Propaganda

terça-feira, abril 11, 2023

Irmãos Coragem

Irmãos Coragem. No dia 29 de junho de 1970 passou na TV Globo o primeiro dos 328 capítulos da telenovela Irmãos Coragens. Eu era ainda muito jovem e morava na Cidade de Itaitinga, no Ceará. 

Televisão nas casas era coisa rara naquela época, mas na pracinha da cidade havia uma televisão pública que chamava quase toda Cidade naquele horário para assistir em preto e branco o desenrolar da trama.

Janete Clair escreveu e a direção coube a Daniel Filho, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury e a direção geral ficou com Daniel Filho.

O elenco era o que de melhor havia na época: Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudio Cavalcante, Cláudio Marzo, Regina Duarte, Emiliano Queiroz, Carlos Eduardo Dolabella, Ângela Leal, Lúcia Alves, José Augusto Branco, Gilberto Martinho, Zilka Salaberry, Myriam Pérsia, Sônia Braga (iniciando a carreira), Ênio Santos e muitos outro. Boa parte deles já falecidos.

Sinopse

Na fictícia cidade de Coroado, no cerrado goiano a história narra a saga dos irmãos Coragem: Jerônimo, João e Duda que trabalhavam no garimpo. Trabalhando honestamente o rude, simples e generoso João Coragem encontra um valioso diamante que em seguida é roubado pelos capangas do Coronel Pedro Barros que é o comandante do comercio de garimpagem da cidade e sendo o homem mais poderoso da região.

João Coragem que sempre foi um homem do diálogo e procurava fazer tudo certo, depois de sofrer muitas injustiças transforma-se em fora da lei e cria seu próprio bando de garimpeiros também violados pelo sistema e passa a usar a força para enfrentar seu carrasco, o Coronel Pedro Barros.

No entanto, o seu algoz tem uma linda filha e João Coragem se apaixona por ela, a frágil e tímida Lara que tem uma doença que ninguém sabe o que pode ser. Ela tem duas personalidades além da tímida Lara; a esfuziante e selvagem Diana e o contraponto ente as duas, Márcia. João Coragem fica imensamente perturbado com tudo isso.

A indígena Potira que foi adotada pela família, é o outro problema de um dos irmãos Coragem, Jerônimo que sente uma grande paixão pela irmã adotiva e ela para tentar esquecer Jerônimo casa-se com Rodrigo César que é um dos que lutam ao lado de João Coragem contra o Coronel Pedro Barros.

Na tentativa de ajudar seu irmão no embate contra o Coronel, Jerônimo entra para a política, em um partido de esquerda na tentativa de acabar com os arroubos do mandatário de Coroado. E para fugir do amor de Potira se casa com Lídia Siqueira que é filha do deputado Dr. Siqueira.

O outro irmão, Eduardo Coragem o Duda que não quis ficar garimpando e realizou seu grande sonho de ser jogador profissional do Flamengo. Ele é o irmão mais novo que deixou para traz a cidade; a família e seu amor de infância Ritinha. 

Moça recatada que luta pelo seu amor quando ele retorna a cidade de Coroado, mas Duda já estava envolvido outra mulher, Paula que faz de tudo para ficar do lado do jovem atleta.

Ritinha passa a noite com Duda e mesmo não tendo acontecido nada o pai dela, Dr. Maciel que não gostava nada do rapaz, o obriga a casar com sua filha. A cidade não perdoaria a moça por ter ficado com o rapaz uma noite inteira entre quatro paredes.

No dia 15 de julho de 1971 assistimos o último capítulo de irmãos coragem e ao final na novela vi muitas pessoas chorando de emoção e tristeza pelo fim da novela.



 

 

 

 

0 Comentários: