Propaganda

sábado, abril 08, 2023

Sumérios e o Tempo

Sumérios e o Tempo. - Os sumérios olharam para o céu enquanto inventavam o sistema do tempo que ainda usamos hoje. Pode ser curioso dividir as horas em 60 minutos e os dias em 24 horas, por que não um múltiplo de 10 ou 12?

Resumindo, a resposta é porque os inventores do tempo não operaram em um sistema decimal (base 10) ou duodecimal (bases 12), mas sim em um sistema sexagesimal (basase 60).

Para os antigos inovadores sumérios que primeiro dividiram os movimentos do céu em intervalos contábeis, 60 era o número perfeito. 

O número 60 pode ser dividido em 1, 2, 3 3, 4 5, 6, 30, e 30 partes iguais. Além disso, os antigos astrônomos acreditavam que havia 360 dias em um ano, um número que se encaixaria perfeitamente em seis tempos.

Império sumério não durou. No entanto, durante mais de 5.000 anos, o mundo manteve o seu compromisso com a delimitação do tempo.

Os sumérios talvez sejam mais lembrados devido às suas muitas invenções. Muitas autoridades lhes dão crédito pelas invenções da roda e da roda de oleiro. 

Seu sistema de escrita cuneiforme foi o primeiro sistema de escrita de que se tem evidência, pré-datando os hieróglifos egípcios em pelo menos 75 anos.

Os sumérios estavam entre os primeiros astrônomos, possuindo a primeira visão heliocêntrico de que se tem conhecimento (a próxima apareceria por volta de 1 500 a.C. por parte dos Vedas na Índia). 

Afirmavam também que sistema solar se constituía de 12 planetas (apenas 5 planetas podiam ser vistos a olho nu).

Desenvolveram também conceitos matemáticos usando sistemas numéricos baseados em 6 e 10. 

Através desse sistema, inventaram o relógio com 12 horas para a parte clara, e 12 horas para a parte escura, e dividiu as horas em 60 minutos (os segundos só apareceram anos mais tarde), além do calendário de 12 meses que usamos atualmente.

Também construíram sistemas legais e administrativos com cortes judiciais, prisões e as primeiras cidades-estados. 

A invenção da escrita possibilitou aos sumérios o armazenamento do conhecimento e a possibilidade de transferi-lo a outros. Isso levou à criação de escolas, à educação e oficialização da matemática, religião, burocracia, divisão de trabalho e sistema de classes sociais.

Também os sumérios inventaram a carroça e, possivelmente, as formações militares. Inventaram a cerveja. 

O mais importante de tudo, talvez, seja o fato de que, de acordo com muitos acadêmicos, os sumérios foram os primeiros a domesticar tanto plantas como animais.

No caso do primeiro termo, através de plantações sistemáticas e da colheita de uma descendência de grama mutante, conhecida atualmente como einkorn, e de sementes de trigo. 

Com relação ao segundo termo (i. e, os animais), os sumérios domesticaram-nos através do confinamento e da procriação de carneiros ancestrais (similares à cabra-montês e ao gado selvagem (búfalos). 

Foi a primeira vez que essas espécies foram domesticadas e criadas em larga escala.

Essas invenções e inovações facilmente colocam os sumérios entre uma das culturas mais criativas de toda a Antiguidade, e mesmo da história.



 

 

 

0 Comentários: