Propaganda

sábado, abril 29, 2023

A Mina Mir - É uma enorme mina de diamantes a céu aberto na Sibéria!

A mina Mir - é uma enorme mina de diamantes a céu aberto na Sibéria!

A mina de Mir (também conhecida por mina Mirny), é uma mina de diamantes a céu aberto, um buraco gigante, uma cratera de proporções inacreditáveis, localizado na cidade de Mirny, Sibéria Oriental, Rússia.

A mina tem 525 metros de profundidade e um diâmetro de 1.200 m, é o segundo maior buraco escavado no mundo, depois de Bingham Canyon Mine.

Os depósitos de diamantes foram descobertos em 1955 por geólogos soviéticos durante a grande expedição Amakinsky em Yakut ASSR, que encontraram a rocha vulcânica kimberlito, que é geralmente associada com diamantes.

A mina Mir começou a ser explorada em 1957, em local de condições climáticas extremamente severas, com 7 meses de inverno por ano que congela o solo e no verão vira lama.

Na década de 1960 a mina estava produzindo 2.000 kg de diamantes por ano nas camadas superiores da mina (até 340 metros), quando a mina foi se aprofundando o rendimento diminuiu para 400 kg por ano.

O maior diamante da mina foi encontrado em 23 de dezembro de 1980, com 68 g. Seu funcionamento na superfície durou 44 anos, sendo fechando em junho de 2001.

Hoje a mina continua funcionando, mas somente com exploração subterrânea a uma profundidade de 1.220 metros e estima-se que ainda haja produção por 30 ou 40 anos.

Imaginem um buraco onde caberia o Pão de Açúcar, com seus 395 metros, inteirinho lá dentro. Helicópteros evitam sobrevoar a Mirny por um fenômeno ligado à pressão das massas de ar, quatro helicópteros já caíram ao sobrevoar a cratera.

Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins.



 

0 Comentários: