Experimento
Filadélfia ou Projeto Rainbow é uma teoria da
conspiração sobre um suposto projeto naval militar realizado no Estaleiro
Naval da Filadélfia em Filadélfia, Estado da Pensilvânia EUA, por volta de 28 de
outubro de 1943, na qual o destroier de escolta USS Eldridge teria
se tornado invisível aos observadores por um breve período.
A história teve início em finais de
1955 quando um ex-marinheiro mercante dos EUA chamado Carl M. Allen, que
afirmava ter testemunhado o evento, enviou um livro com anotações se referindo
ao experimento para uma organização de pesquisa da Marinha dos EUA.
Posteriormente, uma série de cartas com
outras alegações para um escritor de livros sobre OVNI. Investigações sobre os
relatos de Allen concluíram se tratar de uma farsa. A marinha
norte-americana afirma que tais experimentos jamais ocorreram. Além disso,
detalhes sobre a história contradizem os fatos sobre o USS-Eldridge e
as leis da física.
Resumo do experimento
alegado
Várias versões diferentes, e por
vezes conflitantes, sobre o experimento circularam com o passar dos anos. A
seguinte sinopse serve para ilustrar pontos-chave comum à maioria dos relatos.
A experiência teria sido
conduzida por um pesquisador chamado Dr. Franklin Reno, como uma aplicação
militar de uma teoria do campo unificado, um termo cunhado por Albert Einstein para
um tipo de teoria que seria capaz de descrever a interação entre as forças que
compõem a radiação eletromagnética e a gravidade. Até hoje, nenhuma teoria
surgiu com uma expressão matemática viável.
De acordo com os relatos,
"pesquisadores" inespecíficos acreditavam que seria possível utilizar
alguma versão desta teoria para curvar à luz em volta de um objeto, o que o
tornaria essencialmente invisível. Isso teria exigido equipamento especializado
e energia suficiente.
A Marinha teria considerado isto
valioso para uso em guerra e patrocinado a experiência. Um destroier, o USS
Eldridge, teria sido equipado com os equipamentos exigidos nos estaleiros
navais da Filadélfia.
Testes teriam começado no verão
de 1943, sendo bem sucedidos em um grau limitado. Um teste, em 22 de julho
teria então, resultado no Eldridge sendo tornado quase completamente invisível,
com algumas testemunhas relatando um "nevoeiro esverdeado" em seu
lugar.
No entanto, os membros da
tripulação teriam se queixado de náuseas depois. Nesse momento, a experiência
teria sido alterada a pedido da Marinha, com o novo objetivo a ser
exclusivamente invisível ao radar.
O equipamento não teria sido
devidamente recalibrado para este fim, mas, apesar disso o experimento seria
realizado novamente em 28 de outubro. Desta vez, Eldridge teria
não só se tornado quase totalmente invisível a olho nu, mas, na verdade, teria
desaparecido de seu local em um flash de luz verde.
De acordo com algumas notas, a
base naval de Norfolk no estado da Virginia, a pouco mais de 346 km
de distância, teria relatado o avistamento do Eldridge em
alto-mar, em seguida o Eldridge teria desaparecido de vista e
reapareceu na Filadélfia, no local que tinha originalmente ocupado, em um
aparente caso de dispersão acidental teletransporte.
Os efeitos fisiológicos do experimento
sobre a tripulação teriam sido profundos: quase toda a tripulação adoecera
violentamente. Alguns teriam passado a sofrer de doença mental como
resultado de sua experiência; comportamento compatível com a esquizofrenia é
descrito em outros relatos.
Outros membros imóveis, como
Jacob L. Murray, teriam desaparecido fisicamente de forma inexplicada e cinco
tripulantes teriam se fundido ao metal do anteparo ou do convés do navio.
Parados, outros desapareceram
dentro e fora do campo de vista. Horrorizados com esses resultados, oficiais da
marinha tiveram que cancelar imediatamente o experimento com tais resultados.
Todos os sobreviventes da
tripulação envolvidos sofreram lavagem cerebral na tentativa de fazer os mesmos
perderem memória a respeito de detalhes da experiência. O USS Eldridge foi
colocado fora de serviço (reserva) em 17 de junho de 1946.
Em 15 de Janeiro de 1951, foi transferido para o Programa de Assistência de Defesa Mútua da Grécia, foi rebatizado como HS Leon (D-54). Leon foi desmantelado em 5 de novembro de 1992, e em 11 de novembro de 1999, foi vendido como sucata para a empresa V & J Scrapmetal Trading Ltd.
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