Propaganda

terça-feira, outubro 10, 2023

Pilatos – O Santo


  

Pilatos – O Santo Você sabia que Pilatos é considerado santo por alguns cristãos orientais?

Devido à postura relutante de Pilatos em condenar Jesus Cristo à morte, a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo acredita que ele se tornou de fato um cristão e o venera como mártir e santo.

Uma crença que é historicamente compartilhada pela Igreja Ortodoxa Copta. Nesse sentido, a memória litúrgica de Pilatos é celebrada no dia 25 de junho, juntamente com sua esposa, Cláudia Prócula.

Com isso, muitas lendas e tradições populares sobre Pilatos e Cláudia surgiram ao longo do tempo. Mas o que sabemos de fato sobre o governador romano?

Flávio Josefo cita que Pilatos entrou em Jerusalém no ano 26, onde houve um tumulto porque ele desfilou com ídolos pagãos pelas ruas. Depois da morte de Jesus Cristo, há poucas menções a Pilatos, sobre novos incidentes.

Diz-se que ele foi afastado após 10 anos em seu cargo e chamado à Roma. Como era inverno, não podia fazer a viagem por mar e foi por terra.

Por coincidência, naqueles dias, o imperador Tibério morreu e desde então não há mais relatos oficiais sobre ele.

Por isso, não sabemos se os relatos populares sobre a conversão de Pilatos e Cláudia, que resultaram na veneração por parte dos coptas e etíopes, são historicamente precisos.

Ao que parece, alguns padres da Igreja, como Eusébio de Cesaréia, sugerem que a conversão aconteceu de fato. Contudo, os fatos relacionados ao Pilatos histórico permanecem muito obscuros.

Apesar disso, Pilatos faz parte da memória e da cultura cristã, sendo, inclusive, citado no Credo niceno-constantinopolitano.

0 Comentários: