Propaganda

domingo, janeiro 21, 2024

A dançarina condenada como espiã


 

Nas primeiras horas de 15 de outubro de 1917, um guarda entrou na cela da prisão de Mata Hari e a acordou. A hora dela tinha chegado.

Ela levantou-se, vestiu as suas meias pretas, saltos alta e um manto de veludo forrado com pelo.

"Estou pronta", disse ela.

Os guardas levaram-na para os arredores de Paris. Doze oficiais franceses com espingardas a esperavam. Ela foi levada para um campo e colocada contra uma estaca de madeira.

Ofereceram um pano branco para usar como venda, Mata Hari recusou-se, dizendo: “Tenho que vestir isso?”

Ela olhou para o seu pelotão de fuzilamento o padre, freiras, e o seu advogado recuou. Os policiais dispararam muitos tiros, acabando com a vida da espiã mais famoso do século XX.

Nos últimos 100 anos, a dançarina e cortesã holandesa tem sido reverenciada como a derradeira mulher fatal - a sedutora e glamorosa dançarina exótica que espiava para os alemães durante a Primeira Grande Guerra Mundial e causou a morte de milhares de soldados aliados.

Uma mãe solteira empobrecida, Margaretha MacLeod começou a dançar profissionalmente em Paris em 1905. “Eu queria viver como uma borboleta colorida ao sol", disse ela certa vez.

Mata Hari tornou-se um sucesso instantâneo. "Eu nunca consegui dançar bem", ela admitiu mais tarde. 'As pessoas vieram me ver porque eu fui a primeira a me mostrar nua.’

Ela fez uma turnê pela Europa, compartilhando a história exótica de como lhe ensinaram danças antigas por uma sacerdotisa que lhe deu o nome de Mata Hari. Ela lotou locais na Rússia e na França.

Os fatos sobre suas atividades de espionagem permanecem obscuros. O que é indiscutível são os seus namoricos com um catálogo de amantes de várias nacionalidades levantaram suspeitas.

De acordo com alguns relatos, um cônsul alemão honorário ofereceu-se para lhe pagar qualquer informação que pudesse obter sobre os aliados. Suspeitando da sua cumplicidade, os franceses prenderam-na.

Mata Hari afirmou que ela só tinha dado informações desatualizadas ao cônsul alemão. "Uma cortesã, eu admito", disse ela. 'Um espião, nunca!’

O governo alemão a ilibou publicamente em 1930. Em 2017 a França divulgou documentos relacionados com Mata Hari, levando muitos a acreditar que ela tinha sido um bode expiatório de oficiais franceses que procuravam culpar alguém pelos contratempos do país na guerra.

0 Comentários: