possibilita o mesmo controle (é radical).
Algumas definições do termo Aventura nos mostram como
sinônimo de atividade radical, como podemos ver em "aventura é uma
atividade arriscada, perigosa e a realização de experiências arriscadas.
O termo é
popularmente usado em referência às atividades físicas que possuem algum
potencial de risco, como exploração, paraquedismo, alpinismo e esportes
radicais. Um aventureiro é uma pessoa que baseia a sua vida em atos
arriscados"
Experiências aventurescas podem criar uma estimulação
psicológica e fisiológica, o que pode ser interpretado como
negativo (por exemplo, medo) ou positiva (por exemplo, coragem), como o do
estímulo em favor da performance, lei de Yerkes-Dodson.
Para algumas pessoas, uma grande aventura é a busca de si
mesmo. São normalmente realizadas para fins de lazer ou de excitação, tais como
explorar um espaço, corridas de aventura ou turismo de aventura.
No entanto, uma aventura pode gerar ganhos de conhecimento,
como no caso dos inúmeros pioneiros que exploraram a Terra e, nos últimos
tempos, viajou para o espaço e para a Lua. Como um exemplo mais moderno, a
aventura proporciona mudanças que podem ensinar.
No contexto de
uma narrativa, o gênero aventura é tipicamente aplicado às obras em que o
protagonista, ou outros grandes personagens são constantemente colocados em
situações perigosas.
Filmes como os
de aventura, Documentários e Séries são gêneros proeminentes com situações de
aventura, embora essa sensação tenha diminuído com o surgimento de jogos de
ação modernos.
Aventura é comumente relacionada ao ato de explorar.
Algo como um local selvagem, urbano, inóspito ou povoado.
Uma das
histórias de aventura mais conhecidas é a Odisseia de Homero. O
mitologista Joseph Campbell discute a ideia de aventura mitologia em seu
livro The Hero with a Thousand Faces.
Campbell
propõe que histórias heroicas mitológicas passam de cultura para cultura
seguindo um padrão, começando pelo "chamado para a aventura", seguido
por uma jornada perigosa e um eventual triunfo.
Um exemplo
famoso de uma aventura fantasiosa é o livro Alice no País das Maravilhas de
Lewis Carroll, que conta a história da garota Alice que vai em uma aventura no
País das Maravilhas em busca do coelho de relógio.
Livros do gênero aventura normalmente colocam o
protagonista/herói em situações perigosas, que envolvem grandes jornadas,
batalhas com inimigos ou monstros e um triunfo final, onde o protagonista
consegue o que procurava.
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