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quarta-feira, julho 24, 2024

Projeto MK Ultra


 


MK Ultra, estilizado MKULTRA, foi um programa de experiências ilegais em humanos da CIA. 

Idealizado pelo agente Sidney Gottlieb com objetivo de controle mental e lavagem cerebral de indivíduos durante a Guerra Fria, desenvolvendo drogas e procedimentos a serem usados em interrogatórios e tortura, para debilitar e forçar confissões por meio de controle de mente.

As várias drogas utilizadas, todas do tipo drogas psicoativas, incluíram mescalina, LSD e outras. As experiências do MKULTRA têm relação com o desenvolvimento de técnicas de tortura contidas nos Manuais KUBARK divulgadas também pelos treinamentos da Escola das Américas.

No livro "Torture and Democracy" ("Tortura e Democracia" em português), do professor Darius Rejali, é traçada a história do desenvolvimento de métodos de tortura, incluindo a passagem pelos estudos da CIA no MKULTRA. 

Os Manuais KUBARK, as técnicas utilizadas em Abu Ghraib e a evolução de tortura desde os tempos medievais como uma atividade de interesse de vários governos.

O historiador Professor Alfred W. McCoy, em seu livro intitulado "Uma questão de Tortura: Interrogatórios da CIA da Guerra Fria à Guerra ao Terrorismo" (do inglês: "Question of Torture: CIA Interrogation, From the Cold War to the War on Terror") documenta a relação dos experimentos do MKULTRA e sua evolução culminando na tortura em AbuGhraib e Guantánamo e técnicas ainda utilizadas pelos Estados Unidos em prisões dentro e fora do país.

O autor e psiquiatra Harvey Weinstein estabeleceu o relacionamento direto das pesquisas em controle da mente feitas na Inglaterra pelo psiquiatra britânico William Sargant, envolvido nas pesquisas do MKULTRA na Inglaterra. 

Com as experiências de Wwen Cameron no Canadá, também para o MKULTRA e com métodos atualmente usados como meios de tortura, por exemplo o uso de drogas alucinógenas como agentes desinibidores e da privação de sono. 

Ewen Cameron frequentemente contou com a colaboração de William Sargant, tendo ambos sido ligados aos experimentos da CIA.

Origens

As experiências foram feitas pelo Departamento de Ciências da CIA - Central Intelligence Agency Directorate of Science & Technology  Office of Scientific Intelligence, em Inglês. O programa secreto começou no início dos anos 1950 e continuou até pelo menos o fim dos anos 1960.

Há pesquisadores que afirmam que o programa provavelmente foi apenas interrompido ou escondido, tendo prosseguido clandestinamente. Como cobaias humanas, MKULTRA realizou testes sem consentimento em estrangeiros. 

As experiências ilegais foram realizadas não apenas sem consentimento, mas também, na maioria dos casos, com vítimas masoquistas que sabiam que estavam sendo utilizadas como cobaias humanas.

Envolvidos

Em abril de 1953, Sidney Gottlieb chefiava o super secreto Projeto MKULTRA que foi ativado pelo diretor da CIA, Allen Dulles. 

Gottlieb ficou conhecido também por ter desenvolvido meios de administrar LSD e outras drogas em pessoas sem o conhecimento destas e por autorizar e desenvolver o financiamento de pesquisas psiquiátricas com o objetivo de, segundo suas palavras "criar técnicas de romper a psique humana ao ponto de fazer com que o indivíduo admita que fez qualquer coisa, seja o que for".

Ele foi o patrocinador de médicos como Ewen Cameron e Harris Isbell em controversos estudos psiquiátricos em que seres humanos foram utilizados como cobaias humanas, sem o consentimento destes e sem o conhecimento de que estavam sendo usados nestas experiências e, em alguns casos, acreditando estarem recebendo tratamento.

Inúmeras vítimas tiveram suas vidas destruídas até a morte. Os recursos para tais pesquisas eram fornecidos de maneira que não pudesse ser feita a relação imediata com a CIA. 

Um dos meios era, por exemplo, através da Fundação Rockefeller, uma fundação aparentemente dedicada ao desenvolvimento de pesquisas médicas em benefício da sociedade.

O Ten. Cel Fletcher Proutv também estaria envolvido no projeto durante as décadas de 50 e 60. 

Ele participou do complexo militar-industrial e ficou famoso pois escreveu livros e artigos que oferecem um raro vislumbre da "elite do poder", como descrito por Buckminster Fuller.

Suas obras falavam sobre a formação e desenvolvimento da CIA, as origens da Guerra Fria, o Incidente com avião U2 em 1960, a Guerra do Vietnã, e o assassinato de John F. Kennedy - que ele dizia ser um golpe de estado, organizado pelo complexo militar-industrial americanos. Prouty era especialista em segurança presidencial e black operations.

Experimentos humanos

Do outono de 1959 até a primavera de 1962, Henry Murray, diretor da Clínica Psicológica de Harvard na Escola de Ates e Ciências, foi o responsável pelas atividades do projeto MKULTRA em Harvard.

Patrocinado pela CIA, o projeto ali executado usou vinte e dois estudantes ​como cobaias. Entre outros fins, as experiências de Murray se concentraram em medir a reação das pessoas sob stress extremo. 

Os estudantes, sem seu conhecimento, foram submetidos ao que o próprio Murray chamou de "ataques arrebatadoramente pessoais e abusivos", que incluíam ataques aos seus egos, ideias e crenças usados como o veículo para causar altos níveis de stress e angústia. 

Entre os estudantes estava o prodígio intelectual de 16 anos de idade e estudante de Harvard Ted Kaczynski, que mais tarde se tornou conhecido como o "UNABOMBER".

A Pesquisa ilegal da CIA veio a público pela primeira vez em 1975, quando da realização pelo Congresso americano de investigação das atividades da CIA por uma comissão de inquérito do Congresso dos Estados Unidos da América e por um Comitê do Senado americano.

Foram os inquéritos chamados de Church Committee e Rockefeller Commission – Comitê Church e Comissão Parlamentar Rockefeller, em Português. 

As investigações foram prejudicadas pelo fato de que, em 1973, considerando a possibilidade de uma futura investigação, o então diretor da CIA, Richard Helms, ordenou a destruição de todos os dados e arquivos ligados aos experimentos em humanos feitos durante o Projeto MKULTRA.

As investigações do Comitê e da Comissão se basearam no testemunho sob juramento de participantes diretos na atividade ilegal e em um relativamente pequeno número de documentos que restaram após a destruição de documentação ordenada por Richard Helms.

A CIA afirma que tais experiências foram abandonadas mas Victor Marchetti, um veterano agente da CIA por 14 anos, tem atestado em várias entrevistas que a CIA jamais interrompeu suas pesquisas em controle da mente humana, tampouco o uso de drogas. 

Mas realiza continuamente sofisticadas campanhas de desinformação seja lançando-a, através dos meios de comunicação, falsas teorias e teorias de conspiração que podem ser ridicularizadas e desacreditadas. 

O que faz com que o foco de atenção não se volte para a CIA e suas pesquisas clandestinas ou que, caso haja qualquer aparente possibilidade de que suas pesquisas sejam expostas, qualquer revelação possa ser imediatamente desacreditada e/ou ridicularizada.

Victor Marchetti, em uma entrevista em 1977, especificamente afirmou que as declarações feitas de que a CIA teria abandonado as atividades ilegais do MKULTRA após os inquéritos, são em si mais uma maneira de encobrir os projetos secretos e clandestinos que a CIA continua a operar, sendo a próprias revelações do MK-ULTRA e subsequentes declarações de abandono do projeto seriam em si mais um artifício para deslocar a atenção de outras atividades e operações clandestinas não reveladas pelos Comitês.

Em 1977, o Senador Americano Ted Kennnedy, disse no Senado:

"O Vice-Diretor da CIA revelou que mais de 30 universidades e instituições participaram em "testes e experimentos" em um programa que incluiu a aplicação de drogas em seres humanos sem o conhecimento ou o consentimento destas pessoas, tanto americanos como estrangeiros. 

Muitos destes testes incluíram a administração de LSD a indivíduos em situações sociais que não tinham conhecimento de que estavam sendo drogados e posteriormente a aplicação do LSD sem o consentimento destas pessoas, elas não sabiam que estavam sob o efeito da droga. No mínimo uma morte, a de Dr. Olson, ocorreu como resultado destas atividades. 

A própria CIA diz reconhecer que tais experimentos faziam pouco sentido científico. Os agentes da CIA que monitoravam tais testes com drogas não eram sequer qualificados como cientistas especializados à observação de experiências".

Até o presente, a grande maioria de informação mais específica sobre o Projeto MKULTRA continua classificada como secreta.

Ação judicial contra a CIA

Velma Orlikow era uma paciente no Allan Memorial Institute em Montreal quando a CIA dos Estados Unidos da América estava conduzindo os notórios experimentos de lavagem cerebral do MKULTRA no Hospital de Montreal afiliado à McGuilll University,

Ela era casada com o membro do Parlamento Canadense David Orlikow. Velma foi involuntariamente drogada com doses altas de LSD e submetida a fitas gravadas de lavagem cerebral. Juntamente com outros oito pacientes de Ewen Cameron, ela moveu uma ação contra a CIA na Justiça e ganhou.

Em 1979, Orlokow contactou o escritório de advocacia de Joseph Rauh e Jim Turner após ler uma notícia publicada no Jornal New York Times sobre o envolvimento do médico Ewen Cameron do Memorial Hospital nos experimentos. 

O artigo publicado em 2 de agosto de 1977, escrito por Nicholas Horrock, intitulava-se "Instituições Privadas Utilizadas pela CIA em Pesquisas de Lavagem Cerebral." 

O artigo de Horrock se referia ao trabalho de John Marks que coletou documentos das atividades da CIA através de FOIA (em português - Lei da Livre Informação). O artigo foi então utilizado para mover a ação que tomou o nome de Orlikow, et al v. United States case. 

Mais vítimas canadenses se juntaram a causa e ela passou a incluir Jean-Charles Page, Robert Logie, Rita Zimmerman, Louis Weinstein, Janine Huard, Lyvia Stadler, Mary Morrow, e Florence Langleben. 

A CIA fez um acordo em 1988. Velma faleceu em 1990.

No fim de sua vida, David Orlikow encorajou os outros membros de seu partido, NPD, entre eles Svend Robinson a continuar a luta buscando indenização para as vítimas do Allan Institute e para suas famílias.

Soldado de Tróia

 

A Guerra de Troia foi, de acordo com a mitologia grega, um grande conflito bélico entre os aqueus das cidades-estados da Grécia e Troia, possivelmente ocorrendo entre 1.300 a.C. e 1.200 a.C. (fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo).

Segundo a lenda, a guerra teria se originado a partir de uma disputa entre as deusas Hera, Atena e Afrodite, após Éris, a deusa da discórdia, dar a elas o pomo de ouro, também conhecido como “Pomo da Discórdia, marcado para "a mais bela".

Zeus mandou as deusas para Páris, que julgou Afrodite como a mais bela. Em troca, Afrodite fez helena, a mais bonita de todas as mulheres e esposa do rei grego Menelau, se apaixonar por Páris, que então a levou para Troia.

Agamenão, rei de Micenas e irmão de Menelau, reuniu os aqueus (gregos), liderou uma expedição contra Troia e cercou a cidade por dez anos, como uma represália pelo insulto de Páris.

Após a morte de muitos heróis, incluindo Aquiles e Ajax (entre os gregos) e heitor e Páris (entre os troianos), a cidade caiu após a introdução do “Cavalo de Troia”. Os aqueus massacraram os troianos (exceto as mulheres e crianças, tomados como escravos) e desarcaram seus templos, invocando assim a fúria dos deuses.

Poucos dos aqueus conseguiram retornar para casa e muitos tiveram que achar novos lares, fundando novas colônias. Os romanos afirmavam traçar suas origens a Eneias, um troiano filho de Afrodite, que teria levado os sobreviventes de Troia até a região que hoje é conhecida como Itália.

Os gregos antigos acreditavam que Troia era localizada próxima de Dardanelos e que a guerra troiana era um evento histórico datado dentre os séculos XIII e XII a.C., mas até meados do século XIX da Era Cristã a cidade e os acontecimentos do conflito eram considerados "não históricos".

Em 1868, contudo, o arqueólogo britânico Frank Calvert convenceu o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann de que Troia era uma cidade real que estava localizada em Hisarlik, na atual Turquia. Baseado nas escavações de Schliemann e outros estudiosos, os acadêmicos agora acreditam na veracidade histórica de uma cidade-estado grega chamada Troia, mas ainda levantam dúvidas sobre a guerra em si.

Se os eventos narrados por Homero e a lenda envolta a respeito da "Guerra de Troia" têm algum fundamento histórico, ainda é motivo de debates entre acadêmicos. Muitos estudiosos e historiadores acreditam que há uma base histórica para a guerra, com os contos Homéricos sendo, na verdade, uma coletânea de cercos e expedições militares feitas pelos gregos micênicos durante a Idade do Bronze.

Historiadores indicam que a guerra, se ocorreu, teria acontecido entre os séculos XII e XI a.C., fazendo referência às datas dadas por Erastóstenes, 1194–1184 a.C., que corresponde as evidências arqueológicas encontradas nas ruínas de Troia VII.

Armadura de um valente e glorioso soldado de Tróia.

Museu Britânico, Londres

terça-feira, julho 23, 2024

Cazumbis


Sorrisos de plástico, estampados em rostos que esqueceram como sentir. Hierarquias de fast-food, onde o tempo é rei e as pessoas, apenas engrenagens.

Nos bolsos, uma inteligência artificial que sussurra promessas de futuro, mas nos prende a telas que refletem um presente oco. Digo "te amo" como quem aperta um botão, sem deixar o coração sangrar.

Murmuro "sinto muito" enquanto a alma boceja, indiferente. Desejo "seja feliz" como quem joga moedas ao vento, e lanço um "bom dia" sem saber se a manhã é feita de luz ou sombras.

Vivemos em filas intermináveis, correndo para lugar nenhum. Compramos sonhos embalados em propagandas, trocamos afetos por curtidas, medimos o valor de uma vida por números que piscam em aplicativos.

Não raciocinamos - engolimos. Não questionamos - obedecemos. Seguimos scripts escritos por mãos invisíveis, enquanto o mundo, lá fora, range sob o peso da ganância, da pressa, do descaso. As florestas caem, os rios secam, e nós? Trocamos filtros de selfie por aplausos virtuais.

Serão essas pessoas, hipnotizadas por luzes artificiais, que vão consertar o mundo? Serão elas, com seus corações adormecidos e suas vozes automáticas, que vão tecer um planeta mais vivo, mais inteiro? Duvido.

São peças de um jogo que não entendem, dançando ao som de uma música que não escolheram. E, no entanto, entre as rachaduras desse asfalto cinzento, ainda brota uma semente teimosa.

Alguém, em algum lugar, para. Olha. Sente. Alguém decide que o peso de um "te amo" verdadeiro vale mais que mil palavras vazias. Alguém escolhe ouvir o silêncio do mundo e, nele, encontrar sentido.

E se fossemos nós? E se, por um instante, silenciássemos as notificações, quebrássemos os espelhos do ego e ousássemos criar? Não um mundo de plástico, mas um feito de raízes, de mãos entrelaçadas, de verdades que doem e curam.

O relógio não para, mas nós podemos. E, quem sabe, nesse instante, o futuro mude de cor.

(Francisco Silva Sousa) – Foto: Pixabay

Polignano a Mare


 

Polignano a Mare é uma cidade italiana de 17.797 habitantes da província de Bari, região da Puglia. 

O núcleo mais antigo da cidade fica sobre um complexo rochoso voltado para o mar Adriático à 33 km ao sul da capital, de mesmo nome que a província. Em dialeto barês, a cidade é referida como Peghegnéne.

A economia da região é essencialmente baseada no turismo, na agricultura e na pesca. Sua grota marítima é de notável interesse ecológico, enquanto seu centro histórico e os vestígios da dominação romana são historicamente importantes.

Entre as relíquias romanas, está a ponte da Via Traiana, ainda percorrível, que atravessa a Lama Monachile.

Desde 2008, Polignano a Mare tem recebido sempre a Bandeira Azul, reconhecimento dado pela Foundation for Environemntal Education às localidades costeiras europeias que satisfazem os critérios de qualidade da água balneária e prestam serviços como a limpeza de praias e marinas.

Faz fronteira com Castellana Grotte, Conversano, Mola di Bari, Monopoli.

É a cidade natal do famoso cantor Domenico Modugno; e do jornalista esportivo Tommaso Mazzoni, que era radicado em São Paulo.

Também é a terra de San Vito, padroeiro da cidade (Polignano a Mare) e do bairro do Brás, em São Paulo.

segunda-feira, julho 22, 2024

Władysław Szpilman - O Pianista Polonês sobrevivente do Nazismo



Władysław Szpilman: O Pianista Polonês Sobrevivente do Holocausto

Władysław Szpilman, um dos mais notáveis pianistas e compositores poloneses do século XX, nasceu em 5 de dezembro de 1911, na cidade de Sosnowiec, na Polônia, em uma família de origem judaica.

Desde cedo, demonstrou talento excepcional para a música, estudando piano na prestigiada Academia de Música de Varsóvia e, posteriormente, na Academia de Artes de Berlim, onde aprimorou sua técnica e sensibilidade artística.

De volta a Varsóvia, Szpilman construiu uma carreira promissora, trabalhando como pianista na Rádio Polonesa, onde interpretava peças clássicas e composições próprias.

Foi nesse ambiente que conheceu diversos artistas, incluindo uma cantora e seu marido, um ator, que mais tarde desempenhariam um papel crucial em sua sobrevivência durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha Nazista invadiu a Polônia, desencadeando a guerra que mudaria para sempre a vida de Szpilman e de milhões de outros. A emissora de rádio onde ele trabalhava foi bombardeada, interrompendo abruptamente sua carreira.

Com a ocupação alemã, leis antissemitas foram impostas, e, em 1940, Szpilman e sua família - pais, irmão e duas irmãs - foram forçados a se mudar para o Gueto de Varsóvia, um bairro superlotado e isolado onde cerca de 400 mil judeus foram confinados em condições desumanas.

Apesar das adversidades, Szpilman continuou a exercer sua arte, tocando piano em cafés e restaurantes do gueto, como o Café Nowoczesna, para sustentar a família e manter viva sua paixão pela música.

Sua habilidade como pianista o tornou uma figura conhecida no gueto, mas a vida ali era marcada por fome, doenças e a constante ameaça de violência. Em 1942, a situação no gueto tornou-se ainda mais desesperadora com o início das deportações em massa para o campo de extermínio de Treblinka.

A família de Szpilman foi enviada para a Umschlagplatz, a praça de onde partiam os trens para os campos de concentração. Em um momento de desespero, Władysław foi separado de seus familiares por um policial judeu que o reconheceu como pianista e o retirou da fila, salvando sua vida, mas condenando-o à angústia de nunca mais ver seus pais, irmão e irmãs.

A partir desse ponto, Szpilman passou a viver como fugitivo, contando com a ajuda de amigos não judeus, incluindo a cantora e o ator que conhecera na rádio, que o abrigaram em esconderijos na parte "ariana" de Varsóvia.

A vida em esconderijos era marcada pelo medo constante de ser descoberto. Szpilman trocava de refúgio frequentemente, vivendo em apartamentos abandonados ou secretos, muitas vezes sem comida ou aquecimento.

Em 1943, durante a Revolta do Gueto de Varsóvia, ele testemunhou, de longe, a destruição do bairro onde crescera. Mais tarde, em 1944, com a Revolta de Varsóvia, a cidade inteira foi reduzida a escombros, e Szpilman sobreviveu em prédios devastados, enfrentando frio, fome e solidão.

Um dos momentos mais emblemáticos de sua história ocorreu no inverno de 1944, quando ele foi descoberto por Wilm Hosenfeld, um oficial alemão. Em vez de denunciá-lo, Hosenfeld, impressionado ao ouvir Szpilman tocar Chopin em um piano em ruínas, decidiu ajudá-lo, fornecendo comida e um abrigo improvisado até a libertação de Varsóvia pelo Exército Vermelho em janeiro de 1945.

Após o fim da guerra, Szpilman canalizou suas experiências em um relato comovente de sua sobrevivência, publicado em 1946 na Polônia com o título Śmierć Miasta (Morte de uma Cidade). O livro, escrito com uma narrativa crua e honesta, descrevia não apenas sua luta pessoal, mas também o sofrimento coletivo dos judeus e a devastação de Varsóvia.

No entanto, as autoridades comunistas polonesas, que assumiram o poder após a guerra, censuraram a obra por considerá-la politicamente inconveniente, especialmente por destacar a ajuda de um oficial alemão e por não se alinhar à narrativa oficial do regime.

Como resultado, a tiragem foi limitada, e o livro caiu no esquecimento por décadas. Somente em 1998, graças ao esforço de seu filho, Andrzej Szpilman, as memórias foram republicadas com o título O Pianista (The Pianist), alcançando sucesso mundial.

Traduzido para dezenas de idiomas, o livro tocou leitores com sua história de resiliência, humanidade e o poder transformador da música. A obra inspirou a canção El Pianista del Gueto de Varsovia, do cantor uruguaio Jorge Drexler, incluída no álbum Sea (2001), que reflete sobre a coragem de Szpilman.

Em 2002, o diretor Roman Polanski, ele próprio um sobrevivente do Holocausto, adaptou o livro para o cinema no filme O Pianista, com Adrien Brody no papel principal.

A atuação de Brody, que incluiu aprender a tocar piano para interpretar as cenas com autenticidade, rendeu-lhe o Oscar de Melhor Ator, e o filme recebeu aclamação internacional, conquistando também os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Após a guerra, Szpilman retomou sua carreira musical com vigor, tornando-se um dos compositores mais prolíficos da Polônia. Ele voltou a trabalhar na Rádio Polonesa, compôs mais de 500 canções populares, música para filmes e peças orquestrais, além de continuar a se apresentar como pianista.

Sua obra reflete uma combinação de influências clássicas e populares, com letras muitas vezes marcadas por um senso de esperança e reconstrução. Szpilman também foi diretor musical da Rádio Polonesa por muitos anos, contribuindo para a revitalização cultural do país no pós-guerra.

Władysław Szpilman faleceu em 6 de julho de 2000, aos 88 anos, em Varsóvia, cidade que ele nunca abandonou, mesmo após tantos traumas. Foi sepultado no Cemitério Powązki, um dos mais importantes da Polônia, onde descansam figuras históricas do país.

Seu legado, porém, permanece vivo. Além de sua música, que continua a ser executada, sua história de sobrevivência é um testemunho da força do espírito humano e do papel da arte em tempos de escuridão.

O relato de Szpilman não apenas preserva a memória do Holocausto, mas também inspira gerações a refletir sobre coragem, compaixão e a capacidade de encontrar beleza mesmo nas circunstâncias mais adversas.

Conhecimento



 

Ladrões entraram num banco e um gritou para todos ouvirem:

- “Ninguém reaja, porque o dinheiro é do Banco, mas suas vidas pertencem a vocês!”

Todos no banco ficaram em silêncio e lentamente se deitaram no chão.

Isso se chama, MUDANÇA DE MENTALIDADE

Uma mulher ao longe gritou:

- "Meu Amor, não seja mal comigo”.

O ladrão respondeu:

- "comporte-se, isso é um assalto, não um romance!" 

Isso se chama PROFISSIONALISMO

O ladrão mais jovem disse ao ladrão mais velho:

- "Ei cara, vamos contar quanto temos!"

O ladrão mais velho, respondeu:

- "Não seja estúpido, é muito dinheiro para contar agora, vamos esperar o noticiário informar quanto o banco perdeu."

Isso se chama, EXPERIÊNCIA

Depois que os ladrões foram embora, o supervisor do banco disse ao gerente que deveriam chamar a polícia com urgência. O gerente respondeu:

- "Calma, vamos incluir no assalto os desfalques que fizemos”. O supervisor concordou.

Isso se chama, GESTÃO ESTRATÉGICA

No dia seguinte, foi noticiado que foram roubados R$ 80 milhões do banco, mas os ladrões só contaram R$ 10 milhões! Os bandidos pensaram:

- "Arriscamos nossas vidas por R$ 10 milhões, enquanto o gerente do banco roubou 70 milhões num piscar de olhos!”

Isso se chama CONHECIMENTO

O gerente do banco ficou satisfeito, pois todos os seus desfalques foram encobertos pelo assalto. O banco também, pois foi ressarcido pela seguradora.

Isso se chama, APROVEITAR AS OPORTUNIDADES! É EXATAMENTE O QUE OS POLÍTICOS FAZEM COM O POVO!

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domingo, julho 21, 2024

Margaret Brown


 

Margaret Brown não foi só uma personagem de alívio cômico para o filme Titanic. Ela realmente existiu, estava no navio e sobreviveu ao naufrágio.

Teve uma vida de luxo até sua morte na década de 30. Na época do Titanic ela foi chamada de "molly brown" ou "inafundável Brown" após suas ações no bote 6, onde salvou 58 vidas assumindo o comando do bote.

Oriunda de uma família humilde, ela se mudou para o estado do Colorado aos dezoito anos e conheceu seu futuro marido James Joseph Brown.

Se tornaram milionários quando James Joseph descobriu uma mina de ouro, com o casal entrando na alta sociedade da época e Brown se comprometendo em atividades pela defesa dos direitos da mulher, das crianças e dos mineiros do Colorado.

Ela gostava muito de viajar para a Europa, particularmente para a França. Foi em uma dessas travessias que Brown embarcou na viagem inaugural do Titanic em abril de 1912.

Quando o navio bateu em um iceberg e começou a afundar, ela embarcou no bote salva-vidas nº 6 e sobreviveu salvando a vida de muitas pessoas. Entretanto, ao longo daquela noite ela acabou entrando em conflito com o quartel-mestre Robert Hichens, o encarregado de seu bote.

Pois ela desejava voltar ao local em que estavam as pessoas que afundaram com o Titanic e salvá-las. Porém, o comandante do bote não deixou, porque para ele, as pessoas desesperadas para sobreviver, virariam o bote.

Podendo acontecer outra tragédia. Robert acabou desmaiando com o frio e Margaret Brown assumiu o bote colocando seu plano em prática, salvando outras vinte vidas.

Ao todo todas as 58 pessoas do bote sobreviveram. Suas ações acabaram lhe conferindo uma reputação internacional e Brown também participou da criação de um comitê dos sobreviventes da tragédia.