Propaganda

domingo, abril 07, 2024

Jason Miller o Padre Damien Karras do filme O Exorcista



A cena de O Exorcista com esse ator que nunca me saiu da cabeça, foi quando a menina possuída, vomitou uma abacatada no rosto dele.

John Anthony Miller nasceu em Nova Iorque em 22 de abril de 1939. Mais conhecido como Jason Miller, foi um ator, escritor e diretor estadunidense.

Ele recebeu o Prêmio Pulitzer na Categoria Drama em 1973, pela sua obra That Championship Season, (Essa Temporada de Campeonato) e foi amplamente reconhecido por seu papel como Padre Damien Karras no filme de terror O Exorcista de 1973, reprisou o papel novamente em O Exorcista III em 1989.

Mais tarde se tornou diretor artístico do Teatro Público Scranton em Scranton, onde That Championship Season foi exibida.

Miller nasceu em Nova Iorque, filho de Mary Claire (Née Collins), uma professora e John A. Miller, um eletricista. 

Sua família mudou-se para Scranton, Pensilvânia em 1941. Miller foi educado no colégio St. Patrick e cursou a Universidade de Scranton.

Miller alcançou ao estrelato em 1973, ao vencer um Prêmio Pulitzer em sua obra, That Championship Season. Nesse mesmo ano, foi lhe oferecido o papel do sacerdote, Padre Damien Karras, em O Exorcista, para qual ele foi indicado para o Prêmio da Academia de Melhor Ator Coadjuvante. 

Após a sua nomeação para 'O Exorcista', foi lhe oferecido o papel principal em Taxi Driver, mas recusou.

Em 1982, Miller dirigiu a versão cinematográfica de That Championship Season. O Elenco escolhido foi Robert Mitchum (substituindo William Holdem, que morreu antes do início das filmagens), Paul Sorvino, Martin Sheen, Stacy Keach e Bruce Dern.

Sua carreira no cinema foi esporádica, ele preferia trabalhar no teatro. Miller foi o co-fundador do Teatro Público Scranton. Como diretor, Miller dirigiu e estrelou várias produções.

Miller é pai dos atores Jason Patric (da primeira esposa Linda Gleason filha de Jackie Gleason) e Joshua Miller (da segunda esposa Susan Bernard). Em 1982, Miller voltou ao Scranton para tornar diretor artístico do Teatro Público Scranton.

Em 13 de maio de 2001, Miller morreu de um ataque cardíaco em Scrantom, Pensilvânia



  

0 Comentários: