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domingo, outubro 06, 2024

Biblioteca do Tibete

 

Inacreditável! Biblioteca encontrada no Tibete contendo 84.000 manuscritos secretos (livros), incluindo a história da humanidade por 10.000 anos.

Mosteiro de Sakia. Talvez a maior biblioteca do mundo sobre a distante história do planeta. Foi descoberto atrás de uma parede enorme. 

Tem 60 metros de comprimento e 10 metros de altura. Certamente escondida por monges diante do avanço do comunismo chinês da época.

Monastério Sakya, ou Mosteiro Sakya, é um monastério budista situado 25 km ao sudeste de uma ponte que está cerca de 127 km ao oeste de Shigatse, na estrada para Tingri, na Região Autônoma do Tibete da China.

O centro da escola Sakya de budismo tibetano, foi fundado em 1073, por Konchog Gyalpo, originalmente um praticante Nyingma da poderosa e nobre família dos Tsang. Seus poderosos abades governaram o Tibet durante todo o século XIII, depois do declínio dos períodos dos reis, até que seu poder foi eclipsado pela ascensão da recente escola Gelug. Eles ainda possuem muitos seguidores no Tibete.

Sua arquitetura medieval mongol é bem diferente daquela dos templos em Lassa e Yarlong. O único prédio antigo que permanece é o Lakang Chempo ou Sibgon Trulpa. Originalmente uma caverna na lateral da montanha, foi construído em 1268 por Panchen Sakya Zangpo e restaurado no século XVI.

Contém algumas das mais magníficas obras de arte remanescentes de todo o Tibet, que aparentam não terem sido danificadas nos tempos recentes. O terreno do Gompa cobre mais de 18 mil metros quadrados, enquanto que o imenso salão principal cobre cerca de 6 mil metros quadrados.

"Quanto à grande biblioteca de Sakya, fica em prateleiras ao longo das paredes do grande átrio do Lhakhang chen-po (sic). Estão preservados aqui muitos volumes escritos em letras de ouro; as páginas têm cerca de 1,8m de comprimento por 45cm de largura. Nas margens de cada página existem ilustrações e os primeiros quatro volumes possuem figuras dos mil Budas.

Estes livros estão encadernados em ferro. Eles foram preparados sob as ordens do imperador Kublai Khan, e presenteados à Phag-pa na sua segunda visita a Pequim."

"Há também preservado neste templo uma concha com espirais que se fazem voltas para a esquerda e para a direita, um presente de Kublai para Phagpa. Só é soprada pelos lamas quando o pedido é acompanhado por sete onças de prata; soprá-la, ou fazer que a soprem, é considerado como um ato de grande mérito."

Uma imensa biblioteca com cerca de 84 mil pergaminhos foi achada selada numa parede de 60 metros de comprimento por 10 metros de altura no Monastério Sakya (Ch: Sagya) em 2003.

Espera-se que a maioria deles sejam escrituras budistas, apesar de que possam também incluir trabalhos de literatura, história, filosofia, astronomia, matemática e arte. Acredita-se que eles permaneceram intocados por centenas de anos. Eles estão sendo examinados pela Tibetan Academy of Social Sciences

Paradoxo de Epicuro



 

Se Deus é omnipotente, omnisciente e benevolente. Então o mal não poderia continuar existindo. Para Deus e o mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três características.

Se for omnipotente e omnisciente, então tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é bom.

Se for omnipotente e benevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe, e onde o mal está. Então Ele não é omnisciente.

Se for omnisciente e bom, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser omnipotente, pois se o fosse erradicava o mal. E se Ele não pode erradicar o mal, então por que chamá-lo de Deus?

Somente a ignorância da humanidade católica se apega a essa fé que não os leva a lugar nenhum. Quanto mais rezam pior fica as suas situações, mas acreditam que lhes falta merecimento.

Os pastores e padres quando precisam de dinheiro para suas organizações, pedem aos fiéis, quando os fiéis precisam de capital eles mandam pedir a deus e se não vier a graça, é por falta de fé.

Isso já seria o suficiente para que essas pessoas observassem que alguma coisa está errada. Ainda tem a desculpa que seu sofrimento na vida lhe credencia a uma eternidade no paraíso.

Assim caminha a humanidade nessa estrada sem retorno, onde quem mais acredita é quem menos tem, e são os que mais doam para as organizações religiosas.

A igreja católica é uma das instituições mais ricas do planeta, mas não ajuda aos povos famintos da África. Os pastores dos templos evangélicos decolam de jatinhos para suas fazendas ou para obrarem “milagres” em grandes cultos pelas paragens mais miseráveis.

Leia também: Heresia na Igreja Católica 

sábado, outubro 05, 2024

George Everest


 

Coronel Sir George Everest nasceu em Gwernyale no País de Gales no dia 4 de julho de 1790. Foi um geógrafo, engenheiro cartógrafo e topógrafo galês. Ocupou o cargo de Engenheiro Cartógrafo Geral da Índia (Surveyor General of India) entre 1830 e 1843.

O Monte Everest foi nomeado em sua homenagem devido aos seus estudos, por seu sucessor, Andrew Scott Waugh.

Vida

Everest após estudar numa academia militar, em Woolwich, onde se sobressaiu em Matemática, viajou para a Índia em 1806 como um cadete da artilharia. Quando chegou lá foi selecionado por Thomas Stamford Raffles para formar parte do reconhecimento de Java, entre 1814 e 1816.

Em 1818 começou a servir como assistente do Coronel Lambton, que havia dado início às medições trigonométricas do subcontinente em 1806, no chamado Great Trigonometrical Survey (Grande Levantamento Topográfico da Índia).

Depois da morte de Lambton em 1823, tornou-se perito superintendente e em 1830 foi nomeado perito geral da Índia.

Foi o responsável por terminar o grande estudo cartográfico da Índia, ao longo do arco meridiano do sul indiano estendendo-se até o norte do Nepal, cobrindo uma distância de aproximadamente 2 400 quilômetros. Este estudo foi iniciado por William Lambton em 1806 e durou diversas décadas até sua conclusão.

Retirou-se em 1843, e foi viver na Inglaterra, onde chegou a ser membro da Royal Society. Tornou-se cavalheiro real em 1861 e em 1862 foi eleito vice-presidente da Royal Geographical Society.

Morreu em Greenwich, um distrito de Londres, no dia 1 de dezembro de 1866 e foi enterrado em Hove, próximo de Brighton. 

Nome do Monte Everest

George Everest não tinha ligação direta com a montanha que leva seu nome, que ele nunca viu. Foi, no entanto, responsável por contratar Andrew Scott Waugh, que fez as primeiras observações formais da montanha, e Radhanath Sikdar, que calculou sua altura.

Antes de sua importância ser percebida, o Monte Everest era originalmente conhecido como Pico "B" e mais tarde como Pico XV.

Em março de 1856, Waugh escreveu à Royal Geographical Society para anunciar que a montanha era considerada a mais alta do mundo, e propôs que fosse nomeada "em homenagem ao meu ilustre predecessor", pois era "sem nenhum nome local que possamos descobrir" - a "denominação nativa, se tiver qualquer um, provavelmente não será verificado antes de nos permitirmos penetrar no Nepal".

Na verdade, havia vários nomes nativos entre nepaleses e tibetanos, mas essas áreas foram fechadas para os britânicos na época e as pessoas que moravam mais ao sul do Himalaia não tinham um nome específico para o pico.

Na década após 1856, a proposta de Waugh foi amplamente debatida pela Royal Geographical Society e órgãos semelhantes. Outros estudiosos da India apresentaram nomes nativos que eles acreditavam estarem corretos, como "Deva-dhunga" de Brian Houghton Hodgson e "Gaurisankar" de Hermann Schlagintweit.

O próprio Everest objetou que seu nome fosse usado, já que "o nativo da Índia" não podia pronunciá-lo e ele não podia ser escrito em hindi. No entanto, em 1865 a Royal Geographical Society oficialmente se estabeleceu no "Monte Everest" como o nome.


Solidão



Na minha janela e olhos fixos na vastidão do horizonte, aprecio a natureza e seus fenômenos, tentando entender alguns.

O sol baixa vagarosamente. Há um rubor dourado nas águas do mar que vai mudando para vermelho púrpuro e depois... entorpecendo em cores cinza prenunciando as sombras da noite.

Observo tudo com um olhar deprimido. As folhas das árvores agitadas pelo vento furioso. Parece trazer um lamento aos meus ouvidos.

Há algo de triste no aspecto da natureza. Compartilho dessa nostalgia com o rosto entristecido.

Talvez não seja a maneira prudente de alguém gastar o tempo. Mas uma tarde melancólica consegue-me influenciar.

Uma tristeza me acompanha eternamente. Nos momentos de calmaria, me deixo dominar por lembranças do passado. O cenário propicia.

Sinto uma decepção, um fracasso, uma impotência. Sonhei, sonhei e sonho!

O tempo vai passando, os anos se amontoando em mim. Nada aconteceu!

Já é noite e continuo na minha janela. Olho para o céu negro. Estou cansado da luta. A vida não foi boa comigo.

Amei alguém. A morte me roubou. Olho as estrelas e as imagino piscando na sepultura do meu amor. Fecho os olhos e imagino a relva que cobre o túmulo. Flores brancas e vermelhas, de todas as cores.

Vejo-me deitado ao lado dela, na mesma urna. Em repouso e livre de cuidados. Os olhos lacrimejam. Os lábios tremem. Um soluço salta do fundo do meu ser.

Volto à realidade e vou para minha cama com minha companheira. A solidão!

    Francisco Silva Sousa - Foto: Pixabay

sexta-feira, outubro 04, 2024

O Chapéu Violeta


Aos 3 anos: Ela olha pra si mesma e vê uma rainha.

Aos 8 anos: Ela olha para si e vê Cinderela.

Aos 15 anos: Ela olha e vê uma freira horrorosa.

Aos 20 anos: Ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito lisa, muito encaracolada, decide sair, mas, vai sofrendo.

Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo.

Aos 40 anos: Ela se olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito lisa, muito encaracolada, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa e sai mesmo assim.

Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender.

Aos 60 anos: Ela se olha e lembra-se de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo.

Aos 70 anos: Ela olha para si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a Vida.

Aos 80 anos: Ela não se incomoda mais em se olhar. Põe simplesmente um chapéu violeta e vai se divertir com o mundo.

Talvez devêssemos pôr aquele chapéu violeta mais cedo! (Mario Quintana)

Napoleão Bonaparte Apaixonado


 

"Acordo preenchido por pensamentos vossos. 

Vossa imagem, e os prazeres inebriantes da noite passada não dão descanso aos meus sentidos.

Doce e emocionante Joséphine, que estranho poder tendes sobre meu coração! 

Estás zangada comigo? Estás infeliz? Estás incomodada? 

Minha alma está quebrada de desgosto e meu amor por vós nega-me repouso. Mas como posso descansar, quando cedo à sensação que me esmaga o ser, quando bebo dos vossos lábios e do vosso coração uma chama entorpecente? Sim! Uma noite ensinou-me quão aquém da realidade fica vosso retrato! 

Começais ao meio dia: em três horas irei ver-vos novamente. Até lá mil beijos, mio dolce amore, mas não me devolvas nenhum porque me incendeiam a alma".

(Napoleão Bonaparte para Joséphine de Beauharnais, em 1795).

quinta-feira, outubro 03, 2024

Elizabeth "Jane" Shore


 

Jane Shore, foi a amante do rei inglês, Eduardo IV. Diz-se que ela era linda, charmosa e espirituosa, e imaginava-se que exercia uma influência benéfica sobre Eduardo.

A relação deles duraria até a morte de Eduardo em 1483. Nascida em Londres por volta de 1445, o seu verdadeiro nome era Elizabeth Lambert e era filha de John Lambert, um comerciante rico.

Jane na tenra idade casou com William Shore, um ourives. O casamento foi anulado em março de 1476, depois de Jane ter pedido com o argumento de que o seu marido era impotente, impedindo-a de ter filhos.

Eduardo conheceu-a cerca de um ano após o seu regresso da França em 1469, e tomou-a como sua amante. Depois da morte de Eduardo em 1483 ela tornou-se amante de Thomas Grey, 1.o Marquês de Dorset, que era filho da viúva de Eduardo, Elizabeth Woodville.

Ela também se tornou amante do poderoso William, Lord Hastings, e ajudou a unir as facções de Hastings e Woodville contra o protetor, Richard de Gloucester.

Ao longo do tempo, a relação entre as duas famílias foi vista como uma ameaça por Richard. Lord Hastings foi acusado de traição e executado em 18 de junho de 1483.

Os Woodvilles também não escaparam.

Elizabeth foi acusada de bruxaria, e vários dos seus parentes, incluindo um dos seus irmãos, foram executados. Jane sendo alvo de Richard III foi acusada de bruxaria.

No entanto, não havia provas suficientes para condená-la, então ela foi acusada de "harlotria" (prostituição). Foi condenada à tradicional penitência pública por prostituta na Catedral de São Paulo.

Estava vestida com a sua kirtle, e carregava um taper enquanto era forçada a andar descalça pelas ruas de Londres. Após a sua penitência pública ter sido concluída, Jane foi enviada para a Prisão de Ludgate.

Durante a sua reclusão, Thomas Lynom, o advogado do Rei apaixonou-se por Jane e pediu a sua mão em casamento. Enquanto Richard tentava fazer com que Thomas mudasse de ideias, ele estava inflexível e, eventualmente, conseguiu obter um perdão para Jane, do rei.

Jane teria um filho com Lynom. Ela morreu em 1527 aos 82 anos e está enterrada na Igreja Hinxworth em Hertfordshire.


Margaret Mead - Antropóloga Cultural Americana



Margaret Mead - Antropóloga Cultural Americana. Margaret Mead nasceu na Filadélfia no dia 16 de dezembro de 1901, foi uma antropóloga cultural americana

Margaret foi criada na localidade de Doylestown por um pai professor universitário e uma mãe ativista social.

Graduou-se no Barbard College em 1923 e fez doutorado na Universidade de Columbia em 1929. Em 1925, ficou conhecida pelo trabalho de campo na Polinésia.

Em 1926, colaborou no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, como assistente do diretor, e depois como diretora de etnologia (de 1946 a 1969).

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi secretária executiva do comité de hábitos alimentares do Conselho Nacional de Investigação.

Entre os anos de 1946 e 1953 Margaret Mead integrou o grupo reunido sob o nome de Macy Conferences, contribuindo para a consolidação da teoria cibermétrica ao lado de outros cientistas renomados.

Desde 1954 trabalhou como professora adjunta da Universidade de Columbia. Seguindo o exemplo da instrutora e amante Ruth Benedict, concentrou os estudos em problemas de criança infantil, personalidade e cultura.

Há desacordo com certas conclusões do primeiro livro, Adolescência, Sexo e Cultura em Samoa (1928), baseado em investigações feitas como estudante pré-graduada; e em trabalhos publicados posteriormente, baseados no tempo que passou na Papua-Nova Guiné, como pessoa letrada pelas culturas descreveu ter posto em causa algumas das observações.

Todavia, a posição como antropóloga pioneira - uma que escreveu de forma suficientemente clara e vívida para que o público em geral lesse e aprendesse com os trabalhos - permanece firme.

Margaret Mead foi casada três vezes, primeiro com Luther Cressman e depois com dois colegas antropólogos, Reo Fortune e Gregory Bateson. De Bateson teve uma filha, também antropóloga, Mary Catherine Bateson.

A neta, Sevanne Margaret Kassarjian, é atriz de teatro e televisão e trabalha profissionalmente sob o nome artístico de Sevanne Martin.

Adolescência, sexo e cultura em Samoa

No prólogo deste livro, o mentor de Margaret Mead, Franz Boas, escreveu acerca da importância que:

Cortesia, modéstia, boas maneiras, conformidade são universais para os padrões éticos definitivos, mas o que constitui a cortesia, a modéstia, as boas maneiras e os padrões éticos definitivos não é universal. É instrutivo saber que os padrões diferem nas formas mais inesperadas.

Franz Boas quis realçar que, no momento da publicação, muitos americanos haviam começado a discutir os problemas enfrentados pelos jovens (especialmente as mulheres) quando passam pela adolescência como "períodos inevitáveis de ajustamento".

Boas sentia que um estudo dos problemas enfrentados pelos adolescentes numa outra cultura seria esclarecedor.

Por outro lado, a mesma Margaret Mead descreveu o objetivo da investigação da seguinte maneira: "Tratei de dar resposta à questão que me enviou a Samoa: Os distúrbios que angustiam os nossos adolescentes devem-se à natureza própria da adolescência ou à civilização?

Sob diferentes condições a adolescência apresenta diferentes circunstâncias?" Chegou à conclusão de que assim era.

Mead conduziu estudo entre um pequeno grupo de samoanos, numa aldeia de 600 pessoas na ilha de Tau - na qual se familiarizou, viveu, observou e entrevistou (através de um intérprete) 68 mulheres jovens entre os 9 e os 20 anos.

Concluiu que a passagem da infância à adolescência na Samoa era uma transição suave e não estava marcada pelas angústias emocionais ou psicológicas, e a ansiedade e confusão observadas nos estados Unidos.

Como Boas e Mead esperavam, este livro indispôs os ânimos de muitos ocidentais quando apareceu pela primeira vez, em 1928.

Muitos leitores americanos ficaram em choque pela observação de que as jovens mulheres samoanas adiavam o casamento por muitos anos enquanto desfrutavam do sexo ocasional, mas que, uma vez casadas, assentavam e criavam com êxito os próprios filhos.

Em 1983, cinco anos depois da morte de Mead, John Derek Freeman publicou Margaret Mead e Samoa: a construção e destruição de um mito antropológico, onde punha em causa os principais achados de Mead.

Freeman baseou a crítica nos quatro anos de trabalho de campo em Samoa e em entrevistas recentes com informantes sobreviventes da época de Mead.

O argumento dependia do lugar do sistema taupou na sociedade samoana. Segundo Mead, o sistema taupou consistia numa virgindade institucionalizada, exclusivamente, para as mulheres jovens de alto estatuto social.

Segundo Freeman, todas as mulheres samoanas seguiam o sistema taupou e as informantes de Mead entrevistadas negaram ter estado envolvidas em sexo ocasional quando eram jovens e declararam ter mentido a Margaret Mead.

Após uma acesa discussão inicial, alguns antropólogos tentaram defender a teoria de Margaret, pois acharam a crítica de Freeman altamente questionável.

Em primeiro lugar, especularam acerca do fato de que Freeman tivesse esperado que Margaret Mead morresse para publicar a crítica de forma a que ela não pudesse responder.

Por outro lado, inventaram que as informantes originais de Mead eram, então, mulheres idosas, avós e se tinham convertido ao cristianismo.

Para convencer de suas ideias, afirmaram que a cultura samoana havia mudado consideravelmente nas décadas seguintes à investigação original de Mead e que, depois da intensa atividade missionária, muitos samoanos haviam adotado exatamente os mesmos padrões sexuais dos americanos que tinham anteriormente ficado tão chocados com o livro de Mead.

Sugeriram que, como mulheres nesse novo contexto, era inaceitável falar francamente acerca do comportamento adolescente (note-se também que uma das entrevistadas de Freeman deu a nova fé como razão para admitir a o erro do passado).

Finalmente, sugeriram que aquelas mulheres não seriam tão francas e honestas acerca da sexualidade quando falavam com um homem entrado em anos, como haveriam sido ao falar com uma mulher jovem.

No entanto, os dados de Freeman comprovam suas conclusões: em uma aldeia samoana do Oeste documentou que apenas 20% das mulheres de 15 anos, 30% das de 16 e 40% das de 17 se haviam envolvido em sexo pré-matrimonial.

Mesmo assim, em 1983, a Associação Americana de Antropologia emitiu uma moção declarando o livro de Freeman, Margaret Mead e Samoa, como "mal escrito, pouco científico, irresponsável e enganoso", embora nos anos seguintes, antropólogos debateram vigorosamente esses problemas, mas, no fim, apoiaram a crítica a Freeman.

Freeman continuou argumentando o caso na publicação de 1999 A fatídica fraude de Margaret Mead: uma análise histórica da investigação samoana.

Outro livro extremamente influente de Mead foi Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas. Este converteu-se na principal pedra angular do movimento de liberação feminina, desde que assegurou que as mulheres eram as que dominavam na tribo Tchambuli (agora Chambri) de Papua-Nova Guiné (no Pacífico Oeste) sem causar nenhum problema em especial.

A carência de dominação masculina poderá ter sido o resultado da proibição da guerra por parte da administração australiana. De acordo com investigações contemporâneas, os homens dominam em toda a Melanésia (embora alguns creiam que as bruxas têm poderes especiais).

Outros discutiram que, todavia, há grande diversidade cultural ao longo da Melanésia e, especialmente, na grande ilha da Nova Guiné.

Por outro lado, os antropólogos frequentemente não entendem a importância das redes de influência política entre as mulheres.

As instituições de domínio masculino formal, típicas de algumas áreas de alta densidade populacional, não estavam presentes da mesma forma, por exemplo, em Oksapmin (província do oeste de Sepik), uma área de população mais escassa.

Os padrões culturais ali eram diferentes, digamos, dos de Mt. Hagen. Eles eram mais próximos àqueles descritos por Mead.

Mead indicou que a gente de Arapesh era pacifista, embora notasse que, eventualmente, guerreavam.

Por outro lado, as suas observações acerca da forma de compartir as parcelas entre os Arapesh, a ênfase igualitária na criança infantil e as relações predominantemente pacíficas mantidas entre parentes, eram muito diferentes às exibições de domínio de "grande homem" que estavam documentadas em culturas mais estratificadas de Nova Guiné, por exemplo, por Andrew Strathern.

Estas observações implicavam, realmente, como ela escreveu, um padrão cultural.

Quando Margaret Mead descreveu a sua investigação aos estudantes na Universidade de Columbia, expôs sucintamente quais haviam sido os objetivos e conclusões.

Um relato de primeira mão de um antropólogo que estudou com Mead nos anos 1960 e anos 1970, forneceu a seguinte informação:

 

1. Citações de Mead no Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas. "Ela explicou que ninguém conhecia em que grau o temperamento está biologicamente determinado pelo sexo, de modo que esperava ver se havia fatores culturais ou sociais que afetassem o temperamento. Eram os homens inevitavelmente agressivos? Eram as mulheres inevitavelmente caseiras? Resultou que as três culturas com que conviveu na Nova Guiné eram um laboratório quase perfeito, pois encontravam-se cada uma das variáveis que associamos com masculino e feminino numa configuração diferente da nossa sociedade. Ela disse que esse fato a havia surpreendido e que não era o que ela esperava encontrar, mas aconteceu.

Entre os Arapesh, tanto homens como mulheres eram de temperamento pacífico e nem os homens nem as mulheres faziam a guerra.

   Entre os Mundugumor, a realidade era precisamente o contrário: tanto homens como mulheres eram de temperamento bélico.

 E os Tchambuli eram diferentes dos anteriores. Os homens embonecavam-se e gastavam o tempo a arranjarem-se, enquanto as mulheres trabalhavam e eram práticas - o oposto do que parecia ser a América no início do século XX."

2. Citações de Mead no Crescendo na Nova Guiné. "Margaret Mead contou-nos como chegou ao problema de investigação no qual baseou o Crescendo na Nova Guiné. Ela raciocinou assim: se os adultos primitivos pensam de uma forma animista, como Piaget diz que as nossas crianças o fazem, como pensam as crianças primitivas?

   Na sua investigação na Ilha de Manus da Nova Guiné, descobriu que as crianças 'primitivas' pensam de uma forma muito prática e começam a pensar em termos de espíritos à medida que vão crescendo."

Margaret Mead faleceu em Nova Iorque no dia 15 de novembro de 1978.